Saiba mais sobre a relação entre influenciadores digitais e marketing de influência
O que você faz antes de tomar uma decisão e comprar um produto?
Cada vez mais, o marketing de influência (Influencer Marketing) é provocado por influenciadores digitais (Influencers) que divulgam marcas e produtos em seus canais online. Com isso, envolvem toda sua rede, difundindo conteúdo pago ou orgânico e criando engajamento entre marcas, influenciadores e seguidores.
Por exemplo: um publicação no Instagram que fala sobre determinado produto foi responsável por aumentar exponencialmente a procura por este mesmo item em lojas físicas e na internet. Marketing de influência é isto!
Mas quem são os influencers?
Os influenciadores digitais são responsáveis por produzir conteúdo de forma independente. Seus perfis em determinadas redes sociais são extremamente relevantes, ou seja, possuem grande número de seguidores, de interação nas publicações ou qualquer outra métrica que demonstre influência no meio digital.
Em outras palavras, são pessoas influentes para determinado nicho e pessoas em determinado interesse comum.
Qual a função dos influenciadores digitais?
Sendo um agente extremamente importante nos processos de decisões de compra de alguns públicos, para uma marca, a função dos influenciadores digitais é experimentar produtos e serviços de modo a divulgá-los em suas redes, seja fotografando, fazendo vídeos ou utilizando qualquer outra forma de propagação de conteúdo.
Sabe como esse fenômeno ganhou tanta relevância no Marketing Digital?
Porque as pessoas com grande número de seguidores, cada vez mais, passaram a desempenhar um papel de influência no comportamento de compra de diferentes públicos. Seja na hora de escolher uma marca, produto ou serviço e, até mesmo, na forma como processam a decisão de compra.
Além disso, na maioria dos casos, o número de seguidores de um digital influencer bate na casa dos milhões. Mas o que significa isso? Significa que estas pessoas estão presentes nas redes sociais e outros veículos de comunicação diversos, alcançando milhões de pessoas com um interesse comum.
Qual a vantagem de contratar influenciadores digitais?
Nesse cenário, uma das principais vantagens de contratar um influenciador para uma marca é alcançar visibilidade para um público que realmente interessa!
Por isso, ao contratar influenciadores digitais, as empresas podem contar com profissionais que vão conseguir entregar com facilidade determinado conteúdo a um número considerável e segmentado de seguidores. Utilizar isso como estratégia de marketing faz com que seja possível atingir um público extremamente próximo à persona da empresa.
Crescimento da marca
Com essas informações você deve estar se perguntando se isso tem valor real na conversão em vendas ou mesmo na geração de leads. Cada caso é um caso, mas se a estratégia de alcance estiver bem definida com a persona e com o influenciador, certamente verá um crescimento exponencial no faturamento da sua marca.
É possível contratar um influenciador digital para a minha marca?
Já sabe o nicho que quer atingir? Então, é mais fácil que você imagina!
Para encontrar o influenciador certo, é interessante pesquisar para entender como funciona esse mercado e achar o profissional que tenha a mesma linguagem e um público parecido com o seu.
Geralmente, o contato é feito diretamente pelas redes sociais. Basta ter acesso ao Instagram, por exemplo. Na bio (informações contidas logo após o nome do usuário) o influenciador digital costuma divulgar todos os dados para contato com ele. Alguns podem ter algum tipo de agente ou agência intermediária, outros podem fazer por conta.
Esteja atento!
Nem sempre você conseguirá ter acesso ao influencer desejado. Não apenas por problemas ao entrar em contato, em razão da grande procura por alguns influenciadores digitais, mas também pelas questões que envolvem a viabilidade da parceria proposta.
É claro que o orçamento deve ser considerado, porém, mesmo que esteja de acordo com o que você pretende gastar, ainda é possível que ele não queira fechar um contrato com você e com a sua marca.
Afinal, esse tipo de contrato não envolve apenas oferecer parcerias e serviços bem pagos, mas também a imagem e reputação da empresa, bem como sua relação com o público do influenciador no meio digital.
A reputação com influenciadores digitais
Assim como as empresas tradicionais, para esses profissionais que vivem de divulgar marcas, manter a reputação em alta é imprescindível. Por isso, pode ter certeza que as ações estratégicas da sua empresa serão feitas em conjunto com ele.
Antes de investir nesse tipo de iniciativa é necessário ter objetivos bem desenhados! Outra dica é já ter trabalhado com marketing de conteúdo, bem como ter a identidade da sua marca bem definida.
Entenda o que você quer
Saber como e com qual tipo de conteúdo você deseja trabalhar pode ajudar a investir de maneira certa no marketing de influência. Muito além de fazer campanhas em mídias sociais, trabalhar com influenciadores é investir em relacionamento com determinado público-alvo, atuando diretamente na sua jornada de compra.
Retrospectiva: onde tudo começou?
Em meados dos anos 2000, surgiram os blogs no Brasil. Como o mercado editorial, assim como o da propaganda, estava exaltado e aquecido com grandes anunciantes, as revistas femininas começaram blogueiras para os editoriais, com o intuito de estimular parcerias com as marcas, gerando matéria paga nas revistas.
Assim, a ideia era que a blogueira falasse bem a respeito das marcas e anunciantes, algo parecido com o que ocorre hoje.
Naquela época, as coisas eram bem diferentes…
A sensível diferença daquela época para a era atual é que antigamente as blogueiras precisavam dos veículos de comunicação para se divulgarem para milhões de leitores. Logo, as revistas eram o meio para que isso ocorresse. Além do mais, o conteúdo dos blogs era “orgânico” ou pago em permuta com trocas de produtos.
Hoje, os meios são os influenciadores digitais!
Após surgirem os relacionamentos nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, YouTube e outras que já não são tão interessantes em números, muitas pessoas passaram a postar a respeito do seu dia a dia. O foco era mostrar o que consumiam em restaurantes, o que e onde compravam, look do dia, bares bons para ir e outras recomendações.
Assim, começaram a gerar o marketing boca a boca (word of mouth marketing) e logo, as publicações patrocinadas (#publipost) começaram a rentabilizar nas contas das Bloggers que viraram Influencers.
Eis que entra o lucro
Entrevendo lucro, nesta virada, muita gente começou a publicar e comentar sobre produtos, marcando e indicando as marcas. E o resto da onda a gente já sabe.
Agora, a contratação de uma Influencer como estratégia de marketing pode custar milhões. Basta que ela tenha mais de um milhão de seguidores, por exemplo.
Com todas essas mudanças, antes de fazer qualquer compra, as pessoas passaram a pesquisar nas redes sociais, comparar produtos, valores e ler muitos comentários. Essa é a estratégia dos consumidores da atualidade.