Conheça a biblioteca de anúncios do Google Ads
No último dia 29 de março, o Google anunciou o lançamento do Ads Transparency Center, ou seja, a Central de Transparência de Anúncios da plataforma. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar mais segurança na internet, garantindo uma melhor experiência aos usuários em todo o mundo.
Contextualizando o Google Ads
Disponibilizada globalmente no mês de março, a Central de Transparência de Anúncios do Google permite que os usuários acessem facilmente todas as informações necessárias sobre os anúncios que são veiculados nas plataformas do Google. Isso inclui Busca, Display e YouTube.
De acordo com o comunicado oficial da empresa, o Ads Transparency Center começou a ser idealizado em 2018, quando a plataforma passou a exigir uma verificação de seus anunciantes nos Estados Unidos. Na ocasião, essa medida era tomada apenas para anunciantes do segmento eleitoral. Dois anos depois, a solução foi aprimorada e o Google lançou um programa para verificar seus anunciantes a nível global.
Dessa forma, para veicular um anúncio, era necessário confirmar dados, como área, local e nicho de atuação da empresa, produtos ou serviços. Já em outubro de 2022, o lançamento da Minha Central de Anúncios permitiu que todos os usuários do Google, a nível global, tivessem acesso ao controle dos anúncios que são exibidos pela plataforma.
Como funciona o Ads Transparency Center?
A novidade, agora, fica por conta da Central de Transparência de Anúncios (Ads Transparency Center), que funciona como um hub, no qual os usuários podem encontrar todas as publicidades de anunciantes verificados nas plataformas do Google. Com isso, o objetivo é garantir fácil acesso às informações sobre os anúncios que são publicados e veiculados no Google.
O serviço oferece um quadro que reúne dados relevantes das campanhas, além de todos os anúncios/criativos publicados.
Entre as informações divulgadas estão:
- Anúncios que rodam nas plataformas Google
- Regiões nas quais os anúncios são veiculados
- Formato do anúncio
- Última data de exibição
Para ter acesso a essas informações, qualquer usuário pode acessar o site, clicando aqui, e digitar o nome da empresa que deseja verificar. Também é possível filtrar por país, palavra-chave ou outros aspectos. Ao localizar o anunciante, serão exibidos todos os seus anúncios, formatos e datas a partir da Central de Transparência de Anúncios do Google.
No comunicado oficial, o Google revelou estar comprometido “em proteger as pessoas, oferecendo uma experiência mais segura, confiável e transparente. Com a Central de Transparência de Anúncios, você sempre terá visibilidade sobre os anúncios que encontra no Google. Para ajudar as pessoas a tomar decisões on-line embasadas em informações – não importa onde elas estejam – vamos disponibilizar a Central de Transparência de Anúncios globalmente ao longo das próximas semanas”.
Na prática, o que muda?
As funcionalidades da nova “biblioteca de anúncios do Google” prometem deixar a rotina dos usuários mais tranquila e segura. Principalmente na hora de comprar produtos na internet. Para entender melhor, veja o exemplo a seguir:
Você está navegando na internet e se depara com o anúncio de um tênis que gostou muito, porém, não tem certeza se conhece a marca em questão. Para evitar cair em um golpe, a dica é acessar a Central de Transparência de Anúncios do Google e procurar pelo anunciante na barra de pesquisas.
Com esse recurso, é possível pesquisar não apenas a marca, como visualizar outros anúncios veiculados por ela e até mesmo visitar o seu site. Assim, os usuários têm mais segurança na hora de fazer compras no ambiente digital.
Transparência de informações
Com a nova ferramenta, os usuários têm mais facilidade em detectar anúncios fraudulentos, ajudando a garantir transações seguras no ambiente virtual. De acordo com o próprio Google, são exibidos dados de anunciantes verificados que apareceram para os usuários nos últimos 30 dias ou até 7 anos atrás (no caso de conteúdo político).
Ao pesquisar sobre determinado anúncio, rapidamente é possível ver quem é a empresa responsável pela sua veiculação, verificar seu site e até mesmo anúncios anteriores. Certamente, é uma novidade que promove a confiabilidade e a responsabilidade na internet.
Remoção de anúncios: de acordo com o relatório de segurança do Google divulgado no último ano, já foram removidos mais de 5,2 bilhões de anúncios que violavam as políticas da empresa em todo o mundo. Segundo o levantamento, foram restringidos 4,3 bilhões de anúncios e mais de 6,7 milhões de contas de anunciantes foram suspensas.
Quais as vantagens do Google Ads Transparency para anunciantes?
Além de promover a confiança e a segurança dos usuários em geral, a Central de Transparência de Anúncios do Google oferece vantagens para as empresas anunciantes. Isso porque, com a nova ferramenta, é possível avaliar anúncios da concorrência, verificar áreas de exibição e adequar suas estratégias de modo a se tornar ainda mais competitivo no mercado digital. Para as agências de marketing digital, isso tem muito a agregar.
Outro benefício do programa é a possibilidade de analisar de forma completa e aprofundada o desempenho de uma campanha de anúncios no Google. Assim, torna-se mais fácil identificar pontos a serem melhorados e analisar a eficácia dos anúncios com base em dados reais.
Com a implementação da Central de Transparência de Anúncios, o Google pretende incentivar uma tomada de decisão mais eficaz e inteligente de seus usuários, garantindo a exibição de anúncios de qualidade. O resultado é maior transparência sobre quem são os anunciantes, onde eles estão e qual é a publicidade divulgada por essas empresas.