Marketing digital para empresas de energia solar
As fontes de energias renováveis estão se desenvolvendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Para não ficar para trás, o marketing digital para empresas que atuam no setor de energia solar pode ser implementado. Saiba como neste artigo que preparamos!
Um segmento em expansão
Mês após mês, o Brasil bate recordes no que se refere à potência instalada de energia solar. Somente no primeiro semestre de 2022 o país expandiu em mais de 50% sua atuação no segmento.
A grande procura por sistemas fotovoltaicos para geração de energia limpa demonstra a preocupação dos brasileiros não apenas com sustentabilidade, mas com a redução de custos. Afinal, embora seja uma solução com alto custo de investimento, os resultados surpreendem já nos primeiros meses.
Por se tratar de uma área com grande potencial de crescimento, os empresários do setor devem estar atentos às estratégias para atrair novos clientes. Nessa busca, o marketing digital oferece ferramentas poderosas. E isso vai além da criação de um perfil nas redes sociais. É claro que isso é importante, porém, há outros métodos que podem ser somados a essa finalidade.
Tudo começa, por exemplo, com a definição de uma persona. Ou seja, é preciso ter clareza sobre quem é o público que deseja atingir. Com a persona em mente, se torna mais fácil pensar nas estratégias. Afinal, é a partir dela que tanto a linguagem, quanto as ferramentas de marketing digital poderão ser definidas.
Feito isso, a criação de um site responsivo é o próximo passo. Aliás, é necessário considerar que as pesquisas na internet partem cada vez mais dos dispositivos móveis. Logo, a página precisa ser clara, seu layout simplificado e intuitivo. Além do mais, é fundamental que o cliente encontre nela todas as informações relevantes sobre a empresa de energia solar. Lembrando que a facilidade na navegação é fundamental, por isso, o site deve ser rápido e ágil.
Mas, antes de mais nada, vamos entender melhor sobre a importância da energia solar para o Brasil?
Entendendo o setor de energia solar
Nos últimos anos, o mercado da energia solar vem crescendo exponencialmente em todo o mundo. E, no Brasil, os dados são surpreendentes. Afinal, o país está se tornando uma referência devido à sua capacidade de gerar energia renovável.
De acordo com o levantamento realizado em dezembro de 2022 pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil movimentou mais de R$ 113 bilhões em novos investimentos. Além disso, foi possível evitar a emissão de mais de 31,1 milhões de toneladas de CO2 com a energia solar.
Grandes investimentos
Ainda conforme a Absolar, em 2021 foram mais de R$ 21,8 bilhões investidos no setor. Investir em energia solar é extremamente vantajoso para o agronegócio, empresas e residências. Isso porque, é um segmento com grande potencial, que visa à melhoria da sociedade como um todo.
Em janeiro de 2022, a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) registrou 9 GW de potência instalada. Esse foi um marco no setor, já que em 42 dias registrou-se um salto de 8 GW para 9 GW, algo nunca visto antes. Desde então, as expectativas não param de crescer e novas tecnologias surgem para alavancar o segmento. O objetivo é preparar as empresas e os consumidores para uma nova era.
Seus impactos podem ser observados em áreas para além da ambiental, sendo uma estratégia importante para empresários que almejam o sucesso de seus negócios. No que se refere ao social, o mercado de energia solar gerou mais de 153 mil novos empregos no Brasil no último ano. E já acumula 13 GW de potência instalada no país, conforme a Absolar.
Com a alta demanda, é essencial que as empresas de energia solar pensem em estratégias de diferenciação no mercado. O crescimento do setor, automaticamente, faz crescer a concorrência. Por isso, trabalhar a marca em ações personalizadas pode ser determinante para a expansão do negócio. Sabendo disso, o marketing digital oferece ferramentas adequadas para que seja possível alcançar os melhores resultados.
Por que a presença digital é importante no setor de energia solar?
Não é novidade para ninguém que a internet é a resposta para muitos questionamentos. Por isso, as empresas que desejam alcançar novos clientes e aumentar suas vendas precisam, necessariamente, estar presentes no digital.
