Guia completo de Marketing Digital para Universidades e Faculdades

Entenda como o marketing digital para universidades pode auxiliar na captação e retenção de alunos em um mercado concorrido

O ano de 2024 trouxe consigo desafios renovados para o setor da educação, especialmente para universidades e faculdades que querem não somente aumentar suas matrículas, como manter seus alunos. O mercado está aquecido segundo o Censo da Educação. Afinal, atualmente o Ensino Superior Brasileiro registra mais de 8,9 milhões de matrículas, sendo 76,9% em instituições privadas.

Marketing Digital para Universidades
Atualmente, quase 9 milhões de brasileiros estão matriculados em um curso de Ensino Superior

Um panorama do Ensino Superior no Brasil

Antes de falarmos sobre a importância do marketing digital para universidades e faculdades, é fundamental entendermos o segmento. A formação acadêmica é um diferencial no mercado de trabalho, onde profissionais com diplomas de ensino superior, conforme apontado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), recebem salários significativamente maiores do que aqueles que possuem apenas o ensino médio.

Embora as grandes universidades sejam mais visíveis nas metrópoles, as instituições privadas de pequeno porte, que representam 82,5% do mercado, segundo o Mapa do Ensino Superior, e têm até 3.000 alunos, estão ganhando destaque. Essas instituições oferecem vantagens como a personalização do ensino e um contato mais próximo com os alunos, características altamente valorizadas hoje em dia.

Diante deste cenário, o marketing digital se revela uma ferramenta estratégica indispensável para universidades e faculdades. Em um ambiente tão competitivo, saber diferenciar-se é fundamental. Por isso, o marketing digital para universidades pode ampliar a visibilidade das instituições, atraindo e retendo alunos de maneira eficiente.

Por dentro do mercado…

Um dado interessante sobre o mercado educacional brasileiro é o crescimento expressivo dos polos de Educação a Distância (EAD). De 2018 a 2023, o número de unidades de EAD no Brasil saltou de 15,4 mil para 46,6 mil, um aumento de mais de 202% que evidencia a crescente aceitação das formações online. Esses cursos oferecem uma alternativa adaptável e flexível, alinhada às demandas dos estudantes brasileiros. Tanto que, atualmente, eles representam mais da metade das matrículas nas instituições privadas de ensino superior.

Contudo, um número chama a atenção para um desafio significativo: o Brasil ocupa a quinta pior posição entre 13 países do G20 no que se refere à conclusão do ensino médio. Conforme o relatório Criando Sinergias entre a Agenda 2030 e o G20 – Caderno Desigualdade, apenas 73,3% dos estudantes completam essa etapa educacional. Esse cenário indica uma alta taxa de evasão escolar, reduzindo o número de alunos potencialmente qualificados para o ensino superior.

Além disso, entre 2017 e 2021, a taxa de conclusão no ensino superior foi de apenas 27,7%. Isso revela um desafio adicional para as instituições de ensino superior. Afinal, não basta apenas captar, é fundamental reter os alunos.

Marketing Digital para Universidades
O número de polos EAD no Brasil aumentou mais de 200% nos últimos anos e essa modalidade representa 50% das matrículas em Ensino Superior em redes privadas

Desafios do Ensino Superior: como o Marketing Digital para Universidades pode ser a chave para conquistar o mercado

Com suas estratégias focadas na captação de novos alunos, o Marketing digital para Universidades oferece caminhos para que as instituições de ensino se destaquem. Nesse sentido, é importante entender o mercado, identificar a concorrência, avaliar as preferências do público-alvo e então planejar e executar ações personalizadas.

A seguir, vamos falar mais sobre isso…

Aumento da concorrência e novas expectativas dos estudantes

Como vimos no início deste artigo, o mercado educacional no Brasil está em plena transformação. Em parte, ele vem sendo impulsionado pela expansão dos polos EAD, além do aumento das instituições de pequeno porte. Essa evolução tende a ampliar a oferta de cursos, desafiando as instituições a se destacarem no mercado. Neste contexto, o marketing digital para faculdades torna-se essencial.

Também precisamos reconhecer que as expectativas dos estudantes estão evoluindo. Eles buscam cada vez mais flexibilidade, cursos personalizados e instituições que demonstrem um valor claro para seus investimentos educacionais. Portanto, para atrair esse público altamente exigente, as instituições precisam renovar-se, implementando estratégias de marketing inovadoras para destacar seus diferenciais. O objetivo, assim é responder efetivamente às novas demandas do mercado educacional.

