O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é um serviço do Google que tem capacidade de identificar detalhes específicos de navegação de um site, essa ferramenta pode extrair: taxa de exibição, hit de uma página, localização geográfica do visitante, meio pelo qual o visitante chegou até a página, sistema operacional, navegador e entre outras informações extraídas periodicamente (diariamente, mensalmente, semanalmente, etc).
Como funciona?
Esse sistema foi modelado com um sistema de estatísticas adquirido pela Google em abril de 2005. Apesar de ser uma ferramenta gratuita de coleta de dados e monitoramento de tráfego, essa ferramenta foi criada principalmente para auxiliar um webmaster, por isso, é mais eficaz que, além de ter esse potente serviço do Google, o seu negócio também tenha um especialista para absorver as informações e implementar as soluções necessárias para resolver os problemas identificados através das informações vindas do Google Analytics, já que a função dessa ferramenta não inclui resolução de problemas.
É fundamental ter um acompanhamento frequente do atual cenário em que o seu site está inserido, monitorando tráfegos, conversões e comportamentos dos usuários na interação. Além disso, o Google Analytics é uma ferramenta muito poderosa para influenciar em decisões, ações e estratégias de negócio se for corretamente analisada.