Marketing digital

Veja tudo que você precisa saber para dominar o marketing digital

Muito se fala em marketing digital, mas a verdade é que poucas pessoas sabem, de fato, o que ele é. Aplicá-lo de maneira eficiente, para gerar resultados reais, nem sempre é uma tarefa fácil.

O marketing digital nada mais é do que uma série de ações implementadas por uma pessoa ou organização com intuito de gerar mais negócios para uma determinada marca.

Ele pode ser considerado um fenômeno relativamente recente, mas assim como a própria internet transformou a forma das pessoas se comunicam, o marketing digital revolucionou a comunicação entre as marcas e seus consumidores.

Principais ferramentas do marketing digital
Aprenda como as ferramentas de marketing digital podem alavancar seu negócio

O que é marketing digital?

Em um mundo cada vez mais conectado à internet, é impensável ter um negócio e não investir em uma estratégia de marketing digital. Mais do que administrar a presença online das marcas, o marketing digital é um conjunto de técnicas elaboradas e executadas através de mídias digitais.

Seu objetivo é fixar e expandir uma marca, gerar novos negócios e construir um relacionamento com seu público-alvo, impactando-os de forma positiva, com o objetivo de transformá-los em clientes fiéis.

Há muitas maneiras para o marketing digital impulsionar um negócio: inbound marketing, gerenciamento de redes sociais, geração de Leads, SEO, entre outras. A verdade é que as possibilidades, assim como o avanço tecnológico, são praticamente infinitas.

Não se esqueça…

O mais importante é que as marcas saibam do poder da web e o usem a seu favor. Afinal, assim como ela pode alavancar um negócio, também pode arruinar uma reputação em questão de minutos. Muitas vezes, esses danos são praticamente irreparáveis.

Então, como você pode perceber, não é à toa que o marketing digital tem crescido e assumido posições de destaque no plano de negócio de muitas empresas.

Como fazer marketing digital?

Uma das principais dúvidas de quem deseja criar uma estratégia de marketing digital é como fazer marketing digital de forma eficiente. Aqui na Kaizen, sabemos que isso não é simples, então preparamos um artigo exclusivo sobre esse assunto.

Como surgiu o marketing digital?

O marketing digital surgiu com a criação da internet, embora de uma forma muito diferente do que conhecemos hoje.

Ainda no fim dos anos 80, logo nas primeiras assinaturas de internet nos Estados Unidos, começaram a ser veiculados banners não clicáveis. Mas foi apenas em 1994 que a HotWired nomeou esse formato e passou a comercializá-lo de forma mais intensa, oferecendo taxas de cliques aos seus anunciantes.

Uma nova era na internet

Isso só foi possível porque um ano antes havia chegado ao fim as restrições quanto ao uso comercial da internet. Logo, esse foi o início de um mercado que não parou mais de crescer. Em apenas quatro anos, de 1994 a 1998, a internet alcançou a marca dos 50 milhões de usuários no mundo. Pouco quando comparado ao número que temos hoje, mas um ótimo indicador de que desde aquele momento já era o lugar ideal para quem queria investir em publicidade.

Foi nessa época que surgiram os primeiros portais de serviços e navegação, como MSN e Yahoo!. Esses portais integravam diversas funcionalidades, com mecanismos de busca próprios.

Os anos passaram e a internet evoluiu

No fim dos anos 1990, Bill Gross criou o primeiro modelo de mecanismo de busca patrocinada, chamado de GoTo.com. Nele, as pessoas conseguiam pesquisar o assunto de seu interesse. O sistema exibia resultados pagos em meio aos resultados orgânicos.

Como você já deve ter percebido, esse modelo foi aprimorado pelo Google, que separa os links patrocinados dos resultados orgânicos, atualmente.

Nos anos 2000, com o boom da internet em todo o mundo, a web foi sendo democratizada e o marketing digital começou a ficar mais parecido com o que conhecemos hoje. O público passou a interagir cada vez mais e a produção de conteúdo online precisou se diversificar e, por consequência, segmentar.

