A Taxa de Rejeição nos mostra a parcela de usuários que visitaram uma única página e a “abandonaram”. Veremos ao longo deste artigo que uma Taxa de Rejeição alta pode ser extremamente valiosa para o site.
Supondo que você está usando o Google Analytics, no guia Comportamento e em Visão Geral, podemos ver a percentagem do Bounce Rate (Taxa de Rejeição) do site.
- Chega até sua página;
- Gosta do seu produto;
- Olha o número de telefone;
- Realiza a ligação e fecha a página;
Você tem um novo cliente em potencial, uma nova venda, porém, o script do GA (Google Analytics) não faz ideia da relevância da página pro usuário e muito menos do usuário para a página, mas como dito anteriormente, o Google segue Scripts, e o que as nossas linhas de código dizem? “Se o usuário não interagir com outras páginas e fechar esta, contamos como uma rejeição”. E lá se vai a Taxa de Rejeição sendo aumentada indevidamente.
Outro fato que podemos analisar é o seguinte:
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Você envia um E-mail Marketing;
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O usuário clica e cai na sua página;
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Gosta do produto e quer realizar a compra;
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No ato da compra, o usuário é jogado para fora do site para concluir o pagamento (com paypal ou pagseguro, por exemplo). Neste caso temos um usuário relevante, satisfeito e feliz, porém, BINGO! O Bounce Rate ganha novamente.
A Solução de Como Diminuir a Taxa de Rejeição: Acompanhamento Ajustado
Existem inúmeras formas de otimizarmos o nosso Script do GA para obtermos diferentes números e dados no painel, inclusive mais robustas que o exemplo abaixo utilizado (apresentarei em novos artigos sobre o assunto), mas como a intenção deste conteúdo é mostrar de uma forma simples e rápida como melhorar os números, esta métrica serve perfeitamente!
O Google nos dá a liberdade de adicionarmos funções diferentes para alterarmos a forma de ação do nosso Script do GA conforme nossas necessidades e objetivos de obtenção de dados. Como foi apresentado pelo Blog do Google Analytics, pode-se inserir um tempo “x” para definir se o usuário está ou não engajado com a página de destino apresentada. Sendo assim, as validações de futuros cliques e navegações dentro do site são descartadas e passa a ser válido o tempo mínimo que o usuário deve permanecer na página para não ser considerado um “Bounce”.
No código, devem ser feitas poucas alterações, apenas uma inserção de linha é necessária:
Onde UA-XXXXXXXX-1 é sua ID de Acompanhamento e na linha em negrito deve-se ser alterado o valor em segundos que considere de fato um tempo válido para um usuário engajado, podendo por exemplo, alterar para 15 segundos:
setTimeout(“_gaq.push([‘_trackEvent’, ’15_seconds’, ‘read’])”,15000);
Se você está usando a versão padrão do GA, sua Taxa de Rejeição são apenas usuários que não foram adiante em sua página, isto é apenas uma métrica, não significa uma boa ou má noticia. Na próxima vez que você analisar o Bounce Rate, pense no seu objetivo com este número e a sua forma de interação entre o usuário, o site e o objetivo do script.
Quer debater um pouco sobre Bouce Rate? Diga-nos o que você acha desta métrica e como você implementa o código no seu negócio!