O papel fundamental do Marketing Digital para Universidades

Diante dessas circunstâncias, a relevância do marketing digital para universidades e faculdades vem crescendo continuamente. Com estratégias refinadas as instituições conseguem alcançar potenciais estudantes de diferentes localidades. E isso é essencial na era do EAD, onde a comunicação eficaz e abrangente tem mais valor do que nunca.

É importante ressaltar que o papel do marketing digital vai muito além da captação de novos alunos. Atualmente, desenvolver ações que engajem e mantenham os alunos pode ser tão desafiador quanto atrair prospects. Por isso, é necessário pensar em estratégias que não apenas atraiam, mas que também construam e sustentem uma relação duradoura com o corpo discente.

Entendendo o Marketing Digital para Universidades e Faculdades

Assim como em outras áreas, o Marketing digital para Universidades e demais instituições de ensino permite criar estratégias adaptadas para atrair e engajar alunos. Em um cenário onde personalização é palavra-chave e os públicos cada vez mais exigentes, esse é um diferencial e tanto para as instituições de ensino.

Porém, existem ferramentas essenciais para uma campanha de marketing digital. Neste caso, a chave é customizar os conteúdos conforme o perfil da universidade. Além disso, avaliar as preferências do público e os atributos de cada produto faz parte do processo.

Entenda mais sobre as estratégias de marketing digital para universidades a seguir…

SEO (Search Engine Optimization)

A otimização para motores de busca é uma das ferramentas fundamentais no marketing digital para universidades. Este processo envolve aprimorar o site e o conteúdo para melhorar o ranking nos resultados dos motores de busca como o Google. O objetivo do SEO é aumentar o tráfego orgânico do site. Ou seja, ter mais visibilidade online para atrair visitantes qualificados e, assim, aumentar o número de potenciais alunos.

Como o SEO ajuda a atrair potenciais alunos?

  • Melhora a visibilidade e o alcance: quando a instituição aparece nas primeiras posições do Google ela estabelece uma percepção de autoridade e credibilidade junto aos potenciais alunos. Ou seja, estar no topo dos resultados de busca significa que ela é uma opção relevante e confiável.
  • Atrai tráfego qualificado: o SEO ajuda a atrair usuários que estão ativamente procurando por educação superior. Ao utilizar palavras-chave relacionadas aos cursos, por exemplo, o SEO garante que o tráfego seja de pessoas interessadas nesta modalidade.
  • Promove engajamento: além disso, o SEO é acompanhado de conteúdo relevante que responde às perguntas dos interessados. Isso não só ajuda a manter os usuários no site por mais tempo, como promove o engajamento e aumenta as chances de conversão de visitas em matrículas.

Redes sociais

As redes sociais são fundamentais no arsenal de marketing digital no âmbito educacional. Inclusive, elas constituem uma plataforma poderosa para atrair novos alunos e engajar aqueles já matriculados. Em ambos os casos, a chave para o uso eficaz é entender o público-alvo e escolher as plataformas que melhor atendem aos seus hábitos.

Marketing Digital para Universidades
Estratégias de marketing digital para universidades devem incluir as redes sociais. Para isso é fundamental avaliar o perfil do público e entender seus hábitos. No caso de cursos de pós-graduação e MBA, o LinkedIn é a plataforma indicada

Como atrair alunos com estratégias direcionadas nas redes sociais?

  • Identificação do público-alvo: para potenciais alunos do ensino médio, plataformas visuais e dinâmicas como Instagram e TikTok são ideais. Elas são perfeitas para campanhas que utilizam vídeos e conteúdos interativos, captando a atenção de um público jovem. Por outro lado, para cursos de pós-graduação e MBA, o LinkedIn oferece um ambiente mais profissional e direcionado. Assim, ele é ideal para atrair profissionais que buscam avançar em suas carreiras.
  • Conteúdo atraente e relevante: em cada plataforma, o conteúdo deve ser adaptado para atender às expectativas e interesses do público. No TikTok, por exemplo, vídeos curtos que mostram o dia a dia dos alunos e conteúdos virais são eficazes. No LinkedIn, artigos sobre liderança, inovações no setor e casos de sucesso de egressos ajudam a compor estratégias robustas de marketing para universidades.
  • Campanhas e anúncios pagos: as redes sociais oferecem ferramentas de segmentação que permitem direcionar anúncios para públicos específicos. Com isso, é possível atingir potenciais estudantes de áreas geográficas ou interessados em determinadas áreas de estudo.

