Marketing digital para ecommerce: um guia completo

Saiba como alavancar suas vendas com marketing digital para ecommerce!

O marketing digital para ecommerce se tornou uma ferramenta essencial para o sucesso de diversas empresas online. Com o crescimento do comércio eletrônico, cada vez mais empresários estão aderindo às estratégias de marketing digital para atrair e fidelizar clientes no seu negócio.

Marketing digital para ecommerce
O ecommerce tem crescido exponencialmente no Brasil, por isso é fundamental pensar em soluções para melhorar a visibilidade da loja virtual e aumentar suas vendas

E-commerce no Brasil: entenda o cenário

De acordo com pesquisas recentes, o ecommerce tem se estabelecido cada vez mais no Brasil. Aliás, nosso país está entre os maiores players do mercado, com expectativa para números cada vez melhores. De acordo com o relatório The Global Payments Report 2022, o e-commerce no Brasil deve crescer até 18% anualmente pelos próximos dois anos.

E mais: um levantamento realizado pela NielsenIQ Ebit em 2022 constatou uma alta de 24% no número de brasileiros que compram em lojas virtuais no Brasil. Para entender melhor esse dado, ao comparar os cinco primeiros meses de 2022 com o período pré-pandemia no Brasil, um estudo da SmartHint observou que o e-commerce brasileiro aumentou em 785% o seu faturamento.

Ticket médio

Os brasileiros costumam efetuar em torno de seis pedidos online durante um ano, de acordo com a Neotrust. Em especial, os produtos mais buscados são celulares, eletrônicos e informática, além de vestuário, sapatos e acessórios. E o valor médio das compras realizadas em lojas virtuais é de R$ 443,00, conforme o levantamento da NielsenIQ Ebit em 2021.

Perfil do consumidor

Na pesquisa de 2021, a Neostrut identificou o perfil do consumidor de ecommerce no Brasil. Em geral, mulheres foram responsáveis por 58,9% dos pedidos. A região sudeste foi a campeã em número de pedidos e faturamento e a média de idade prevalente foi de brasileiros entre 36 e 50 anos.

Vale a pena ler: o WhatsApp Pay é uma forma de pagamento que permite aos usuários do WhatsApp realizar transações diretamente pela plataforma.

O que avaliar ao criar uma estratégia de marketing digital para ecommerce?

Para começar a planejar o marketing digital para ecommerce, é importante avaliar todo o cenário para então entender quais são as estratégias que podem ter melhor efeito. Cada caso é um caso e as ações podem variar de acordo com cada nicho de mercado. Por exemplo, um e-commerce de moda feminina pode utilizar ferramentas de marketing digital diferentes daquelas usadas por uma loja virtual de produtos naturais.

Ou seja, a etapa inicial pode ajudar a criar uma base sólida para as estratégias de marketing digital que serão implementadas no futuro.

Glossário de marketing digital para ecommerce: entenda tudo neste artigo em nosso blog.

Marketing digital para ecommerce
O marketing digital para ecommerce pode incluir uma série de ferramentas, mas tudo deve partir de um eficiente planejamento inicial

Check list para criar sua estratégia de marketing digital para ecommerce

#1 Definir os objetivos de marketing

O primeiro passo é definir claramente os objetivos que você deseja alcançar com o marketing digital para ecommerce. Isso pode incluir aumentar as vendas, melhorar a visibilidade do site, construir uma marca forte, aumentar o tráfego para o site ou melhorar o engajamento do público nas redes sociais.

#2 Identificar o público-alvo

É importante identificar o público-alvo que você deseja alcançar com as estratégias de marketing digital para ecommerce. Aliás, entender o público-alvo da empresa é fundamental para diversas ações, pois é necessário saber com quem você está falando para que suas mensagens tenham a devida receptividade.

Exemplos de segmentação de público-alvo. Com base nelas, você pode criar uma estratégia de marketing mais eficaz.

  • Demográfica: por idade, gênero, estado civil, escolaridade
  • Geográfica: definida por região, estado e localização em geral
  • Socioeconômica: segmentação que ocorre a partir da renda mensal e ocupação
  • Comportamental: avalia o comportamento de compra, como frequência, gastos, preferências e lealdade à marca
  • Psicográfica: de acordo com o estilo de vida, incluindo características de personalidade, valores, atitudes e interesses
#3 Analisar a concorrência

Esta etapa é ideal para identificar as melhores práticas do setor e, assim, entender o que funciona para outras empresas de e-commerce. Consequentemente, isso pode ajudar a orientar as estratégias de marketing digital para ecommerce, independente do ramo de atuação.

#4 Avaliação do site

É importante avaliar o site atual para identificar oportunidades de melhoria. Isso pode incluir alterações no design, melhorias na navegação, funcionalidade e experiência do usuário. Também é necessário que o site esteja otimizado para dispositivos móveis, afinal, cada vez mais pessoas utilizam seus celulares para navegar na internet.

