Estratégias de marketing digital para clínica estética e salão de beleza conquistarem espaço no mercado
O setor de clínicas estéticas vem se destacando pelo crescimento expressivo nos últimos anos. Afinal, a população mundial tem se dedicado na busca constante por melhorias na saúde e na aparência. Os brasileiros, em especial, investem cada vez mais em procedimentos e tratamentos estéticos, sendo um dos principais consumidores do mundo.
Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleO mercado de clínicas estéticas no Brasil
Para compreender a importância do marketing digital para clínica estética, é necessário avaliar o contexto do mercado brasileiro. Atualmente, o Brasil figura como um dos maiores mercados consumidores de serviços e produtos relacionados à saúde estética. No ranking geral, ele perde apenas para os Estados Unidos e a China. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que constatou que o mercado brasileiro de beleza movimentou R$ 47,5 bilhões em 2020.
Em meio a esse cenário, rotineiramente nos deparamos com a abertura de clínicas em todo o país. Automaticamente, isso torna a concorrência cada vez mais acirrada para quem deseja empreender no segmento. E é nesse contexto que o marketing digital para clínica estética se apresenta como aliado no sucesso e visibilidade dos estabelecimentos.
Estratégias de marketing digital para clínica estética
1. Criação da persona
Você já reparou que cada clínica estética ou salão de beleza pode atrair um público distinto? Isso acontece, pois, nem todas as pessoas têm os mesmos interesses ou necessidades. Inclusive, encontramos estabelecimentos que atendem a diferentes perfis de pessoas, com foco em serviços diferentes.
Portanto, a primeira etapa do marketing digital para clínica estética é o desenvolvimento da persona, ou seja, uma representação fictícia do cliente ideal. Ao compreender quem é o público-alvo, é possível direcionar melhor a mensagem das campanhas, maximizando o impacto do marketing digital.
2. A clínica aparece no Google?
Para que clientes em potencial escolham uma clínica estética, é fundamental que possam encontrá-la facilmente na internet. Entre as estratégias estão a otimização para mecanismos de busca (SEO) e a publicidade paga, como o Google Ads.
Aliás, aparecer nos resultados de pesquisa do Google é uma das melhores maneiras de atrair clientes em potencial. Já a criação de conteúdo relevante em blogs contribui para melhorar o ranqueamento nos resultados orgânicos e aumentar a visibilidade.
3. Incluir a clínica no Google Meu Negócio
Manter as informações em dia no Google Meu Negócio (atual Google Perfil da Empresa) faz parte das estratégias de marketing digital para clínica estética. A plataforma permite adicionar detalhes como endereço, horário de funcionamento, site e telefone. Com essas informações, os clientes conseguem localizar o estabelecimento de forma prática.
Aliás, a relevância de uma presença digital sólida fica ainda mais clara quando consideramos que, de 2016 a 2020, o número de procedimentos injetáveis no Brasil aumentou 24,1%. Os dados são da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). No período de quatro anos, somente entre cirurgiões plásticos, foram mais de 600 mil aplicações de toxina botulínica. Portanto, melhorar a visibilidade tanto do profissional quanto da clínica nos mecanismos de busca, como o Google, permite que pessoas interessadas em serviços específicos os encontrem facilmente.
Além disso, o Google Meu Negócio divulga avaliações dos serviços e atendimento, o que pode ajudar a atrair novos clientes. Resumidamente, essa ferramenta de marketing digital para clínica estética é valiosa para clientes que buscam serviços locais e estabelecimentos que desejam construir uma presença sólida na comunidade.
4. Conteúdo nas redes sociais
Em todos os segmentos, as redes sociais vêm se consolidando. Assim, também desempenham um papel determinante na estratégia de marketing digital para clínica estética e salão de beleza. Plataformas como Instagram e TikTok são especialmente relevantes, uma vez que permitem a exibição visual dos serviços do estabelecimento.
Sabendo disso, é importante investir na produção de fotos e vídeos de qualidade, assim como manter uma consistência nas publicações. Outro detalhe relevante é a interação com os seguidores. E isso pode acontecer por meio de posts que engajam, além de respostas rápidas em comentários e mensagens. Detalhes como esses colaboram diretamente na construção de relacionamentos sólidos com o público.
