Vender é o objetivo de toda e qualquer empresa, seja ela de produtos ou serviços, sua razão de existir é captar clientes e fechar vendas. Para que o ciclo de vendas seja concluído com sucesso, o primeiro passo é gerar leads e nutri-los para qualificá-los, ou seja, não basta atrair e conseguir o contato de um potencial cliente, é preciso cultivar a relação entre ele e a empresa para que o lead se converta em um negócio com retorno efetivo.
Abaixo listamos cinco dicas que podem ajudar no processo:
Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleDefina uma estratégia
Um planejamento estratégico com ações e metas bem delineadas vai ajudar a mensurar resultados e posteriormente fazer os ajustes necessários. Estabeleça quantos leads devem ser gerados em um determinado espaço de tempo e de que forma isso será feito.
O marketing jamais deve trabalhar sozinho, a conversão de leads está diretamente vinculada a qualificação e desempenho da equipe de vendas, portanto, as duas áreas devem trabalhar alinhadas e o feedback tem de ser constante.
Invista em conteúdo
Ninguém compra aquilo que não conhece e muitas vezes nem sabe que precisa. O Google é o lugar onde grande parte dos seus potenciais clientes procuram respostas e sua empresa precisa estar lá. Mantenha seu website e redes sociais atualizadas e invista em conteúdo. Leve em conta que os leads precisam de informação para passar por cada etapa do funil de vendas e planeje o conteúdo a ser gerado.
Crie artigos relevantes, torne-se uma referência confiável no seu segmento, assim quando a decisão da compra for tomada, provavelmente sua empresa será a escolhida.
Landing page
Uma landing page bem estruturada é a forma mais usada pelo marketing digital na captação de leads. Consiste em uma página online onde os clientes podem contatar a empresa e fornecer seus dados em troca de informações que sejam relevantes e valiosas para ele. A partir dos dados captados é possível identificar quais leads tem potencial para tornarem-se clientes e o melhor modo de engaja-los. A landing page deve ser clara e direta , explicando a proposta de forma objetiva e com um call to action (CTA) bem posicionado e chamativo.
Diversifique
Varie o formato do seu conteúdo. Invista em blog posts, ebooks, webinars, templates , email marketing e até whitepapers. Alguns deles, como webinars, possuem baixo custo, tem um toque mais pessoal e aproxima o possível cliente da empresa. Invista em tipos diversificados de mídia e segmente o conteúdo de acordo com o perfil do seu possível cliente, quando maior for a identificação, maior será a atração e conversão de leads.
Encante
De nada adianta gerar um lead se esse contato não será aproveitado. Treine sua equipe de vendas para um bom atendimento, solucione as dúvidas rapidamente e jamais o deixe esperando. Mostre que sua empresa tem a solução do problema e foque-se no encantamento. Quando um cliente chega no estágio da decisão da compra tudo que ele precisa é atenção para que suas expectativas sejam atendidas.