Intensificando sua presença no mercado de programas analítcos corporativos, o Google liberou esta semana, para o Brasil, a versão Beta do Google Data Studio, software livre para criação de dashboards que faz parte da suíte de tecnologias de analytics. A ferramenta reúne todo o conteúdo necessário para compor relatórios, mensurar e compartilhar dados de uma forma prática, personalizável e visualmente atraente. No mesmo lugar podem ser acessados dados de ferramentas como o Analytics, Adwords, Youtube Analytics, planilhas do Drive, entre tantas outras disponibilizados pelo Google.
O Data Studio permite a criação de painéis com integração de dados de diversas fontes com compartilhamento colaborativo, já que através do Docs é possível que o documento seja editado por várias pessoas ao mesmo tempo.
Em maio já havia sido anunciada a versão gratuita do programa para pequenas empresas, e a principal diferença entres eles está na limitação de cinco relatórios por conta, mas ambos oferecem fontes de dados e relatórios ilimitados para visualização, edição e compartilhamento.
Como o programa acabou de ser lançado e ainda está em sua versão Beta, falhas durante o processo de adaptação e remodelagem podem ocorrer, o que não a torna menos útil para os profissionais de publicidade e marketing digital, especialmente aqueles que são responsáveis pelas métricas de várias contas.
O Data Studio só foi testado no navegador chrome, então o recomendado é não usá-lo em outros navegadores até que sua versão final, ainda sem previsão, seja lançada.
O produto é um concorrente direto do Power Bi da Microsoft, fabricante do Windows, cuja última versão chegou ao mercado no ano passado.
Como usar
Para poder usar o produto, é necessário ter uma conta no gmail e utilizar o Google Drive para armazenar os relatórios e informações que deseja utilizar para gerar suas métricas.
Para quem já trabalha com o Analytics, deverá ser muito fácil dominar o novo programa, já que sua interface tem recursos similares.
O Data Studio é muito flexível quanto às suas formas de apresentação e visualização. Além dos tradicionais gráficos de barra e pizza, ele também conta com algumas especificidades, como gráficos que acompanham o progresso de um objetivo de negócio e mapa de calor baseado em dados tabulares.
Ele ainda conta com ferramentas de estilos para personalização, selecionador de datas e filtros dinâmicos.