Todos os dias centenas de grandes empresas investem pesado em anúncios pagos na internet, o que torna difícil a ascensão de pequenas e médias empresas que não possuem recursos financeiros suficientes para anúncios pagos. Porém o Inbound Marketing para pequenas empresas pode equilibrar o jogo e tornar essa disputa mais justa!
Diferente do marketing tradicional em que as empresas vão em busca de clientes divulgando seu produto (Google ads, panfletos, comerciais de tv), o Inbound Marketing trabalha com estratégias que atraem clientes em potencial até você.
Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleEntenda o Inbound Marketing
O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, consiste em um conjunto de técnicas e estratégias que levam um cliente em potencial à sua marca, oferecendo conteúdo de relevância que o encante e atenue sua dor, demonstrando que sua empresa entende do assunto e gerando assim autoridade para sua marca!
Cerca de 80% dos consumidores optam buscar informações de um produto em artigos invés de anúncios publicitários e mais de 90% pesquisam na web sobre o produto antes de comprar.
O Inbound Marketing para pequenas empresas ajuda a você atrair mais visitantes para seu site e posteriormente transformá-los em clientes de forma sutil e sem uma interferência agressiva.
Principais benefícios do Inbound Marketing para pequenas empresas
Como já vimos, o principal benefício do inbound marketing é o baixo custo, cerca de 61% menos que as técnicas utilizadas pelo Outbound Marketing segundo estudos.
Também não há necessidade de correr atrás de clientes pois eles virão até você através da publicação de conteúdos relevantes. Você só terá que produzir conteúdos de alta qualidade para que isso aconteça e eles provavelmente virarão leads e futuramente clientes fiéis!
Gradualmente constrói-se uma confiança através de informações úteis, resolvendo um problema e respondendo perguntas sem compromisso. Assim você desenvolve um relacionamento mais pessoal, que futuramente será o ponto chave de decisão do cliente em fechar negócios com você!
No fim das contas o Inbound Marketing para pequenas empresas significa atingir um público amplo que antes era inatingível devido ao custo, aumentando a autoridade da marca, gerando maior engajamento com os usuários, cultivando leads e consequentemente aumentando suas vendas!
Estratégias de Inbound Marketing para pequenas empresas
O primeiro passo antes de implementar uma estratégia de Inbound Marketing é ter um objetivo para determinado período de tempo, exemplo: Geração de 80 leads qualificados (usuários que preencheram um formulário) em 6 meses. Com o objetivo definido você pode avançar para implementação de sua estratégia.
Definir seu público-alvo é parte fundamental do marketing, pois através disso é possível entender as dores, desafios e problemas de um possível cliente de maneira clara, além de identificar onde encontrá-lo!
Com o objetivo e o público alvo bem definido, vem a principal etapa do Inbound Marketing, a atração. Para isso, crie conteúdos épicos de alta qualidade que resolvam problemas, saciem a curiosidade e estimulem o gosto pelo assunto. Esses conteúdos podem ser artigos, vídeos, fotos e podcasts, de acordo com o público alvo e a plataforma em eles estão inseridos.
Depois de atrair e converter o tráfego do seu site ou blog em leads, trabalhe-os dentro do funil de vendas, alimentando-os com conteúdos relevantes para cada uma delas até a decisão de compra por meio de ofertas atrativas.
Viu como as estratégias de Inbound Marketing é essencial para o crescimento de pequenas empresas? Os resultados são comprovados! Nos mande um e-mail, aplique essas estratégias e impulsione seu negócios agora mesmo!