O Google Analytics que você conhece vai acabar!
Saiba como se adaptar à nova geração da ferramenta
Se você tem um site, o Google Analytics é um dos seus principais aliados. Afinal, é por meio dele que você consegue analisar os dados e monitorar todos os acontecimentos que envolvem as páginas. O Google Analytics em sua versão original, chamada de Universal, foi criado há 18 anos. Em 2020, o Google anunciou a transição para o Google Analytics 4, ou GA4 simplesmente.
Pois é, a era do Analytics Universal está com os dias contados. Afinal, em julho de 2023 todas as propriedades de Analytics deverão migrar para o GA4.
Você está preparado para essa mudança?
A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre o que muda com o Google Analytics 4, como ele impacta no que você já está acostumado e o que é preciso fazer para utilizar a nova versão da ferramenta. Mas, já adiantamos: tem muita novidade e detalhes que merecem atenção. Vamos lá?
O que é o Google Analytics?
Bom, antes de falarmos sobre a quarta geração do Google Analytics, vale a pena relembrar algumas informações sobre a ferramenta de análise de dados do Google. A versão do Google Analytics Universal, que é a utilizada atualmente, foi criada em 2005.
Trata-se de uma ferramenta gratuita, utilizada por sites do mundo todo para analisar métricas e dados de acesso. Há, ainda, uma versão paga, o Google Analytics 360, com recursos avançados que se voltam a grandes empresas.
Como o Google Analytics funciona?
A ferramenta é uma das principais aliadas de quem tem um site, pois oferece dados relevantes sobre o acesso. Isso ocorre com a utilização de código que realiza o acompanhamento desse fluxo. Ao ser instalado, automaticamente ele passa a coletar informações valiosas sobre os visitantes.
Então, é possível saber de onde vieram os acessos, as páginas visitadas, tempo de permanência e conversões realizadas. A ferramenta Google Analytics 4 ainda mostra o dispositivo utilizado pelo visitante e as palavras-chave que o levaram até o site.
Importante na tomada de decisões
Com esses dados em mãos, a equipe de marketing digital da empresa pode tomar decisões baseadas em relatórios completos e aprofundados. Isso possibilita a construção de uma estratégia que seja, de fato, relevante para o negócio. E, claro, auxilia na criação de campanhas de anúncio por meio do Google Ads.
Aliás, a seguir você ver que o Google Analytics 4 está ainda mais integrado à plataforma de anúncios do Google.
O que é o Google Analytics 4?
Você deve estar se perguntando o que é o Google Analytics 4, certo? Pois bem, trata-se da nova versão da ferramenta de monitoramento e mensuração de resultados. Ela foi apresentada em uma versão beta ainda no ano de 2019. Em 2020, foi anunciada como a substituta da versão tradicional. Agora, o prazo final para migração está chegando ao fim.
Anote na sua agenda:
Os usuários de Google Analytics Universal têm até o dia 1º de julho de 2023 para trocar sua conta. Já para as empresas que utilizam contas pagas do Google Analytics 360, o prazo é 1º de outubro de 2023. Até essas datas, o Universal Analytics seguirá coletando dados, mas depois entrará em extinção.
Por isso, é importante iniciar o processo de migração o quanto antes, para se acostumar com os novos recursos da ferramenta.
Para saber…
Os administradores dos sites e agências de marketing digital ainda terão acesso ao Universal Analytics para visualizar dados históricos por seis meses a partir da data de encerramento da plataforma. Porém, os novos dados coletados estarão disponíveis apenas no Google Analytics 4.
Com isso, ao fim de 2023 a versão Universal estará, de fato, finalizada e todos os seus dados serão extintos. Inclusive, o Google orienta seus usuários a exportarem os dados de suas propriedades do Universal Analytics.
Precisando de ajuda para migrar para o Google Analytics 4? Fale agora mesmo com nossos especialistas!
O que muda com o Google Analytics 4?
A quarta geração da ferramenta chega com muitas novidades, desde sua interface até às funcionalidades que oferece. Uma das grandes diferenças é o foco totalmente voltado ao modelo de dados orientado a eventos.
A ferramenta Google Analytics 4 também ganhou novas métricas de mensuração, que permitirão diferentes formas de exploração, visualização e análise de dados. Ou seja, há muita coisa para se atualizar, hein?
Para entender melhor sobre as novidades do Google Analytics 4, desmembramos alguns de seus pontos principais. Confira!
Eventos no Google Analytics 4
No Universal, conforme o próprio Google diz, os eventos eram considerados “interações do usuário medidas independentemente de uma página da web ou carregamento de tela”. Assim, cliques em links, downloads, preenchimento de formulários e reproduções de vídeos eram considerados eventos.