Aprenda como o marketing digital pode aumentar suas vendas com um planejamento eficiente
O planejamento de marketing digital é importante para saber quais etapas devem ser seguidas na execução das tarefas

Por que o marketing mudou?

A resposta é simples: porque o comportamento do consumidor mudou. O que pode não ser tão simples para as empresas é enxergar isso e se adaptar à nova realidade.

Dizem que o marketing tradicional está morto, mas a verdade é que enquanto os canais off-line sobreviverem e tiverem audiência, o marketing tradicional também sobreviverá. Porém, sem o protagonismo de antes.

Se pararmos para pensar em quantas vezes mudamos nossas necessidades e desejos de consumo ao longo dos anos e o que influencia essas mudanças, não é difícil entender do que estamos falando.

Tudo ao alcance das mãos

Se antes o que víamos na TV fazia nossa cabeça, agora o poder de escolha e a diversidade de ofertas está em nossas mãos. Cada vez mais nos atraímos por marcas e produtos que trazem a sensação de exclusividade.

O marketing tradicional foi moldado pela revolução industrial, onde se produziam produtos em larga escala e a publicidade era responsável por educar o grande público a consumi-los em massa.

Como é o novo marketing?

O novo marketing foi moldado pela era digital que, literalmente, empoderou o público, dando escolha a ele. A internet deu acesso ilimitado à informação, o que transformou os consumidores em protagonistas do mercado.

Foi para acompanhar essa evolução que surgiu o marketing digital, ajudando as grandes marcas a se reinventarem para sobreviver, tornando o mercado ainda mais competitivo ao dar oportunidades para todos.

Como o consumidor gasta o seu tempo?

Outra mudança no perfil do consumidor é o modo como ele gasta o seu tempo. Se antes era ouvindo rádio ou assistindo à televisão, hoje as pessoas passam boa parte do tempo conectadas à internet.

Seja por meio de um notebook ou de seus dispositivos móveis, a verdade é que o consumidor dedica muitas horas para navegar na web. Logo, a internet é o lugar certo para encontrar potenciais clientes de forma assertiva, já que, ao contrário do marketing tradicional, onde a abordagem partia do vendedor, no marketing digital o foco é atrair as pessoas até o seu negócio.

Ou seja, com o marketing digital o fluxo se inverte.

Vantagens do marketing digital

Como acabamos de ver, a internet e as novas tecnologias não mudaram somente o comportamento do consumidor, como também a forma como das empresas fazerem marketing.

Essa mudança foi necessária não apenas para se adaptarem ao novo cenário, como um modo de “sobrevivência”, mas também porque as organizações descobriram e atestaram as vantagens do marketing digital para seus negócios.

Dessa forma, ele se tornou não só uma alternativa, mas sim a principal opção. Entenda os principais conceitos do marketing digital a seguir.

Principais conceitos do marketing digital e como eles se aplicam ao seu negócio

Como sabemos, o marketing digital consiste em um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de um produto, serviço ou marca na internet. Ele está atrelado a diversas ferramentas e canais e, com isso, proporciona vantagens para a empresa.

1. Comunicação interativa

A principal vantagem em termos de comunicação é a interatividade. Isso porque, ao contrário do marketing tradicional, o digital é uma via de mão dupla, um canal aberto de comunicação entre marcas e consumidores.

Se antes tudo que restava à audiência era a passividade, agora é possível interagir com o conteúdo produzido pelas empresas, facilitando a comunicação. E isso, graças à internet, pode acontecer a qualquer hora.

Esse cenário permitiu a construção de um relacionamento rico, positivo para ambas as partes: para a empresa, que através do feedback do consumidor poderá construir audiências fiéis e falar diretamente com o seu público-alvo; e para o consumidor, que será ouvido pela empresa e terá como retorno produtos e serviços melhores.

