Influencer Marketing: o poder dos influenciadores digitais -
Chame no Whatsapp
Facebook WhatsApp
Esconder
Atendimento Online
PELOTAS 53 3199-1011
FLORIANÓPOLIS 48 3052-9082
SÃO PAULO 11 4858-8398
CAXIAS DO SUL 54 3199-0007
BLUMENAU 47 4054-9231
CURITIBA 41 3891-0633
PORTO ALEGRE 51 3191-2137

O que você faz antes de tomar a decisão e comprar um produto? Cada vez mais o marketing de influência (Influencer Marketing) é provocado por Influenciadores Digitais (Influencers) que divulgam marcas e produtos em seus canais online, envolvendo toda sua rede, difundindo conteúdo pago ou orgânico e criando engajamento entre marcas, Influenciador e seguidores. 

Um publicação no instagram em que falaram sobre determinado produto foi responsável por aumentar exponencialmente a procura por este mesmo item em lojas físicas e na internet. Marketing de Influência é isto! 

Mas quem são os influencers? 

Influenciador Digital é um produtor de conteúdo independente, cujo perfil em determinadas redes sociais é extremamente relevante (tem grande número de seguidores, de interação nas publicações ou qualquer outra métrica que demonstre influência no meio digital). Em outras palavras são pessoas influentes para determinado nicho e pessoas em determinado interesse comum.

Sendo um agente extremamente importante nos processos de decisões de compra de alguns públicos, para uma marca, a função dos influenciadores digitais é experimentar produtos e serviços de modo a divulgá-los em suas redes, seja fotografando, fazendo vídeos ou utilizando qualquer outra forma de propagação de conteúdo. 

Sabe como esse fenômeno ganhou tanta relevância no Marketing Digital?  Porque as pessoas com grande número de seguidores, cada vez mais, passaram a desempenhar um papel de influência no comportamento de compra de diferentes públicos. Seja na hora de escolher uma marca, produto ou serviço e, até mesmo, na forma como processam a decisão de compra. 

Além disso, na maioria dos casos, o número de seguidores de um Influencer bate na casa dos milhões, mas o que significa isso? Significa que estas pessoas estão presentes nas redes sociais, e outros veículos de comunicação diversos, alcançando milhões de pessoas com um interesse comum. 

Nesse cenário, uma das principais vantagens de contratar um influenciador para uma marca é alcançar visibilidade para um público que realmente interessa! 

Por isso, ao contratar influencers, as empresas podem contar com profissionais que vão conseguir entregar, com facilidade, a um número considerável e segmentado de seguidores, determinado conteúdo. Utilizar isto como estratégia de marketing faz com que seja possível atingir um público extremamente próximo à persona da empresa.

Com essas informações você deve estar se perguntando se isso tem valor real na conversão em vendas ou mesmo na geração de leads. Cada caso é um caso, mas se a estratégia de alcance estiver bem definida com a persona e com o Influenciador, certamente verá um crescimento exponencial no faturamento da sua marca.

É possível contratar um Influencer para a minha marca?

Já sabe o nicho que quer atingir? É mais fácil que você imagina. 

Para encontrar o Influenciador certo, é interessante pesquisar para entender como funciona esse mercado e achar o profissional que tenha  a mesma linguagem e um público parecido com o seu.  

Geralmente, o contato é feito diretamente pelas redes sociais. Basta ter acesso ao Instagram, por exemplo. Na bio terão todas as informações para contato dele. Alguns podem ter algum tipo de agente ou agência intermediária e outros podem fazer por conta.  

Esteja atento! Nem sempre você conseguirá ter acesso ao Influencer desejado. Não apenas por problemas ao entrar em contato, em razão da grande procura por alguns influencers, mas também pelas questões que envolvem a viabilidade da parceria proposta. 

É claro que o orçamento deve ser considerado mas, mesmo que esteja de acordo com o que você pretende gastar, ainda é possível que ele não queira fechar um contrato com você e com a sua marca. 

Afinal, esse tipo de contrato não envolve apenas oferecer parcerias e serviços bem pagos, mas também a imagem e reputação da empresa, bem como sua relação com o público do influenciador no meio digital. 

Assim como as empresas tradicionais, para esses profissionais que vivem de divulgar marcas, manter a reputação em alta é imprescindível. Por isso, pode ter certeza que as ações estratégicas da sua empresa serão feitas em conjunto com ele.

Antes de investir nesse tipo de iniciativa é necessário ter objetivos bem desenhados! Outra dica é já ter trabalhado com marketing de conteúdo, bem como ter a identidade da sua marca bem definida. 

Saber como e com qual tipo de conteúdo você deseja trabalhar pode ajudar a investir de maneira certa no Marketing de Influência. Muito além de fazer campanhas em mídias sociais, trabalhar com influenciadores é investir em relacionamento com determinado público-alvo, atuando diretamente na sua jornada de compra. 

Retrospectiva: Onde tudo começou?

estratégias para redes sociais

Há alguns anos, em meados dos anos 2000, surgiram os blogs no Brasil. E, como o mercado editorial, assim como o da propaganda, estava exaltado e aquecido com grandes anunciantes, as revistas femininas das principais editoras do país começaram a trazê-las para os editoriais com o intuito de estimular parcerias com as marcas, gerando matéria paga nas revistas. A ideia era que a blogueira falasse bem a respeito das marcas e anunciantes, algo parecido com o que ocorre hoje. 

A sensível diferença daquela época para a era atual é que lá, as blogueiras precisavam dos veículos de comunicação para “aparecerem” para milhões de leitores e as revistas eram o meio para que isso ocorresse. Além do mais, o conteúdo dos blogs era “orgânico” ou pago em permuta com trocas de produtos. 

Hoje, os meios são os Influencers!

Após surgirem os relacionamentos nas redes sociais facebook, instagram, twitter, linkedin, youtube e outras que já não são tão interessantes em números, muitas pessoas passaram a postar a respeito do seu dia a dia, mostrando o que consumiam em restaurantes, o que compravam e onde faziam compras, look do dia, bares bons para ir e outras recomendações. 

Assim, começaram a gerar o marketing boca a boca (word of mouth marketing) e logo, as publicações patrocinadas (#publipost) começaram a rentabilizar nas contas das Bloggers que viraram Influencers. 

Entrevendo lucro, nesta virada, muita gente começou a publicar e comentar sobre produtos marcando e indicando as marcas. E o resto da onda a gente já sabe.  

Agora, a contratação de uma Influencer como estratégia de marketing pode custar milhões. Basta que ela tenha mais de um milhão de seguidores, por exemplo.

Com todas essas mudanças, antes de fazer qualquer compra, eu faço pesquisa nas redes sociais, comparo produtos, valores e leio muitos comentários e essa é a minha estratégia como consumidora. 

E você, faz o mesmo?

#FicaaDica: Atualmente, o instagram já perde para o youtube como rede social para acompanhar influenciadores. Por isso, estar no youtube é absolutamente fundamental se os influenciadores quiserem seguir no meio digital.

Cadastre-se e receba novidades

Com mais de 15 anos de experiência de mercado, a Agência Kaizen é uma empresa Partner do Google, especializada em Marketing Digital de Alta Performance. Com escritórios espalhados por vários estados do país, possuímos um sistema de automação em geração de leads.