Com o GA4, o Google diz que eventos são considerados como interações com um site ou aplicativos, medidos simultaneamente ou independentemente de uma página ou carregamento de tela. Agora, “eventos incluem visualizações de página, cliques de botão, ações do usuário e eventos do sistema”.
No Google Analytics 4, a coleta de dados é automática e inclui desde rolagem na página, cliques de saída, engajamento do usuário com mídias no site e outras ações.
Privacidade dos dados
O GA4 chega com uma solução ainda mais potente para proteção de dados dos usuários. Assim, segurança e privacidade passam a ser primordiais durante o uso da ferramenta. O Google Analytics 4 utiliza uma modelagem de dados por meio de learn machine.
Logo, não é necessário utilizar cookies na coleta de dados. A ferramenta também parou de armazenar IPs e segue à risca as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Nova estrutura multiplataforma
Antigamente, o Google Universal era separado em Conta, Propriedade e Vista. Na atualização, a ferramenta passa a ter Conta, Propriedade e Fluxo de Dados. Isso significa que agora será possível mensurar não apenas o site, mas também seus apps em Android e iOS. Ou mesmo o fluxo entre um site e app.
Dito isso, fica mais fácil entender porque o Google Analytics 4 se considera uma ferramenta multiplataforma, não é? Mas, você deve saber que o GA4 precisa do Firebase para funcionar com aplicativo. É uma ferramenta do Google focada na análise de apps, então, para conseguir esse fluxo, será necessário criar uma conta por lá.
Tendências de comportamento
O Google Analytics 4 utiliza recursos de machine learning para criar insights detalhados sobre tendências de comportamento. Isso quer dizer que o sistema é capaz de prever o comportamento de um grupo de usuários.
Com isso, você e sua equipe de marketing podem desenvolver estratégias baseadas nos dados, aumentando as chances de conversão.
Integração máxima com Google Ads
Você sabe que o Google Analytics é essencial para uma campanha de sucesso do Google Ads, não é? Mas, com o GA4, isso foi imensamente aprofundado. Agora a ferramenta permite que você crie públicos personalizados, considerando a forma como eles interagem com o seu site.
Até mesmo as conversões provenientes da visualização de um anúncio no YouTube podem ser analisadas profundamente com o Google Analytics 4.
Essas são algumas alterações significantes da nova ferramenta, mas ao migrar sua conta, você vai perceber que muitas outras coisas mudaram. Para garantir o melhor uso dos recursos disponíveis, conte com nossos especialistas em Analytics!
Agora, chegou a hora de você conhecer as 10 métricas do Google Analytics. São novos parâmetros utilizados pela ferramenta, que prometem mensurações ainda mais aprofundadas e completas.
10 métricas do Google Analytics 4
Pensando em melhorar cada vez mais o entendimento do proprietário do site sobre as métricas, o Google Analytics 4 agora conta com novas métricas exclusivas. Conheça todas elas:
1. Usuários e novos usuários
Essa métrica já era utilizada na versão anterior e permanece no Google Analytics 4. Basicamente, elas representam os visitantes únicos que chegaram ao site em um determinado período. E os visitantes que entraram no site pela primeira vez. Simples, né?
2. Sessões
Aqui, podem surgir algumas dúvidas até mesmo nos profissionais de marketing. Isso porque, o antigo Analytics também usava o termo “sessões” para uma de suas métricas, mas no Google Analytics 4 isso passa a ser mensurado de forma diferente.
Como o GA4 tem foco em eventos, a métrica passa a ser derivada de um deles. Logo, a sessão é iniciada assim que o visitante executar uma dessas ações: a) abrir o site ou o aplicativo em primeiro plano; b) visualizar seu site sem estar conectado a uma sessão anterior.
3. Sessões engajadas
Essa é uma métrica nova, que vem com o objetivo de remover as rejeições na contagem das sessões. Para isso, a sessão engajada é válida após o usuário permanecer por, pelo menos, 10 segundos com o site ou aplicativo aberto em primeiro plano.
No caso de saídas antes desse tempo, aí sim o GA4 contabilizará como rejeição. Isso é interessante porque a ferramenta passa a contabilizar os momentos em que o usuário está realmente utilizando o site em primeiro plano.
Além disso, também é possível calcular as sessões engajadas por usuário, que revela quantas visitas com interações foram efetivadas pelo visitante.
4. Taxa de engajamento
A taxa de engajamento é calculada pelo Google Analytics 4 a partir da relação entre as sessões e as sessões que foram engajadas. Ela representa o quanto o seu site ou app está incentivando os usuários a navegaram na página ou tela, permanecendo ativos por mais tempo.
