Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleO que são leads
Qualquer negócio para ter sucesso precisa conquistar clientes, e é isso que os leads são: clientes em potencial.
Leads são pessoas que em algum momento interagiram com a sua marca de forma virtual, preenchendo um formulário com seus dados de contato, ou seja, são números de acessos que se tornaram oportunidades de negócios reais e agora estão ao alcance da sua empresa, basta você saber aproveitar.
Pense bem: você já ouviu alguém falar em estratégia de marketing digital, sem mencionar a palavra LEAD? Aposto que não!
Desde que o Marketing Digital ganhou força, nenhum termo tem se destacado mais do que os famosos leads. Se você está pensando em investir nessa poderosa forma de atração de clientes, mas antes quer saber um pouco mais, este guia é para você.
Como Gerar leads?
Para começar nossa jornada, antes de qualquer coisa, é preciso que você entenda dois conceitos fundamentais: leads e geração de leads.
Lead é uma pessoa que de alguma forma demonstrou interesse pelo seu produto/serviço, ao interagir com a sua marca através de um canal digital, preenchendo um formulário com dados de contato, ou seja, é um cliente em potencial.
Geração de leads é o processo utilizado pelas empresas para captar essas informações, e assim, formar uma lista de potenciais clientes com a qual a equipe de vendas possa trabalhar.
Normalmente os formulários estão vinculados a um anúncio ou oferta, e pedem dados básicos como nome, telefone e email.
Por que a sua empresa precisa gerar leads?
Essa é a resposta mais simples de todas: porque para sobreviver a sua empresa precisa vender, e para ter sucesso ela precisa de mais e mais clientes.
É claro que antes do marketing digital, isso já acontecia, mas os tempos são outros e os hábitos de consumo das pessoas mudaram drasticamente, o que quer dizer que as velhas fórmulas agressivas e massivas de fazer propaganda já não funcionam como antes, pelo contrário.
As pessoas são cada vez mais singulares e para serem impactadas é preciso uma comunicação personalizada, o que exige uma segmentação refinada, que dificilmente será possível no ambiente offline. As redes sociais e a internet como um todo, deram as ferramentas necessárias para o público se informar sobre praticamente tudo, e com isso veio o senso cada vez mais seletivo de escolha. Resumindo, para se destacar no mercado e atrair clientes, não basta você chegar até eles, você precisa conquistá-los e ser escolhido. Você precisa de receptividade.
E é isso que o marketing digital faz através da geração de leads, ele cria formas de atrair quem realmente tem interesse na sua oferta, facilitando, e muito, na construção de um relacionamento da sua empresa com o seu potencial cliente e aumentando as suas chances de venda.
Para saber mais sobre como captar leads e o caminho a ser percorrido até transformá-los em clientes efetivos, continue lendo.
Principais canais para captar leads
A palavra-chave da captação de leads é segmentação. Antes de escolher os canais para trabalhar, é preciso definir quem forma o seu público-alvo, como se comporta e o que consome, já que só assim será possível direcionar a estratégia para quem você realmente deseja atingir e identificar o canal certo para isso.
Outro ponto relevante é o seu produto/serviço. O valor agregado e a vida útil do que está sendo ofertado será diretamente proporcional ao esforço necessário para vendê-lo, e portanto, deve ser levado em conta.
Feito isso, você pode optar por alguns canais e ferramentas pontuais para gerar leads, conheça alguns:
Landing Pages
Também conhecidas como páginas de conversão, as landing pages são criadas com o único objetivo de gerar leads e podem ser usadas de duas formas: vinculadas aos links patrocinados no Google, sendo o local de destino do usuário que clica no anúncio, direcionando-o ao formulário com a proposta do produto/serviço de maneira bem objetiva. Ou ainda através do marketing de conteúdo, quando o usuário é instigado a deixar seus dados em troca de algum conteúdo valioso para ele. Nesse caso, o usuário caíra na landing page ao clicar em um botão de chamada (call to action) que poderá estar no site, blog ou até mesmo nas mídias sociais da empresa.
Mídia Paga
Uma das formas mais usadas para gerar leads em um curto espaço de tempo, a mídia paga é uma ótima opção para quem quer um rápido retorno do investimento.
Com a mídia paga é possível anunciar através do Google Adwords ou ainda no Facebook, que também oferece a opção de criar anúncios voltados para a captação de leads.
Além do controle de verba e da facilidade de mensuração das métricas e resultados, uma das maiores vantagens desse tipo de anúncio é a segmentação, uma vez que tanto o Google, quanto o Facebook, tem milhares de usuários ativos e seus dados são usados como filtros para exibição dos anúncios, fazendo com que a sua campanha alcance as pessoas certas na hora certa.
Mídias sociais
Inegavelmente as redes sociais já fazem parte da rotina de grande parte das pessoas, e hoje, é praticamente impossível encontrar alguém que não faça uso de pelo menos uma delas todos os dias.
