Descubra os principais segredos do live marketing!
Sabemos que os consumidores estão cada vez mais exigentes e, por isso, valorizam o relacionamento com marcas capazes de oferecer experiências autênticas e memoráveis. Nesse contexto, o live marketing surge como uma estratégia promissora para criar conexões emocionais com o público e gerar resultados efetivos para as empresas.
Você já ouviu falar em live marketing?
O termo ainda está se popularizando no Brasil e algumas pessoas têm dúvidas em relação ao que ele significa. Mas, na verdade, o live marketing nada mais é do que a criação de experiências ao vivo e interativas pensadas para aproximar os consumidores e, assim, proporcionar sensações únicas. O objetivo final é gerar engajamento com o público.
E isso pode ocorrer de diferentes maneiras, seja com eventos, ativações em locais públicos, demonstrações de produtos, distribuição de brindes e amostras grátis ou outras táticas, incluindo lives nas redes sociais. Dessa forma, trata-se de uma estratégia democrática, que tem se mostrado eficaz para aumentar a conscientização, fidelizar clientes e gerar vendas.
Neste texto, vamos explorar em detalhes o conceito de live marketing para você compreender de uma vez por todas como ele pode ser aplicado. A seguir, conheça as principais vantagens dessa metodologia, as tendências do mercado e exemplos de campanhas que deram o que falar no mundo todo.
Ao fim da leitura, certamente você vai estar cheio de ideias para colocar em prática no seu negócio!
O que é live marketing?
Podemos dizer que live marketing é uma estratégia de marketing focada na criação de experiências interativas para os consumidores. Suas ações podem, inclusive, ocorrer de maneira “ao vivo”, promovendo produtos e serviços ou marcas como um todo. Assim, o foco está justamente em gerar interesse do público por meio da experiência.
Aliás, é muito importante entender que essa técnica de marketing é capaz de envolver os consumidores de uma forma pessoal e emocional. Ou seja, trata-se de uma ferramenta que permite criar uma conexão profunda e diferenciada com a marca. Em geral, as empresas deixam a imaginação fluir, pois quanto mais inovadora for a ação, maior é a chance de gerar máximo engajamento. Entre as táticas utilizadas estão eventos ao vivo, demonstrações de produtos, ativações em locais públicos, experiências interativas e muito mais.
Conforme o planejamento e a execução, o live marketing tem tudo para ser altamente eficaz, já que permite às empresas uma verdadeira conexão com seus consumidores. Mas atenção: estamos falando em uma conexão real, em um nível muito pessoal. Geralmente, essas ações têm o poder de criar experiências memoráveis, que fazem com que os clientes passem a associá-las positivamente à marca.
Do marketing promocional ao live marketing
Ao chegar até aqui, talvez você esteja se perguntando se o live marketing é a mesma coisa que marketing promocional. Afinal, seus conceitos parecem um tanto quanto semelhantes, certo? A verdade é que o live marketing pode sim ser considerado uma evolução do marketing promocional. Afinal, ambos se baseiam na ideia de criar experiências inesquecíveis para os consumidores. Tudo isso com a finalidade de gerar um maior envolvimento com a marca e, consequentemente, aumentar as vendas.
Relembre o conceito de marketing promocional
Trata-se de uma estratégia de marketing com a função de promover um produto, serviço ou marca. Para tanto, são utilizadas ações promocionais, como promoções, descontos, amostras grátis, brindes, concursos ou eventos, com a finalidade de estimular a compra ou o uso do produto ou serviço.
Como essas duas estratégias se diferenciam?
Enquanto o marketing promocional está mais focado na distribuição de amostras, brindes e na concessão de descontos para incentivar as vendas, o live marketing se baseia na criação de experiências imersivas, permitindo que os consumidores interajam com a marca de forma profunda e pessoal.
Também é importante ressaltar que o live marketing está voltado para a geração de conteúdo e engajamento nas redes sociais. Afinal, suas campanhas são projetadas para incentivar os consumidores a compartilharem as experiências nas redes sociais. Podemos dizer, assim, que se trata de uma campanha “instagramável”.
Quais os objetivos de uma campanha de live marketing?
Como falamos até aqui, é possível dizer que os objetivos do live marketing se baseiam, principalmente, na validação da conexão emocional e na fidelidade dos consumidores com a marca. É claro que o engajamento do público é um dos principais objetivos. Porém, atrelado a ele estão outras questões importantes, conforme detalhamos a seguir.
Gerar engajamento: é fato que um dos objetivos é propor experiências imersivas e interativas para engajar os clientes e, assim, incentivá-los a interagir com a marca de um jeito ainda mais profundo e pessoal.
Aumentar a visibilidade: devido às ações que são um tanto quanto “instagramáveis”, trata-se de uma ferramenta que ajuda a aumentar a exposição da marca, uma vez que suas campanhas são projetadas para incentivar o compartilhamento nas redes sociais.
Promover produtos e serviços: sim, apesar de todo o diferencial criativo, a promoção de produtos e serviços segue sendo um objetivo fundamental, básico e essencial do live marketing. Com essas ações, espera-se atrair novos clientes, aumentar as vendas e fidelizar o público.
