O Google anunciou, ainda no primeiro semestre, a mais nova suite de marketing para monitorar o comportamento dos usuários de forma abrangente. O Google Analytics 360 Suite é um sistema integrado de ferramentas de análise, desenvolvido para que mesmo aquelas empresas que trabalham com grande volume de dados, possam acompanhar de modo detalhado a jornada do consumidor.
Com ela, os profissionais poderão compreender o real retorno de seu esforços e investimentos em campanhas como ações de marketing, redes sociais, mídia paga e SEO.
O próprio Google, a descreve como uma solução corporativa para um mundo multitelas, já que uma de suas características mais fortes é a integração mobile. Frisando, que ter uma visão mais completa da jornada do consumidor era uma necessidade de seus clientes que já utilizavam ferramentas de mensuração e análise, mas ainda sentiam falta de mais dados e de relatórios que pudessem ser compartilhados por toda a empresa, permitindo ao marketing saber como proporcionar uma boa experiência para cada público específico.
A nova suite é uma junção de seis ferramentas distintas, quatro delas inéditas no mercado e lançados em versão beta, ou seja, disponível para uso, mas em processo de melhoramento.
As seis ferramentas são:
Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleAnalytics 360
Um dos pilares da suite, o Analytics 360 é a evolução do Premium, feito para empresas que trabalham com grande volume de dados. Além do nome, ele ganhou novas visões de análises, integrando-se com outros produtos e com um erro de amostragem menor.
Reunindo várias informações em um único lugar, ele possibilita uma melhor compreensão do público e do mercado de um produto, mas levando em conta a experiência do usuário, usando a percepção do próprio cliente para alavancar o desempenho do marketing.
Tag Manager 360
Sua principal mudança é no layout, mas a função continua a mesma: implementar tags e outros recursos de forma simples.
Ele conta também com recursos que dão suporte a aplicativos de dispositivos móveis e uso de camadas de dados que ajudam na organização e mensuração das informações coletadas.
Optimize 360 (beta)
O Optimize 360 é basicamente uma ferramenta de testes com o objetivo de avaliar dados do Analytics e a partir deles criar variações das páginas para testar melhorias implementadas.
Audience Center 360
O Audience Center se conecta com outras ferramentas do sistema e de terceiros, reunindo dados de diversas fontes em um só lugar, o que facilita o entendimento das informações e a segmentação do público alvo , aumentando o desempenho das campanhas e o retorno do investimento.
Data Studio 360
O Data Studio é um produto para análise e visualização de dados que se conecta com outros produtos e traduz as informações em relatórios visuais, simples, objetivos e dashboards interativos. Uma de suas principais funcionalidades é a colaboração e compartilhamento de dados.
Attribution 360
Novo nome e versão do Adometry, o Attribution teve recursos de atribuição de campanhas on e offline incorporados. A ideia é oferecer uma visão simples das métricas da empresa, sem importar a mídia que foi usada na campanha.
A plataforma usa algoritmos para medir o impacto de cada anúncio por canal e dispositivo.