A internet se mostra cada vez mais um meio propício para empresas construírem verdadeiros impérios em lojas virtuais. Como diminui consideravelmente os gastos que as empresas teriam com lojas físicas, o e-commerce foi a salvação para muitas marcas consolidadas e também abriu o leque de oportunidades para que empreendedores dessem o start em novos negócios.

Justamente por possibilitar uma infinidade de comércios eletrônicos ativos, a internet é também um meio extremamente competitivo. Captar clientes e popularizar uma loja virtual na web pode ser um desafio para iniciantes. Mas, felizmente, para auxiliar nessa missão o marketing digital tem a carta certa na manga: a geração de leads.

Captação leads para loja virtual

A geração de leads é essencial para um e-commerce bem sucedido. Através de uma boa lista de leads é possível criar e aproveitar oportunidades de venda, sem esquecer da fidelização, que traz o cliente de volta à loja.

Um lead nada mais é do que uma pessoa que interagiu com a marca, seja através de um anúncio específico ou cadastrando-se em uma landing page, e forneceu seus dados de contato para essa marca.

A importância dessa interação é óbvia: a marca passa a ter como entrar em contato com alguém que deliberadamente demonstrou interesse pelo produto ou serviço. As alternativas para a marca a partir daí são várias, podendo oferecer algum brinde, cupons e descontos especiais para que essa pessoa retorne à loja e adquira algum produto ou até mesmo anunciar lançamentos em primeira mão.

3 dicas para gerar leads qualificados para e-commerce

Sabemos da importância da geração de leads para e-commerce, mas isso não basta. Gerar leads apenas pela quantidade não dá garantia nenhuma de retorno em vendas. É preciso conquistar leads qualificados.

Como fazer isso? Através de alguns passos simples que envolvem presença ativa nas redes sociais, conteúdo de qualidade e táticas de persuasão.

Mídias Sociais são aliadas na Geração de Leads para E-commerceAs mídias sociais são aliadas muito importantes do e-commerce. A captação por Lead Ads no Facebook, Instagram e LinkedIn é eficaz pois leva em conta os hábitos dos usuários, interesses em comum com a marca, faixa etária e até renda, tudo para apresentar os anúncios de forma segmentada e assertiva.

Alimentar o blog para Geração de Leads para E-commerceAlimentar o blog da loja ou as contas nas redes sociais com conteúdo relevante e autoral agrega valor social à marca. O marketing de conteúdo é uma das tendências mais fortes do marketing digital, já que conquista o cliente através da produção constante de conteúdo de seu interesse, para que haja uma real identificação com a marca. O resultado são clientes muito mais fiéis e comprometidos, ao contrário dos clientes de uma venda só.

Descrever bem os produtos para Geração de Leads para E-commercePor último, porém não menos importante, uma ótima landing page é sinônimo de captação de leads. É preciso aproveitar o espaço da página para descrever o produto, destacando seus diferenciais, e abusar dos botões Call to Action (em português, Chamadas para Ação) para converter visitantes em leads rapidamente.

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Tiago Flores Dias
Tiago Flores Dias Sobre o(a) autor(a)
Consultor de Marketing Digital, Growth Hacker e Empreendedor com mais de 18 anos de experiência de mercado, apaixonado por inovação e líder de uma das maiores agências de marketing digital de performance do país.

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