4. Segmentação

Uma das grandes limitações do marketing tradicional era a falta de ferramentas para criar uma segmentação clara e objetiva do seu público-alvo ideal. Para captar dados de uma determinada audiência era preciso encomendar pesquisas. E isso levava tempo, mobilizava muitas pessoas e custava caro.

Hoje, com o marketing digital, é possível captar dados dos usuários através do seu comportamento online, como pesquisas nos motores de busca e perfis nas redes sociais. Obviamente, isso facilita a segmentação de campanhas.

Dessa forma, a probabilidade de impactar o público certo é muito maior. Afinal, a comunicação é sempre mais fácil quando você sabe com quem está falando.

3. Mensuração

Outra vantagem é a mensuração. Na internet, tudo pode ser medido, analisado e transformado em indicadores de desempenho.

Se com o marketing tradicional era preciso esperar suas ações se converterem em vendas para saber se deu certo ou não, e mesmo assim não era possível ter certeza se o resultado estava realmente ligado a uma determinada campanha, no marketing digital é possível analisar diversas métricas, fazer testes e ter insights a qualquer momento.

Com a possibilidade de mensurar tudo, é possível saber exatamente para onde está indo o investimento, qual o canal mais eficaz e se as suas campanhas estão dando o retorno esperado.

Dica…

Importante ressaltar que existem campanhas de curto, médio e longo prazo. Para avaliar os resultados, é importante considerar o período.

4. Eficácia

Sabe outra vantagem da internet? É que tudo que pode ser mensurado pode também ser otimizado. E isso pode ser feito a qualquer hora e quantas vezes for necessário.

Enquanto um anúncio em uma revista não pode ser mudado depois de impresso e nem um vídeo na TV pode ter seu roteiro reescrito depois de veiculado, na internet tudo pode ser ajustado de maneira prática, o que consequentemente aumenta as chances das campanhas serem mais eficazes.

Nas plataformas online, é possível fazer diversos testes, mudar a linha de comunicação e até o planejamento inicial, desde que com bom senso, é claro.

5. Ótimo custo-benefício

A combinação de todas essas características torna o custo-benefício do marketing digital muito vantajoso, ainda mais quando comparado aos custos consideráveis de ações off-line.

Além disso, o marketing digital democratizou a comunicação entre as empresas e seus consumidores, tornando o mercado mais competitivo, principalmente para as empresas de médio e pequeno porte.

Hoje, com uma conexão à internet, as ferramentas certas, e muita criatividade, é possível criar campanhas com pouco investimento e gerar ótimos resultados.

O marketing digital para empresas

No contexto das empresas, o marketing digital surge como uma solução inovadora que irá permitir que as empresas consigam:

  • Gastar menos para atingir clientes em potencial;
  • Ter mais assertividade através das métricas e fingerprints digitais de quem são seus clientes e que tipo de hábitos eles têm no ambiente digital;
  • Coletar dados importantes sobre os seus produtos e serviços;
  • Aumentar seu alcance junto ao consumidor, entregando a mensagem certa, para pessoa certa no momento certo.

O marketing digital é uma tendência que não para de crescer

De acordo com o Guia de Investimento em Marketing para médias e pequenas empresas elaborado pela RD Station, em 2021, o Brasil registrou um investimento 74,2% maior na área digital em comparação aos anos de 2019 e 2020.

Conforme a pesquisa 2022 Marketing Investment Forecast, da Forrester, os investimentos em ações de marketing, em especial o marketing digital, devem crescer consideravelmente em um curto período de tempo. A estimativa do aumento é de 30% até o ano de 2025.

O relatório anual do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, o CENP-Meios 2021, constatou um crescimento de 38,8% nos investimentos em mídia em comparação com o ano anterior, representando um total de R$ 19,7 bilhões.

Mais dados sobre investimentos em marketing digital

Como se pode ver, o ambiente virtual é fértil tanto para grandes empresas, quanto para empresas de pequeno e médio porte. Afinal, todas elas podem impulsionar seus negócios e crescer de forma consistente a partir do marketing digital.