Com atualizações constantes e ferramentas cada vez mais direcionadas para os perfis empresariais, as redes sociais tornaram-se mais que uma vitrine para as marcas, como também uma plataforma perfeita para captar leads e gerar muitos negócios.
Se você é um daqueles que ainda acredita que essa forma de comunicação irá se esgotar, não se engane: as mídias sociais que conhecemos hoje podem até perder força, mas novas surgirão e ainda mais poderosas.
Qualificação de leads
Se você conhece alguém que já investiu na geração de leads, é muito provável que você já tenha ouvido que a campanha não deu o resultado esperado porque os leads eram desqualificados.
Sabe porque isso acontece? O principal motivo é porque a maioria das pessoas tem a falsa ilusão de que leads são clientes prontos para a compra, o que nem sempre acontece.
Como você já leu anteriormente, leads são clientes em potencial, e cabe a sua equipe de marketing e vendas separar aqueles que podem ser imediatamente convertidos em vendas, dos que ainda não estão no momento de compra, em outras palavras, fazer a qualificação dos leads.
Normalmente cada empresa determina o seu próprio modelo de qualificação de leads, de acordo com seus próprios critérios, baseando-se em métodos automatizados e em impressões de contato. O importante é filtrar para que os esforços da equipe de vendas sejam concentrados somente nos leads mais qualificados, evitando a perda de tempo com contatos infrutíferos.
Nutrição de leads
Nesse momento você deve estar se perguntando: e os leads não qualificados, serão desperdiçados? É claro que não! É aí que entra a nutrição de leads na jogada.
A nutrição de leads é um passo fundamental para que a sua campanha realmente aumente a receita da sua empresa e acredite, ignorar essa etapa do processo é jogar dinheiro e muitas oportunidades de negócio fora.
De acordo com uma pesquisa da MarketingSherpa, trabalhar a nutrição de leads pode aumentar em até 50% o volume de vendas de uma empresa a partir de sua base de dados, com um custo 33% menor do que seria necessário para conquistar novos leads.
Nutrir leads, nada mais é do que alimentar o seu cliente em potencial com conteúdo sobre aquele produto/serviço que ele demonstrou interesse, tentando induzi-lo à compra.
A nutrição de leads não busca uma venda imediata, e sim investir no relacionamento com o seu lead, reforçando a sua marca e mostrando porque a sua empresa tem a solução que ele precisa. Assim, no momento que a decisão da compra chegar, com certeza a sua empresa será a escolhida.
Como nutrir leads
A nutrição de leads pode parecer trabalhosa em um primeiro momento, mas como você já deve ter percebido, vale a pena.
A boa notícia é que foi-se o tempo em que o email marketing era a única maneira de nutrir leads. Sem dúvida, ele ainda é uma das ferramentas mais efetivas, e não deve ser subestimado, mas hoje é fundamental diversificar e trabalhar a nutrição em diversos canais, como blog posts, com assinatura de newsletter, SEO, para que o conteúdo do seu site seja facilmente encontrado, e claro, as redes sociais.
Manter suas redes sociais atualizadas com conteúdos relevantes, é fundamental para interagir com seus futuros clientes, levar mais informações sobre seu produto/serviço, passar credibilidade e estabelecer uma relação mais próxima com os seus leads. Além disso, assim como no email marketing, nas redes sociais sempre existe a possibilidade de inserir links direcionando para a página de compra ou de contato para vendas do seu site.
E então, ainda tem alguma dúvida sobre leads ou está convencido que é o que a sua empresa precisa? Seja qual for a sua resposta, fale conosco e nós iremos te ajudar.
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Quer saber 4 formas de captar leads? Confira este outro artigo onde falamos sobre algumas estratégias de canais como Linked In e Facebook
Você sabe como gerar leads para o seu mercado específico?
Confira estes artigos que criamos para cada uma das verticais:
Saiba como realizar Captação de leads no Linkedin
Entenda a diferença entre Qualificação e Score ou pontuação de leads nessa video-dica do Tiago: Qualificação de leads não é lead scoring
O Facebook também pode gerar contatos comerciais qualificados, você sabia?
O número de visitantes da sua Fan Page no Facebook é muito importante para o crescimento e visibilidade da sua empresa, mas agora existe uma possibilidade de converter estes usuários em leads e nós te ensinamos como fazer isso!
Saiba como Gerar Leads com Facebook
O Facebook é a maior rede social do mundo, sabia que ela oferece recursos avançados para saber como gerar leads? Saiba mais sobre o Facebook Leads Ads e confira o nosso video abaixo:
O qué Custo de Aquisição de Leads
O Custo de Aquisição de Leads é uma dos assuntos mais polêmicos no que tange ao Marketing Digital. Ele é basicamente o valor gasto para se obter o contato de alguém interessado no seu produto, muito se discute se ele esta relacionado a qualidade do lead.
Será que ele é um fator determinante na Qualidade dos Leads?