5. Anuncie nas redes sociais
Além do conteúdo orgânico, o tráfego pago nas redes sociais é peça-chave na estratégia de marketing digital para clínica estética. Plataformas como Facebook e Instagram, ambas com gerenciamento no Meta Ads, incluem ferramentas de publicidade segmentada. Com elas as empresas atingem um público-alvo específico, com base nas características de sua persona.
6. Relacionamento com o cliente
Mesmo no ambiente digital, o relacionamento com o cliente não pode ser negligenciado. Isso significa que responder mensagens nas redes sociais e no WhatsApp é fundamental para construir confiança e engajamento. Somado a isso, deve-se atentar para a interação com os seguidores, verificando comentários em posts e respondendo-os brevemente.
Além disso, a prática do pós-vendas é uma maneira de demonstrar cuidado e melhorar continuamente a qualidade do serviço. Para tanto, é importante capacitar um profissional, que deve se dedicar à coleta de feedback sobre serviços e atendimento.
Outra técnica que auxilia no relacionamento é preservar uma linguagem próxima do cliente. De acordo com o perfil do público, vale utilizar emojis e gifs, bem como publicar enquetes e stories mostrando a rotina da clínica. Essas estratégias ajudam a fortalecer o relacionamento e construir uma base de clientes fiéis por meio da internet.
O que postar no Instagram de uma clínica estética?
Uma dúvida comum é em relação ao tipo de conteúdo que o Instagram de uma clínica estética deve publicar. Afinal, essa é uma estratégia valiosa não somente para conquistar novos clientes, como para fortalecer a imagem da empresa. Por conta de sua relevância, a criação de conteúdo para redes sociais se torna também um desafio, que requer um olhar atento de profissionais qualificados.
Segundo o relatório da We Are Social e da Meltwater, o Instagram é a terceira rede social mais utilizada no Brasil em 2023. Ao todo, são 113,5 milhões de usuários, que buscam conteúdos criativos para consumir enquanto rolam o feed. No contexto das clínicas estéticas e salões de beleza, observa-se uma preferência do público por tipos específicos de conteúdo no Instagram.
Sem dúvida, os posts que comparam “antes e depois” estão entre os que mais engajam. Afinal, eles permitem que o público veja os resultados reais do trabalho. No entanto, é essencial estar atento às regulamentações específicas de cada profissão ao compartilhar esse tipo de conteúdo. Outro exemplo é o compartilhamento do feedback dos clientes, onde eles contam suas experiências na clínica estética. No marketing digital para clínica estética, as “provas sociais” contribuem na construção de uma imagem sólida.
Ainda, clínicas estéticas e salões de beleza podem compartilhar dicas sobre procedimentos e os benefícios que eles oferecem. Por exemplo: “realizar um peeling de diamante proporciona tais resultados para a pele do paciente”. Ou, no caso de um salão, explicar as vantagens de fazer uma hidratação após a coloração dos cabelos. Como se pode ver, são conteúdos práticos e informativos, que constituem boas estratégias de marketing digital para clínica estética e demais estabelecimentos do setor.
Já os stories que mostram o dia a dia na clínica desempenham um papel fundamental no relacionamento com o cliente. Esses conteúdos são excelentes para instigar os seguidores na contratação dos serviços, uma vez que eles visualizam tanto a estrutura do local, quanto os procedimentos sendo realizados.
Por fim, compartilhar promoções e ofertas também é importante, pois isso incentiva os consumidores na contratação dos serviços. Nesses casos, uma dica é sempre relacionar a qualidade do atendimento, dos produtos e a qualificação dos profissionais. O objetivo é agregar valor aos serviços, contribuindo para a construção de uma imagem sólida.
Invista em marketing digital para clínica estética
Por se tratar de um mercado em constante desenvolvimento, a área da estética requer estratégias personalizadas de marketing digital. Com um olhar analítico que permite compreender o público-alvo, se torna mais eficiente investir na presença digital da empresa.
Você que investir no marketing digital para clínica estética ou salão de beleza? Então, converse com nossa equipe e saiba como podemos auxiliá-lo nesta jornada. Nosso time de especialistas está pronto para propor as melhores estratégias para alavancar o sucesso da sua empresa na internet.
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