  • O Facebook tem, em média, 2 milhões de anunciantes no mundo
  • O Instagram tem 500 mil anunciantes no mundo e o Brasil está na vice-liderança desse pódio, atrás apenas dos Estados Unidos
  • O Twitter tem aproximadamente 100 mil anunciantes no mundo
  • 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais (Fonte: Ironpaper)

Não para por aí…

  • O Inbound Marketing gera 54% mais Leads que o Outbound Marketing (Fonte: WebDAM.com)
  • 72% das empresas devem aumentar seus investimentos em links patrocinados (WebDAM.com)
  • Três milhões de anunciantes usam o Facebook para alcançar os seus consumidores (Fonte: AdWeek)
  • 50% das empresas já investem em estratégias de marketing de conteúdo (Fonte: WebDAM.com)
  • As empresas B2B que possuem blogs geram 67% mais Leads do que as empresas que não o têm (Fonte: WebDAM.com)
  • 78% dos diretores de marketing acreditam que conteúdo personalizado é o futuro do marketing (Fonte: WebDAM.com)
  • Profissionais de marketing que priorizaram trabalhar com blog têm 13 vezes mais chances de obter ROI positivo (Fonte: Socialemedia)

Otimização de sites: case de sucesso em SEO

Se alguma vez você ouviu falar sobre otimização de sites, provavelmente já se perguntou sobre a eficácia de suas técnicas, certo? Afinal, simplesmente aplicar métricas de SEO ao site pode trazer resultados efetivos, mesmo sem grande investimento?

Para saber mais sobre otimização para mecanismos de busca, conheça o case de sucesso SEO da Porto Vistos, após o trabalho do time de especialistas da Agência Kaizen. Nele, você pode comprovar a rentabilidade de investir em Search Engine Optimization. Seu site pode dominar a busca orgânica e atingir quem realmente interessa para o seu negócio.

Conheça o case de sucesso em marketing digital
Métricas demonstram o case de sucesso da Porto Vistos em marketing digital

Para entender melhor…

A assessoria para vistos Porto Vistos é uma empresa sediada em Porto Alegre que atende pessoas de todo o Brasil interessadas na emissão de vistos e passaporte. Esse case de sucesso SEO é uma das melhores maneiras de ilustrar o poder de um bom posicionamento em buscadores para o sucesso de um negócio.

Dominando a busca orgânica por vistos no Brasil, o site da empresa teve um aumento de 31,57% ao mês em visibilidade, apenas com trabalho de Otimização de Sites da Agência Kaizen.

Com o posicionamento no top 5 da maioria das palavras-chave relevantes para o negócio, a Porto Vistos ganhou visibilidade e relevância nos buscadores, aumentando as vendas obtidas pelo canal.

Os 8P’s do marketing digital

Todo profissional de marketing com certeza já ouviu falar dos 4 P’s do marketing tradicional, também chamado de “marketing mix”. Inicialmente, as estratégias baseadas nos 4P’s eram compostas por Produto, Preço, Praça e Promoção.

Como era de se esperar, o avanço do marketing digital resultou em um aprimoramento da metodologia, agora baseada em novos elementos. Veja:

1. Pesquisa

Saber para quem você está direcionando seus esforços é sempre o primeiro passo para qualquer ação de marketing ter sucesso. Por isso, o primeiro P consiste em conhecer o mercado e o seu público-alvo através do seu comportamento online, com a definição de personas e palavras-chaves, por exemplo.

A boa notícia é que hoje existem diversas ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, que podem facilitar esse trabalho. Com elas, é possível acessar dados de pesquisas na rede e o perfil demográfico dos usuários.

2. Planejamento

Como já diriam os economistas, planejamento é tudo nessa vida. E com o marketing digital também é assim. Principalmente com todas as possibilidades de estratégias, canais e ações diferentes que ele oferece, é fundamental analisar e planejar as ações.