Fortalecer a imagem: em geral, o live marketing costuma ser utilizado por empresas renomadas no mercado, o que significa dizer que seu objetivo não se limita à venda. Na verdade, ele é excelente para fortalecer a imagem a partir de experiências que estão alinhadas aos valores e objetivos da marca.
O live marketing é uma boa estratégia para geração de leads?
Sim! Deixamos esse tópico separado dos demais devido à importância que o live marketing tem na geração de leads. Aliás, ele é excelente para essa finalidade, pois permite que as marcas interajam diretamente com o cliente desejado.
Como gerar leads com o live marketing?
As ações de live marketing são especiais para a geração de leads, no entanto, alguns formatos se destacam entre os demais. São eles:
Eventos e ativações em locais públicos: promover um evento ao vivo ou realizar uma ativação em espaço público permite que a marca incentive o público a fornecer informações de contato, como nome e endereço de e-mail, em troca de brindes ou descontos.
Transmissões ao vivo nas redes sociais: mesmo no digital o live marketing é efetivo, um exemplo disso são as lives nas redes sociais, que permitem alcançar um grande número de pessoas. Esses eventos podem ter foco nos assuntos mais relevantes para o público-alvo. Assim, a empresa pode solicitar que os visitantes se inscrevam em uma lista de e-mails ou sigam seus perfis para terem acesso a novos conteúdos.
Experiências em lojas: é uma maneira eficiente de gerar leads, uma vez que esse tipo de ação permite que as pessoas interajam diretamente com os produtos da marca. Ao criar uma experiência envolvente em uma loja física, a marca pode incentivar os presentes a fornecerem informações de contato em troca de brindes e amostras grátis.
Case de sucesso
Ficou curioso sobre como o live marketing pode ser aplicado na prática? A boa notícia é que temos inúmeras campanhas bem-sucedidas ao redor do mundo para usar como exemplo. Confira alguns cases de impacto a seguir!
Coca-Cola
Em 2011, a marca mais famosa de refrigerantes criou a “Máquina da Felicidade”. A ideia era surpreender os consumidores em locais públicos com uma máquina automática que distribuía muito mais do que latas de Coca-Cola. Além da bebida, as máquinas entregavam presentes, flores e até mesmo ingressos para shows. O público chegava a se emocionar com as entregas.
Red Bull
Conhecida por suas ações ousadas e inovadoras, a marca de energéticos realizou em 2012 o inesquecível salto de paraquedas de Felix Baumgartner. Na ocasião, a Red Bull patrocinou o evento, que foi transmitido ao vivo pela internet para milhões de espectadores em todo o mundo.
Heineken
Viagem surpresa… Em 2013, a Heineken surpreendeu com sua campanha “Departure Roulette”. A estratégia consistia em pedir aos passageiros de um aeroporto que fizessem uma escolha “simples” na roleta de embarque. Eles deveriam optar entre embarcar em seu voo original ou trocá-lo por um destino completamente desconhecido. O objetivo foi atingir consumidores que buscam aventura e novas experiências.
Por que utilizar live marketing na sua próxima campanha?
Como vimos até aqui, grandes marcas globais utilizam o live marketing para atingir o público desejado. Mas você sabia que essas ideias podem ser adaptadas para a realidade do seu negócio? Afinal, trata-se de uma estratégia eficiente para quem deseja se diferenciar no mercado. E, claro, estamos falando de empresas de pequeno, médio e grande porte.
Com a estratégia certa, é possível se conectar diretamente com público desejado, gerar leads de alta qualidade e criar um conteúdo valioso para ser aplicado em canais variados. Por fim, podemos dizer que essa estratégia tem sido muito eficaz para as marcas aumentarem a conexão com o público desejado a partir de ações personalizadas, autênticas e envolventes.
A arte da conexão!
Ao criar experiências memoráveis e interativas, as empresas conseguem fortalecer sua imagem e aumentar o engajamento dos consumidores. Além disso, o uso de tecnologias e plataformas digitais tem ampliado ainda mais o alcance dessas ações. Portanto, se você deseja investir em live marketing para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e conectado, conte com a Kaizen!
Dica de leitura: A Economia da Experiência
Joseph Pine é um dos nomes mais importantes do marketing de experiência, com teoria que também pode ser aplicada ao que hoje chamamos de live marketing. Seu conceito de marketing de experiência surgiu pela primeira vez em um artigo publicado em 1998 junto a James H. Gilmore. A dupla de escritores uniu o conhecimento e apresentou conceitos importantes no livro “A Economia da Experiência”.
Os autores revelam suas ideias no decorrer da obra e têm impulsionado empresários do mundo todo a reverem suas estratégias de marketing, com um olhar voltado ao engajamento do público a partir de experiências memoráveis. Afinal de contas, para se diferenciar no mercado é preciso pensar fora da caixa. E é a partir de ações estratégicas e inovadoras que se torna possível surpreender o público e conquistá-lo de forma efetiva e poderosa.
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