Conversão: você sabe o que é?

Conversão, um dos termos mais importantes do marketing digital, nada mais é do que fazer o visitante do seu site cumprir uma determinada ação que tenha um valor mensurável para o seu negócio. Em essência, a conversão é a trilha que leva ao objetivo almejado por todos no mercado: a venda – além de ser o principal indicador para mensurar o alcance e a efetividade das suas campanhas.

Taxas de conversões baixas sempre são um sinal de que alguma coisa na sua estratégia está errada e de que algo precisa ser mudado, ou você corre o risco de jogar sua verba de mídia pelo ralo.

O conceito de conversão envolve algumas subdivisões que demonstram a profundidade da relação e interação com o potencial cliente como, por exemplo, a categorização em conversões diretas e indiretas. As conversões também se valem do uso de algumas ferramentas essenciais como as landing pages, também conhecidas como páginas de vendas de alta conversão.

ilustração que representa um funil de conversão no marketing digital

Uma landing page projetada estrategicamente é um dos fatores essenciais para o aumento da taxa de conversão, pois serve como o ponto inicial para o usuário, proporcionando uma experiência direcionada que não apenas capta a atenção do visitante, mas também o orienta de maneira intuitiva para realizar a ação desejada.

Uma estrutura otimizada, combinada com elementos como CTAs persuasivos e conteúdo relevante, cria na landing page um ambiente propício para transformar meros visitantes em leads valiosos, consolidando a eficácia da estratégia de conversão e impulsionando o sucesso do negócio online.

Desvendar os segredos da conversão é a chave para o sucesso no marketing digital, onde cada interação pode ser a oportunidade de transformar visitantes em clientes fiéis para sua marca, empresa, serviço ou produto.

O que configura uma conversão?

A conversão pode ser interpretada quando um visitante, ao acessar seu site ou landing page, realiza uma ação que agrega valor ao seu negócio. Podemos contar como conversão quando o usuário fornece seus dados em troca de alguma oferta como, por exemplo, um e-book gratuito que integra uma estratégia de Inbound Marketing.

O fornecimento de dados pode servir também para solicitar um orçamento, assinar uma newsletter, ou quando o usuário clica em um anúncio do Facebook Lead Ads, e o formulário é preenchido automaticamente.

As conversões podem ser divididas em dois tipos, conforme sua profundidade e tipos de interação:

Conversão Direta

A conversão direta ocorre quando o visitante responde à campanha e toma uma ação direcionada para a compra, como reservar o horário para um serviço, ligar para o setor de vendas da empresa ou realizar uma compra em um e-commerce. Outro tipo de conversão direta muito importante dentro de uma estratégia acontece quando o usuário compartilha algum material da empresa, o que acaba gerando valor à marca e ocasionando o que chamamos de conversão social. 

Conversão Indireta

A conversão indireta não gera resultados imediatos mas, por outro lado, permite que a empresa crie um relacionamento com o lead e o trabalhe como cliente em potencial para fechar vendas no futuro. Ela acontece quando o usuário fornece dados pessoais tais como nome, endereço de e-mail e telefone, em troca de algum conteúdo ou serviço gratuito. Esses dados tanto podem ser passados para o setor de vendas como também entrar em um processo de nutrição de leads utilizando, por exemplo, os e-mails marketing, de acordo com os critérios da empresa. 

A importância de uma landing page para conversão

A landing page é uma página criada com o objetivo de gerar conversão, cujo desenvolvimento é pensado a partir de estratégias que levam em conta os objetivos da empresa, o perfil dos clientes e o produto ou serviço oferecido. O conteúdo, os botões e formulários de uma landing page são pensados para estimular o visitante a concluir uma ação, que pode ser o download de um material, o cadastro para recebimento de uma newsletter ou até mesmo a compra direta. 

Como melhorar a taxa de conversão a partir de uma landing page

De acordo com o publicitário Jeff Eisenberg, “Se quiser dobrar seu volume de negócios é muito mais fácil dobrar a taxa de conversão do que dobrar o tráfego” – e uma das melhores maneiras de se fazer isso é utilizando páginas de conversão, mais conhecidas como landing pages.

No universo do marketing digital dos Estados Unidos é usado o conceito de que o visitante aterrissa dentro das páginas, por isso é usado o termo landing, que significa aterrissar.

As landing pages são páginas criadas para serem a porta de entrada do site e tem características voltadas especificamente para o estímulo a uma ação específica. Elas costumam ter um conteúdo e um layout mais simples e objetivo do que uma home page, e sempre contém um formulário de captação de dados em um lugar de destaque. Ao criar uma landing page, as estratégias seguem um design focado na conversão, onde cada elemento é cuidadosamente planejado para estimular o usuário a concluir uma ação.

O marketing de conteúdo também é fundamental, pois o estímulo à ação é feito a partir de conteúdo estratégico que inclui headlines persuasivas e descrições bem planejadas, em que cada palavra é escolhida para despertar o interesse do visitante e guiá-lo em direção à ação desejada. Os botões e formulários devem ser intuitivos, levando em conta os princípios da experiência de usuário e servindo também para simplificar o caminho do visitante até a conversão. 

É comum as landing pages terem um número maior de visitantes do que o próprio site, principalmente porque os resultados do Google já apontam para uma página específica, que normalmente são as landing pages integrando uma estratégia de tráfego pago

Landing pages bem elaboradas apresentam resultados de conversão muito maiores do que um site tradicional e também costumam gerar negócios em um prazo menor.

 

Transforme seu negócio: escolhendo a agência de marketing digital para potencializar sua taxa de conversão

A busca por métodos eficazes para impulsionar a taxa de conversão é essencial para o sucesso de qualquer negócio no ambiente digital. Considerando isso, poder contar com uma agência de marketing digital especializada não é apenas uma escolha inteligente, mas uma decisão estratégica que pode transformar completamente a trajetória  – e as vendas – do seu negócio.

A Kaizen é uma agência de marketing digital que traz consigo uma equipe especializada e experiente, composta por profissionais que entendem as diversas nuances de um bom trabalho no digital. Nossos profissionais têm conhecimento aprofundado das mais recentes tendências,  estratégias e ferramentas que podem ser aplicadas para aumentar significativamente uma taxa de conversão.

As estratégias para aumento das conversões são pensadas sob medida, pois aqui na Kaizen acreditamos que cada negócio é único. Nosso trabalho é desenvolvido considerando os objetivos específicos do negócio, o comportamento dos públicos-alvo e as características mais distintas do seu ramo de atuação.

Se você quer aumentar sua taxa de conversão, atingir um público maior e expandir suas vendas, entre em contato hoje mesmo! Aqui na Kaizen desenvolvemos estratégias que contemplam landing pages otimizadas que trazem ótimos resultados para os nossos clientes. Além disso, o acompanhamento e a análise de resultados são constantes, para que os ajustes possam ser feitos em tempo real, o que contribui para otimizar continuamente sua campanha a fim de alcançar e superar todas as metas de conversão.

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