Dessa forma, qualquer estratégia de marketing digital deve ter um planejamento bem definido, de acordo com o público que você deseja atingir. Nesse planejamento devem estar claras as ações que serão executadas, em que canal e qual orçamento disponível, por exemplo.

Com isso, mensurar a eficácia da campanha também ficará muito mais fácil no futuro.

3. Produção

A produção é um ponto crucial no marketing digital. É nesse momento que são produzidos todos os materiais já determinados no planejamento, além de verificar e certificar a qualidade e a relevância do conteúdo para o público.

4. Publicação 

Depois de produzidos, esses conteúdos precisam ser publicados nas plataformas também já determinadas no planejamento. Por isso a importância daquela etapa, afinal, é nela que serão definidos os locais mais relevantes para colocar o conteúdo produzido.

Se o foco for social media, é preciso estar atento às particularidades e melhores horários de cada rede social. Da mesma forma que um conteúdo de blog deve ser otimizado para SEO e que os disparos de e-mail precisam seguir uma determinada periodicidade. E assim por diante.

5. Promoção

Depois de publicado, chegou a hora de promover seu conteúdo para que eles tenham maior alcance, impactando o maior número de pessoas.

Como você deve saber, o alcance orgânico nas redes sociais é bastante limitado e os resultados de busca no Google dependem de muitos fatores, não tão fáceis de alcançar em um curto espaço de tempo.

Por isso, promover seu material nas redes sociais, destacar seu site ou landing page através de um anúncio no Google Ads, ou promover seu vídeo no YouTube, por exemplo, são ações fundamentais para dar visibilidade ao que foi produzido.

6. Propagação

A propagação vai depender do poder do conteúdo criado em engajar o público.

Por isso é importante desenvolver conteúdos que estimulem a sua audiência a interagir com a sua marca, com chamadas persuasivas e que gerem compartilhamentos e comentários.

Não esquecendo que a promoção também é importante na construção desse relacionamento, já que ao promover o seu conteúdo e a sua marca, você está automaticamente potencializando as chances de interação entre o público e a sua empresa.

7. Personalização

Conhecendo o seu público fica muito mais fácil produzir conteúdo e entregar mensagens personalizadas para cada perfil que você deseja impactar. Certo?

Assim, se você possui um produto ou serviço que pode ser trabalhado para mais de um perfil de público, é possível criar estratégias de entrega personalizadas para cada um deles. Isso garante uma melhor recepção para a sua marca e faz com que seus clientes potenciais se sintam valorizados.

8.Precisão

Chegando até aqui, você já estará preparado para medir a eficácia da sua estratégia. Seguindo todos os passos anteriores, é possível mensurar as ações para saber se elas estão gerando os melhores resultados.

Caso não esteja, não é preciso se desesperar, afinal, após identificar pontos que podem ser melhorados, a campanha na internet pode ser otimizada.

Para isso, o marketing digital possui diversas métricas, assim como ferramentas específicas para cada objetivo.

Canais do marketing digital

A internet é uma plataforma onde surgem novidades o tempo todo, disponibilizando inúmeros formatos e canais para dar vida à estratégia de marketing digital. Conheça alguns:

Redes sociais

É inegável que as plataformas sociais possuem um público extremamente fiel. Aliás, grande parte dos usuários conectados à rede possuem pelo menos um perfil nas redes sociais.

Só o Facebook, por exemplo, reúne 2,96 bilhões de usuários em todo o mundo. Ou seja, está quase atingindo a marca de 3 bilhões de usuários. Na sequência, está o Instagram, também da Meta, que possui 2 bilhões de usuários. O WhatsApp também está no rol das gigantes das redes sociais, com 2 bilhões de usuários ativos.

É importante lembrar que cada rede social possui suas especificidades em relação a formatos, linguagem e perfil de público. Portanto, é fundamental que sejam desenvolvidos conteúdos próprios para cada uma.