Utilizando as redes sociais para fidelizar e engajar alunos matriculados

  • Comunicação contínua: manter os alunos informados e engajados é fundamental para aumentar as taxas de retenção. Nesse caso, as redes sociais permitem uma comunicação rápida sobre eventos, calendário acadêmico, oportunidades de estágio e muito mais.
  • Eventos e transmissões ao vivo: utilizar o Instagram ou o YouTube para transmitir eventos ao vivo, como palestras e cerimônias de formatura, ajuda a criar uma sensação de inclusão e comunidade entre os alunos. Inclusive, essa estratégia é fundamental para engajar aqueles que não podem estar fisicamente presentes.
  • Celebração do sucesso: as redes sociais são um bom local para compartilhar conquistas de alunos e professores, prêmios e casos de sucesso. Essa estratégia ajuda tanto a engajar os públicos internos, quanto a atingir a comunidade como um todo. Além disso, essas ações servem como inspiração e motivação para a comunidade estudantil.

Publicidade online

A publicidade online em plataformas como Google Ads é essencial para as universidades que desejam investir em marketing digital. Aliás, ela é especialmente útil entre as instituições que oferecem cursos de educação a distância. Com o Google Ads é possível definir objetivos claros, alcançando estudantes potenciais em diversas localidades. Um dos benefícios dessa estratégia é sua segmentação a partir de uma pesquisa de palavras-chave, construindo campanhas altamente direcionadas.

É importante ressaltar que a eficácia das campanhas no Google Ads também depende do monitoramento e da otimização com base no desempenho dos anúncios. Na prática, isso inclui ajustes em palavras-chave, orçamento e o remarketing para reengajar visitantes que não converteram inicialmente. Com análises detalhadas é possível, ainda, refinar as abordagens de publicidade a fim de maximizar o retorno sobre o investimento.

Email marketing

O email marketing é especialmente útil no marketing digital para universidades quando o objetivo é reter alunos. Isso porque, ao desenvolver comunicações personalizadas, as instituições podem manter seus alunos informados e engajados com conteúdos oportunos.

O e-mail marketing pode ser usado para compartilhar informações sobre cursos, atividades extracurriculares e oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional. Uma boa estratégia inclui emails regulares e bem-segmentados a fim de fortalecer o vínculo entre a instituição e os estudantes.

Marketing Digital para Universidades
Em um mercado em pleno crescimento, pensar em estratégias de marketing digital para universidades é essencial para atingir públicos qualificados

O papel da agência de marketing para universidades

Uma agência de marketing especializada em educação superior é essencial para que as universidades alcancem seus objetivos. Afinal, esse tipo de empresa possui expertise em estratégias digitais, criando campanhas que maximizam a visibilidade e o engajamento nos canais mais eficazes.

O trabalho de uma agência de marketing digital para universidades começa com análises de dados e uma compreensão das tendências de mercado. A partir disso ela poderá implementar as melhores ferramentas do marketing digital para faculdades, como SEO, gestão de redes sociais e publicidade online.

Como a Agência Kaizen atua no marketing digital para universidades?

A Agência Kaizen é especializada em marketing digital para universidades, tendo em sua carteira de clientes importantes instituições de ensino do país. Com esta experiência focada, a Kaizen compreende profundamente os desafios deste nicho, desde as nuances do público-alvo até as tendências que moldam o setor.

Para tanto, suas equipes de especialistas em marketing digital, incluindo tráfego pago, SEO e redes sociais, são capazes de criar estratégias personalizadas. O resultado são campanhas alinhadas aos objetivos específicos de cada instituição. É a partir desse olhar personalizado e individualizado que cada ação de marketing contribui para os objetivos de longo prazo da instituição.

Em busca de uma agência especializada em Marketing Digital para Universidades? Com a Kaizen você pode elevar o nível das suas estratégias!

Fale com nossos especialistas AGORA e saiba como podemos ajudá-lo neste processo.

Compartilhe este post

Preencha o formulário abaixo para receber uma avaliação personalizada do seu negócio.
Formulário Páginas Internas