Ser um advogado renomado não requer apenas grande conhecimento de leis e competências ligadas a valores éticos, mas também a pensar como um empreendedor. E para ter sucesso é fundamental ter um bom projeto, investir no planejamento e no plano de negócios. É importante entender como o Inbound Marketing para advogados pode beneficiar seu negócio.
O formando sai do ambiente acadêmico dominando a legislação e conhecendo diferentes naturezas do Direito, porém pouquíssimo conhecedor de técnicas e estratégias de negócio, o que torna difícil chegar entre os primeiros do mercado.
Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleO advogado é um empreendedor
Quando pensamos em advogado, a primeira pessoa que vem a cabeça é praticamente a que vemos em série como Suits: Homens e mulheres de terno, com papeladas de documentos, sempre atarefados e se comunicando quase que por um idioma próprio. Mas isso vem se transformando.
Um dos assuntos que vem ganhando destaque entre os advogados é o marketing jurídico e o Inbound Marketing para advogados – este último um belo upgrade na estratégia de negócios, que apresentam grandes resultados sem ferir a nobreza da profissão, visto que o código de ética é bastante rigoroso quando o assunto é propaganda.
Ressaltamos o Inbound Marketing para advogados como sendo a estratégia com mais sintonia ao Código de Ética e Disciplina da OAB, pois parte de uma premissa diferente do marketing tradicional, onde invés de ir até o cliente, a empresa realiza práticas que atraiam o cliente até ela. Leia a seguir e entenda:
Marketing tradicional x Inbound Marketing
A maneira tradicional de marketing que conhecemos é aquela em que a empresa vai em busca de atrair a atenção do cliente de forma direta. Podendo ser feito por meio de:
- Comerciais de TV;
- Anúncios na Internet;
- Telemarketing;
- Cartazes e outdoors;
- e outras formas.
O Inbound marketing pode ser definido como marketing de atração, pois utiliza-se de técnicas que fazem com que o cliente voluntariamente encontre a empresa, através de mecanismos de busca, sites, redes sociais, entre outros. Tudo isso sendo feito por meio de:
- Marketing de conteúdo;
- segmentação
- técnicas de SEO;
- branded content (entretenimento da marca);
- outras formas
Dessa forma gera-se credibilidade, pois publicando conteúdos relevantes que seja de interesse do seu público-alvo ajuda a tornar-se referência em sua área de atuação, além de conquistar clientes de forma mais espontânea.
Aplique o Inbound Marketing para advogados e torne a seu escritório referência na região!
O Inbound Marketing requer muitas pesquisas e estudos para criar conteúdos relevantes que possam ser facilmente encontrados pelo público que você deseja atingir, além de possuir uma estratégia que faz a gestão do ciclo de compra do cliente, da fase da atração até a reconquista. Sempre trabalhando dentro das diretrizes legais.
Atração
Aqui entra a parte do marketing de conteúdo e técnicas de SEO. Ações que atraem e facilitam que o público encontre a empresa.
Conversão
Fase em que o usuário , por algum estímulo, realiza um cadastro para receber seus conteúdos, transformando-se em leads.
Relacionamento
Com as informações obtidas é possível direcionar conteúdos individuais de acordo com o interesse de cada lead.
Fechamento de contrato
Analisando a etapa em que o cliente está dentro do funil de vendas, é possível discernir qual o melhor momento para fechar um contrato. Algumas ferramentas como leads scoring, SLA e inbound sales podem auxiliar o processo de transformação do lead em cliente.
Análise
A partir do uso de ferramentas de análise como o Google Analytics, é possível acompanhar os resultados e entender o comportamento dos usuários dentro do seu site viabilizando avaliar o desempenho da sua estratégia.
Agora que você entende um pouco mais sobre estratégias de marketing digital para advogados, que tal montar sua estratégia com o suporte da Agência Kaizen!? Faça uma consulta!!