E-mail marketing

Apesar de ser menosprezado frente a todas as possibilidades dos canais digitais, o e-mail marketing foi um dos primeiros canais utilizados no marketing digital e continua sendo essencial na construção do relacionamento de clientes e marcas.

Com o tempo ele se reinventou e passou a ser mais do que um canal de venda diretas, perdendo o seu caráter agressivo que tanto incomodava os usuários. Hoje, ele se transformou em uma importante ferramenta para nutrição de leads.

Mas, lembre-se: é importante utilizar um mailing próprio, com leads que realmente estejam interessados na sua marca.

Publicidade paga

A publicidade paga atualmente é um dos canais que mais convertem dentro do marketing digital, trazendo resultados significativos com um investimento relativamente baixo.

Os meios mais comuns são os anúncios nas redes sociais, como Facebook e Instagram, a busca paga no Google Ads, que coloca o seu link nas primeiras posições do buscador, e os links patrocinados nas redes de display, que são os famosos banners e outros anúncios gráficos exibidos em sites afiliados do Google.

Blog 

Ter um blog, mesmo que um pouco mais trabalhoso do que manter uma página em uma rede social, é um esforço válido que merece uma grande atenção nas estratégias de marketing digital.

A partir de um blog você pode mostrar para o público que você tem as soluções que ele precisa, aumentando as chances de transformar um simples visitante do seu site em um cliente fiel.  Com um bom conteúdo, você se torna uma autoridade na área de atuação.

Além disso, quando o conteúdo do seu blog é relevante, produzido e postado utilizando as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ele pode ajudar, e muito, a melhorar o ranqueamento do seu site nos buscadores.

Muitas possibilidades para atingir o seu público

Existem, ainda, outros canais que podem ajudar em uma estratégia digital, como vídeos, e-Books e Webinars, que ainda estão se popularizando e ganhando espaço. O importante é saber como usá-los da melhor maneira e avaliar qual a estratégia mais adequada para chegar ao seu público

Ferramentas do marketing digital

Agora que você já sabe tudo sobre marketing digital, conhece os 8P’s e os canais mais utilizados para atingir o público, é hora de entender um pouco mais sobre suas ferramentas.

Assim como anteriormente, aqui também estamos falando de uma série de possibilidades que visam facilitar o seu trabalho e ajudar a executar as suas estratégias com a máxima produtividade.

A verdade é que por mais elaborado que um planejamento seja, seria simplesmente impossível ter sucesso com o marketing digital sem o apoio da tecnologia e de alguns programas fundamentais no dia a dia.

Pense bem…

Um texto de blog nunca é somente o texto. E um anúncio no Facebook nunca é somente um anúncio. Afinal, por trás deles sempre existe uma ou mais ferramentas que foram utilizadas na sua produção, publicação, indexação, etc.

No marketing digital as ferramentas fazem parte do processo e os melhores profissionais sabem disso. Sendo assim, eles as utilizam de maneira inteligente para aprimorar seus resultados.

Conheça as principais ferramentas do marketing digital 

Facebook Ads

A plataforma de anúncios do Facebook é essencial no trabalho de social media e oferece a possibilidade de criar anúncios segmentados e dinâmicos em formatos variados. O objetivo de uma campanha do Facebook pode ser tanto a geração de leads ou mesmo campanhas para curtidas na página e engajamento.

Google Ads

Carro chefe da publicidade paga em termos de conversão e ranqueamento, o Google Ads permite a criação de anúncios na rede de pesquisa e display dentro do buscador, além de anúncios em vídeos no YouTube.

Outra ferramenta gratuita do Google que merece destaque é o Analytics, que serve para monitorar o tráfego de sites, blogs e lojas virtuais.

SEMRush

Uma das ferramentas mais populares e completas para monitoramento de palavras-chave, o SEMRush não é gratuito, mas vale o investimento para quem deseja melhorar os resultados em marketing digital.