#5 Criar um plano de conteúdo

O conteúdo é um componente importante do marketing digital e isso não seria diferente para o ecommerce. Dessa forma, é necessário elaborar um plano que inclua diferentes formatos de materiais. Entre os exemplos estão posts para blog, produção de fotos e vídeos, infográficos, e-Books, entre outros.

#6 Identificar as melhores redes sociais

Identificar quais são as redes sociais mais relevantes para o seu público-alvo é importante para maximizar o impacto do marketing digital para ecommerce. Cada plataforma tem um público com comportamento diferente, por isso, a abordagem de marketing também deve ser diferenciada.

#7 Definir o orçamento de marketing

Por último, mas não menos importante, lembre-se de definir um orçamento realista para o marketing digital para ecommerce. Aqui, deve-se estar atento a diversos tipos de gastos, desde o valor pago a uma agência de marketing digital, até mesmo os investimentos com publicidade e mensalidade das ferramentas.

Agora que você já sabe o que deve analisar antes de elaborar uma estratégia de marketing digital para ecommerce, é hora de conhecer as principais ferramentas que podem ser utilizadas. Vamos lá?

Marketing digital para ecommerce
Utilizar as ferramentas certas de marketing digital é fundamental para conquistar bons resultados na internet

Ferramentas de marketing digital para ecommerce

SEO para ecommerce

O SEO (Search Engine Optimization) é uma das estratégias de marketing digital mais importantes para o sucesso de um e-commerce. O objetivo do SEO é melhorar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa orgânica do Google, o que pode levar a mais tráfego e, consequentemente, gerar mais vendas.

Algumas das melhores práticas de SEO para ecommerce incluem o uso de palavras-chave relevantes, otimização de imagens, melhoria da velocidade de carregamento do site, criação de conteúdo relevante e utilização de backlinks de qualidade.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair e engajar o público-alvo. O objetivo do marketing de conteúdo é educar, informar e entreter o público, ao mesmo tempo em que ajuda a estabelecer sua marca como autoridade no setor.

Para um e-commerce, o marketing de conteúdo pode incluir textos em blog (com as devidas técnicas de SEO), vídeos, tutoriais e guias de compras. Ao fornecer conteúdo útil e relevante para os clientes, é possível construir um relacionamento mais forte e incentivá-los a retornar ao site para mais conteúdo. Eventualmente, isso pode gerar compras na loja virtual.

Redes sociais para ecommerce

As redes sociais são importantes para a construção de marca e engajamento com o público-alvo dentro da estratégia de marketing digital para ecommerce. Afinal, elas permitem que as lojas virtuais se conectem com seus clientes de uma forma mais pessoal e envolvente, compartilhando conteúdo, promoções e lançamentos de produtos.

As principais redes sociais utilizadas para ecommerce são Facebook (2,96 bilhões de usuários ativos), Instagram (2 bilhões de usuários ativos) e Pinterest (28 milhões de usuários ativos). No entanto, é necessário escolher as plataformas certas para cada empresa e, assim, se concentrar na criação de conteúdo e interação com o público em cada uma delas.

E-mail marketing para lojas virtuais

O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficazes de marketing digital para ecommerce, pois permite que as empresas se comuniquem com seus clientes de forma personalizada e segmentada. Com o e-mail marketing, a loja virtual pode enviar promoções, atualizações de produtos e conteúdo exclusivo diretamente para a caixa de entrada de seus potenciais clientes.

Para ser eficaz, o e-mail marketing deve ser personalizado e segmentado com base nas preferências e comportamentos de compra do cliente. Além disso, é importante evitar o envio excessivo de e-mails e se concentrar na criação de conteúdo útil e relevante para o cliente.

Publicidade paga

A publicidade paga envolve a criação de anúncios pagos para veiculação em plataformas como Google Ads, Bing Ads e Meta Ads. Essa estratégia permite alcançar um público mais amplo e direcionado com base em interesses, comportamentos de compra e outras informações definidas na segmentação.

A publicidade paga pode ser particularmente útil para o ecommerce porque permite a exibição de anúncios de produtos específicos para um público-alvo relevante. Além disso, muitas plataformas oferecem recursos de remarketing, ou seja, ideal para que as empresas exibam anúncios para pessoas que visitaram seu site ou adicionaram produtos ao carrinho de compras, mas ainda não efetuaram a compra.

Aproveite para conhecer o Google Ads Transparency Center, a biblioteca de anúncios do Google Ads.

Marketing digital para ecommerce

O marketing digital da sua loja virtual está em dia?

Como vimos até aqui, o marketing digital é essencial para o sucesso de um ecommerce. Com a concorrência cada vez maior, é importante que as lojas virtuais adotem estratégias eficientes a fim de atrair e fidelizar seus clientes.

Entre as ferramentas mais indicadas estão SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos. No entanto, é importante lembrar que não existe uma estratégia única para o sucesso do marketing digital para ecommerce, já que cada empresa tem suas próprias necessidades e desafios.

Marketing digital é na Agência Kaizen!

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