Para tanto, o marketing digital se mostra a solução mais adequada, mesmo para aqueles negócios que atuam somente no offline. Afinal, é no online que os consumidores buscam seus novos prestadores de serviço.
Agora, é um erro pensar que criar um site e um perfil nas redes sociais é o suficiente para isso. Muito pelo contrário. Quanto mais específico for o nicho de atuação, mais profundas serão as estratégias criadas. Com isso, mais positivos serão, também, os resultados conquistados.
Ao entender essa lógica, se torna mais clara a importância de entregar conteúdo de qualidade ao consumidor. É a partir dele que o público poderá ser fidelizado, gerando novas vendas e aumentando o lucro da empresa.
Para tanto, existem diversas ferramentas que podem ser aplicadas. Mas o segredo de tudo está na integração das soluções. Utilizar métodos isolados nem sempre irá gerar o resultado almejado. E é para isso que uma agência de marketing digital se faz necessária. A partir de um conjunto de ações, cada uma desenvolvida por um profissional especializado, será possível conquistar novas posições no mercado.
Ferramentas de marketing digital para empresas de energia solar
Antes de mais nada, é importante entender que o marketing digital para energia solar utiliza as mesmas ferramentas aplicadas para outros setores. No entanto, por se tratar de um mercado em plena expansão, a concorrência é forte e requer soluções inteligentes e sustentáveis. Dessa forma, é essencial investir em ações estratégicas, alinhadas ao objetivo de cada empresa.
Ao contrário do que popularmente se acha, é muito mais vantajoso investir em ações digitais para aumentar as vendas. Principalmente em um nicho de sustentabilidade como é o da energia fotovoltaica. Esse é um meio repleto de particularidades, onde a panfletagem, por exemplo, não se mostra adequada. O importante, no cenário digital, é a geração de leads qualificados para alavancar os negócios e concretizar novas vendas.
Adaptar as ferramentas do marketing tradicional, somando soluções digitais para atrair novos clientes, é a grande sacada deste negócio. O setor de energia solar deve aproveitar ao máximo as oportunidades que a internet oferece para expandir sua marca. Afinal, é na web que se encontram clientes localizados nas principais áreas de atendimento. E é nesse ambiente virtual que eles desejam encontrar as soluções para suas dores.
Para fazer a diferença, a produção de conteúdo é uma grande aliada. Também conhecida como marketing de conteúdo, essa ferramenta valoriza materiais aprofundados e relevantes. O objetivo é sanar as dúvidas dos clientes entregando conteúdos de qualidade. Com isso, além de ranquear entre as primeiras posições no Google, a empresa se consolida como autoridade no segmento de energia solar.
Logo, uma campanha de marketing digital pode ser composta por:
- Desenvolvimento de site otimizado e responsivo
- Criação de Landing Page para conversão
- Produção de conteúdo para blog com SEO
- Inbound Marketing
- Gestão de Redes Sociais
- Geração de Leads Meta, Google e LinkedIn
- Muito mais!
Quais os benefícios do marketing digital na energia solar?
Como se pode ver, o marketing digital fornece as ferramentas adequadas para que empresas de energia solar conquistem os melhores resultados. Dessa forma, esse é um investimento necessário para alavancar os negócios e aumentar a rentabilidade.
A partir de estratégias personalizadas, é possível atuar diretamente na atração de novos clientes. Afinal, a internet é um dos principais meios para isso, além de influenciar no fortalecimento e consolidação da marca. É válido ressaltar, ainda, que o marketing digital é útil na redução do Custo de Aquisição de Clientes, o CAC.
Quer expandir seus negócios em energia solar? Conte com uma agência especialista!
Como se pode ver, o marketing digital para empresas de energia solar é fundamental. Afinal, é a partir de estratégias personalizadas para cada negócio que se conquista o destaque desejado no mercado. Suas ações ajudam a impactar o público desejado e a atrair novos clientes, o que resulta em vendas e expansão da marca.
Se você é empresário e quer saber como aplicar o marketing digital na prática, entre em contato e converse com o nosso time de especialistas.