Com ele é possível verificar o desempenho orgânico de palavras-chave, ajudando na escolha das mais indicadas para um bom ranqueamento do seu conteúdo de blog e na criação de campanhas no Google Ads.

Ahrefs 

Muito utilizado pelos analistas de SEO, o Ahrefs é uma ferramenta que permite analisar backlinks (links externos que apontam para o seu site) e verificar as posições que suas páginas ocupam no Google. Assim, é possível criar estratégias para conquistar um melhor ranqueamento.

Infusionsoft 

O Infusionsoft é um programa bem completo, que entre muitas ferramentas interessantes oferece um software de automação de e-mail marketing, permitindo criar e gerenciar campanhas dentro da própria plataforma.

Além disso, trata-se de uma ferramenta de CRM que possui automação de vendas, pagamentos, integrações, analytics e diversas outras funcionalidades.

Métricas do marketing digital

Muita gente associa marketing digital a estar presente na internet, ter um perfil nas redes sociais ou simplesmente ter um website. Mas, como você tem visto até aqui, as coisas não são bem assim.

Afinal, para obter resultados efetivos através das plataformas online é preciso ir além. É necessário criar uma estratégia que oriente suas ações na rede e impactem o seu cliente de maneira real.

E aí vem a questão: como saber se a estratégia está dando certo? Simples, através das métricas.

Desvendando as métricas…

Tão importante quanto desenvolver uma campanha é saber se ela está dando resultado, se atingiu o público esperado e se o investimento está tendo retorno.

Hoje em dia, ninguém quer jogar dinheiro fora, certo? Por isso as métricas são fundamentais. É através da mensuração dos dados que a empresa vai saber se a campanha atendeu às expectativas, se chegou a hora de aumentar o orçamento ou até mesmo de tomar novos rumos e mudar a estratégia.

7 métricas do marketing digital

Leads

Geralmente, a geração de leads é o objetivo maior de qualquer estratégia de marketing digital. Assim, quantificá-los é uma das principais formas de saber se uma campanha está sendo bem-sucedida ou não.

Capturar um lead significa que o anúncio surtiu o efeito desejado e a pessoa demonstrou interesse na sua oferta, seja se cadastrando em uma landing page ou clicando na chamada e enviando os dados.

Isso aponta para uma oportunidade, ou seja, possibilidade de receber um contato para o seu time de vendas trabalhar ou, ao menos, entrar no processo de qualificação de leads.

Engajamento

Tratando-se de redes sociais, engajamento é uma das métricas mais importantes, porque é ele que vai determinar o grau de envolvimento do cliente com a página e as publicações. Para determinar o engajamento, consideramos todas as interações dos usuários com a página, como curtidas, comentários, compartilhamentos, menções, etc.

O nível de engajamento também é um dos dados mais simples de mensurar, já que normalmente as próprias plataformas disponibilizam essas informações de forma organizada e acessível para os administradores.

Mas é importante lembrar que, embora o envolvimento com a página seja essencial para aumentar a identificação do público com a sua marca, não significa que esses números serão convertidos em vendas imediatas.

Custo por clique (CPC)

O custo por clique é uma das principais métricas a serem consideradas se você investe em campanhas no Facebook e Links Patrocinados, por exemplo.

O CPC é usado para medir a efetividade da ação, calculando a média de valor pago em cada clique. Isso ajuda a avaliar o desempenho das palavras-chave escolhidas, da linguagem textual e visual e da segmentação, por exemplo.

Retorno sobre investimento (ROI)

O ROI é responsável por determinar o tempo que a sua empresa irá levar para recuperar o investimento feito em comunicação. Nesse cálculo é preciso considerar, além do ticket médio do seu produto ou serviço, o tempo que o cliente permanece ativo e que você terá para torná-lo rentável.

De forma geral, o ROI é a métrica que mais importa para os investidores, já que ele é o responsável por mostrar se o valor gasto com marketing digital foi realmente convertido em vendas e gerou lucro.