Caso a taxa de engajamento esteja baixa, é possível pensar em melhorias no conteúdo ou até mesmo outras estratégias que instiguem os visitantes a acessar outras páginas.
5. Tempo médio de engajamento
Essa métrica é fundamental para avaliar quanto tempo cada visitante gasta em seu site. A partir dos resultados, é possível identificar se as páginas ou telas estão, de fato, atrativas para engajar os internautas.
6. Contagem de eventos
As interações no site estão relacionadas com os eventos, que passaram a ser fundamentais para o Google Analytics 4. Agora, a ferramenta oferece uma função de Engajamento, que detalha para o proprietário todas as atividades, conforme as configurações desejadas. Elas podem ser: rolagem na página, visualização na página, cliques de saída ou outros itens personalizados.
Resumindo, a contagem de eventos relaciona quantas ações foram realizadas pelos usuários.
7. Conversões
Ainda na aba Engajamento, o administrador do site tem acesso às conversões que foram realizadas. Ou seja, o Google Analytics 4 fornece um relatório dos eventos de conversão que, de fato, foram efetuados pelo visitante.
8. Retenção de usuários
Muito importante para o site, a retenção de usuários diz respeito aos visitantes que chegaram à página e permaneceram consumindo seus conteúdos. Assim, o Google Analytics 4 fornece uma métrica que avalia a porcentagem de retenção de novos usuários, apontando, inclusive, quantos deles retornam ao site nos dias seguintes.
9. Receita
O GA4 fornece um relatório de monetização que permite ao administrador acompanhar em tempo real a receita que foi gerada pelo site. Isso pode incluir vendas no e-commerce, compras no app, compras de e-Books, entre outros.
10. Valor da vida útil
A última métrica do Google Analytics 4 que você precisa conhecer é a de valor de vida útil no app. Com ela, você entende o comportamento do usuário do aplicativo, mensurando suas atividades nas telas.
Por exemplo, o GA4 soma todos os eventos realizados pelo usuário durante os primeiros 120 dias de uso do app, contabilizando compras e outros elementos.
Quer saber como analisar as métricas do seu site? Conte com a Kaizen, nós podemos te ajudar!
Como ativar uma conta no Google Analytics 4?
Se você chegou até aqui, certamente entendeu a importância de migrar sua conta para o Google Analytics 4, não é? Aliás, isso tornou-se uma obrigatoriedade e, como vimos, o prazo está esgotando. Mas, antes de sair criando contas por aí, vale a pena verificar se, de fato, a sua propriedade será excluída.
Como descobrir se você precisa migrar?
Caso você tenha criado sua propriedade após o fim de 2020, é muito provável que já esteja usando o GA4. Então, não será preciso fazer a migração, pois sua plataforma já está atualizada.
No caso dos usuários que criaram propriedades antes de 14 de outubro de 2020, provavelmente a mudança será necessária, visto que no período anterior as contas eram criadas a partir do antigo Google Analytics Universal.
Se esse é o seu caso, o Google desenvolveu um assistente de configuração que promete ajudar na migração da propriedade. Para entender melhor, você pode clicar aqui e seguir as orientações gerais.
Lembre-se de exportar os dados antigos
Como já falamos anteriormente, depois do dia 1º de julho de 2023, os dados antigos do Google Analytics Universal estarão disponíveis para exportação somente até o fim do ano. Então, não se esqueça disso, certo?
Case de sucesso
Conheça as empresas brasileiras que utilizam Google Analytics 4 em suas campanhas
Se você está um pouco assustado com todas as mudanças que estão por vir, estamos aqui para tentar deixá-lo mais tranquilo. Por isso, separamos essa notícia bem interessante, que mostra como duas grandes empresas brasileiras converteram mais vendas ao mensurar suas campanhas utilizando o Google Analytics 4.
Saiba como Tim e BTG usaram o GA4 em suas campanhas clicando aqui
Precisando de uma ajuda com o analytics da sua empresa? Aqui na Kaizen, nosso time de especialistas está pronto para lhe auxiliar na migração para o Google Analytics 4.
Sobre a Kaizen:
A Kaizen é uma agência digital full-service focada no objetivo de cada cliente. São mais de 20 anos de experiência no mercado digital e uma equipe especializada em criar estratégias online para gerar bons resultados. Entre nossos principais serviços estão: geração de leads, inbound marketing e performance para varejo, indústria e serviços.
Somos pioneiros no mercado brasileiro com sistema de geração e monitoramento de leads próprio, SEO, gestão de mídia de simples acesso e implementação do Método KAIZEN de melhoria contínua. Somado a essa filosofia em todas as áreas de atuação, nossa equipe aplica os processos de Lean Canvas e Growth Hacking para que, a partir da análise dos dados, seja possível criar experimentos e obter os resultados almejados.
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