Conversão, um dos termos chaves do marketing digital, nada mais é do que fazer o usuário do seu site cumprir uma determinada ação que tenha um valor mensurável para o seu negócio, ou seja, é uma oportunidade de negócio e o caminho para o que todos buscam no mercado: vender. Mas ela não é apenas isso, a taxa de conversão é o principal parâmetro para mensurar o alcance e a efetividade das suas campanhas. Taxas de conversões baixas, sempre são um sinal de que alguma coisa na sua estratégia está errada e de que algo precisa ser mudado, ou você corre o risco de jogar sua verba de mídia pelo ralo.

Podemos contar como conversão quando um visitante do seu site ou landing page fornece seus dados em troca de alguma oferta, para solicitar um orçamento, ou assinar sua newsletter, por exemplo, ou quando o usuário clica em um anúncio do Facebook Lead Ads, e o formulário é preenchido automaticamente.

Essas conversões podem ser divididas em dois tipos:

Diretas

Quando o visitante responde a campanha e toma uma ação direcionada a compra, como reservar o horário para um serviço, ligar para o setor de vendas da empresa, concretizar a compra em um e commerce, etc… ou quando ele compartilha algum material da empresa gerando valor à marca, o que chamamos de conversão social.

Indiretas

Esse tipo de conversão não gera resultados imediatos, mas permite que a empresa crie um relacionamento com o lead e o trabalhe como cliente em potencial para fechar vendas no futuro. Ela acontece quando o visitante fornece dados pessoais, como nome, email e telefone, em troca de algum conteúdo ou serviço gratuito. Esses dados tanto podem ser passados para o setor de vendas , como entrar em um processo de nutrição de leads, de acordo com os critérios da empresa.

Como melhorar sua taxa com páginas de conversão

De acordo com o publicitário Jeff Eisenberg, “Se quiser dobrar seu volume de negócios é muito mais fácil dobrar a taxa de conversão do que dobrar o tráfego” e uma das melhores maneiras de se fazer isso é com páginas de conversão, as landing pages.

Nos Estados Unidos, eles utilizam o conceito de que o visitante aterrissa dentro das páginas, por isso é usado o termo landing, que significa aterrissar.

As landing pages são páginas criadas para serem a porta de entrada do site e tem características voltadas especificamente para conversão. Elas costumam ter um conteúdo e um layout mais simples e objetivo do que uma home page, e sempre contém um formulário de captação de dados em um lugar de destaque.

É comum as landing pages terem um número maior de visitantes do que o próprio site, principalmente porque os resultados do Google já apontam para uma página específica, que normalmente são as landing pages.

Páginas de conversão bem elaboradas apresentam resultados de conversão muito maiores do que um site tradicional e também costumam gerar negócios em um prazo menor.

Se você quer aumentar sua taxa de conversão e expandir suas vendas, fale conosco! Nós da kaizen desenvolvemos landing pages otimizadas que trazem ótimos resultados para os nossos clientes.

 

 

Tiago Flores Dias
Tiago Flores Dias Sobre o(a) autor(a)
Consultor de Marketing Digital, Growth Hacker e Empreendedor com mais de 18 anos de experiência de mercado, apaixonado por inovação e líder de uma das maiores agências de marketing digital de performance do país.

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