Lifetime value

O valor do tempo de vida, ou lifetime value, é a métrica que determina o valor de um cliente comparado ao que foi gasto para atraí-lo. Uma das vantagens de medir o lifetime value é que, ao conhecer o valor de tempo de vida de cada cliente, é possível aperfeiçoar sua estratégia para gerar melhores resultados a longo prazo.

Tráfego total

O tráfego total serve para acompanhar a evolução do seu site ou blog. Ele mede o número total de usuários que trafegam pelo seu endereço eletrônico e pode ser mensurado por dia, semana, ano, ou até pelo tempo total de vida da página.

Taxa de conversão em vendas

No final das contas, a taxa de conversão é o que realmente importa, certo? E a conta é bastante simples: basta você verificar quantos leads realmente compraram o seu produto ou serviço.

Se o número for muito baixo, é um sinal de alerta e talvez esteja na hora de mudar sua estratégia, investindo mais na nutrição de leads ou mudando a abordagem do seu time de vendas, por exemplo.

A taxa de conversão também é importante para testar qual canal de marketing digital traz mais retorno para o seu negócio e que tipo de campanha é mais efetiva.

O marketing digital em diferentes dispositivos e plataformas
Saiba como criar campanhas de marketing digital otimizadas

Como fazer uma boa campanha de marketing digital?

É fácil colocar um site no ar ou criar um perfil profissional em uma rede social. Provavelmente, você já fez um desses. No entanto, é a expertise por trás de estudos e atualizações constantes que faz a diferença entre um posicionamento amador e uma campanha assertiva de marketing digital.

Analisando o mercado antes e depois da popularização do marketing digital, podemos dizer que ele revolucionou a jornada de compra. Hoje, principalmente com a presença das redes sociais, os consumidores têm um papel mais ativo no processo de decisão de compra do que no passado.

As coisas estão mais simples

Antigamente, o consumidor tinha pouquíssimos canais para pesquisar produtos, muitas vezes precisava se deslocar até um estabelecimento e confiar na palavra do vendedor. Realidade muito diferente da atual, em que o acesso à informação é irrestrito, a um clique de distância.

Hoje, antes de tomar a decisão final sobre adquirir ou não um produto, o consumidor pode pesquisar todas as opções, pelo tempo que quiser. Portanto, é fundamental que as marcas estejam atentas para apresentar os seus diferenciais a esse consumidor.

Em outras palavras, é preciso que a marca seja encontrável na internet. Por isso, estar bem posicionada no ranking dos buscadores como o Google, através de SEO, além de manter conteúdo de qualidade associado à marca, é primordial.

O que é uma empresa de marketing digital?

Como um mercado que cresce cada vez mais com o advento das transformações tecnológicas, surgiram empresas que tem como core business a entrega do marketing digital nos mais diversos formatos.

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A Kaizen é especialista na criação de ações de marketing digital que elevam e consolidam marcas e produtos. Aqui, atuamos com a criação de sites, assessoria de imprensa e gerenciamento completo de campanhas de publicidade online para empresas de todos os segmentos e portes.

Sabemos que os processos de venda e marketing estão totalmente interligados. Além disso, o cliente está cada vez mais informado e exigente com aquilo que consome. Por isso, pensar em ações focadas no objetivo e nas particularidades de cada negócio é essencial para que a mensagem seja levada ao público certo.

Google Partner

Possuímos ampla experiência em estratégias de venda na internet para negócios locais e lojas online. Assim, somos uma agência digital que concentra uma gama incrível de táticas avançadas, pensadas para direcionar o seu negócio para o próximo nível.

Nos orgulhamos em ser uma das 80 agências com maior potencial de crescimento e relacionamento com o Google para o Partners Elevator, programa de Aceleração do Google com a ACE Startups, desde 2019. Além disso, estamos ranqueados em primeiro lugar no Google como Agência Digital, o que certifica nosso comprometimento em elevar o nome de nossos clientes ao patamar desejado.

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