Conheça as vantagens da gestão de Google Ads para pequenas empresas e aumente seu faturamento!
Você é empreendedor e está em busca de soluções para aumentar o faturamento da sua pequena empresa? Então, chegou ao lugar certo. Aqui, vamos explicar porque investir no Google Ads é um ótimo recurso para conquistar novos clientes e maximizar as vendas do seu produto ou serviço.
Quer saber como o Google Ads para pequenas empresas pode transformar o seu negócio? Continue a leitura e confira!
O que é Google Ads?
Se você acompanha nosso site, certamente já sabe o que é o Google Ads, certo? Mas, para quem está chegando agora, vamos a uma breve explicação. Para um entendimento mais aprofundado, a sugestão é clicar aqui para ler mais sobre o assunto.
Bom, o Google Ads para pequenas empresas nada mais é do que a plataforma de anúncios do Google. Nela, é possível optar por aparecer nos Links Patrocinados nas páginas de resultado de busca do Google (SERP) ou, ainda, na Rede Display. Esta última veicula publicidade paga em uma rede de sites parceiros do Google. Assim, você consegue atingir outros públicos, para além da pesquisa.
De olho no seu público-alvo
O Google Ads é ideal para pequenas empresas que desejam captar novos clientes, aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento. Além disso, a plataforma de anúncios digitais é indicada para deixar uma marca ou empresa mais visível na internet. Ao aumentar a visibilidade e atingir o público-alvo desejado, é possível melhorar a lucratividade do seu pequeno ou micro negócio.
Para quem o Google Ads se destina?
O Google Ads é destinado a todos aqueles profissionais, empresários, pequenos empreendedores, marcas e empresas que desejam maximizar os lucros. Com isso, queremos dizer que o Google Ads para pequenas empresas é vantajoso para todos, não apenas para aquelas grandes empresas e multinacionais.
Na verdade, é junto às pequenas empresas que ele tem ainda mais importância. Afinal, ao utilizar a maior e mais relevante plataforma de publicidade do mundo, é possível alcançar o público certo com um investimento razoável. Ao contrário das mídias tradicionais, é mais barato anunciar no Google.
Quanto custa anunciar no Google?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre Google Ads para pequenas empresas, deve estar se perguntando quanto custa anunciar no Google. Certo?
O Google aceita valores diversos para suas campanhas. Por exemplo, você pode começar investindo R$ 150,00 mensais e, caso julgue necessário, aumentar essa verba posteriormente.
Os resultados vão depender, é claro, de uma série de fatores, conforme veremos a seguir. Além disso, a segmentação do seu negócio e a abrangência do anúncio também interferem no custo de um anúncio. De acordo com essas variáveis é possível alcançar o topo da página 1 com investimentos que variam de R$ 150,00 a R$ 1.000,00 por mês.
O que é gestão de Google Ads para pequenas empresas?
Como você viu, o Google Ads para pequenas empresas é a plataforma perfeita para você vender produtos ou serviços e atingir o seu cliente ideal. No entanto, embora pareça simples e intuitiva, indicamos contar com a expertise de uma agência especializada para fazer o gerenciamento da sua campanha no Google.
Assim como no ramo da sua empresa, existem particularidades que somente profissionais especialistas em marketing digital conhecem sobre o Google Ads. Muito mais do que macetes, estamos falando de técnicas para garantir os melhores resultados para a sua campanha.
Não basta criar e publicar um anúncio no Google, essa tarefa demanda otimização constante. E isso somente é possível a partir de uma análise detalhada de resultados, com as métricas da plataforma.
O que inclui o gerenciamento de campanhas no Google?
A gestão de Google Ads para pequenas empresas engloba algumas etapas primordiais para que os resultados conquistados sejam os melhores possíveis. E isso envolve desde o planejamento da campanha até a mensuração dos resultados, que permitirá otimizá-la caso seja necessário.
Entenda melhor cada uma dessas etapas a seguir:
Escolha dos objetivos
Como empreendedor, quais são os objetivos que você tem para o seu negócio? Antes de criar seus anúncios no Google Ads para pequenas empresas, é importante traçar metas bem claras para entender qual a melhor estratégia. É por isso que uma agência de marketing digital é importante, pois poderá dar todo suporte desde os primeiros passos da sua campanha.
Pesquisa de palavras-chave
Na etapa que consiste na pesquisa de palavras-chave, é importante estar atento ao processo. Afinal, é a partir delas que você consegue definir para quem o seu anúncio será exibido. Ou seja, pode ser considerada como a parte inicial da segmentação do seu público. Ao definir essa lista, o Google entende quem é o seu público-alvo.
Porém, é válido ressaltar que existem as palavras-chave negativas, que também precisam ser escolhidas para melhorar o desempenho da campanha. Ao definir esses termos, o Google evita que o seu anúncio seja exibido em pesquisas relacionadas a eles. Podemos concluir, assim, que a segmentação do anúncio no Google Ads para pequenas empresas é favorecida quando essa etapa é realizada com sucesso.
Segmentação do público-alvo
Aqui, você vai poder definir em detalhes quem é o seu cliente ideal. Ou seja, é nesse momento que você informa ao Google quem deseja atingir, para quem o seu anúncio deve ser exibido. Entre as características mais comuns estão gênero, faixa etária, grau de escolaridade, localização, renda mensal, interesses e comportamento na web.
Criação de anúncios
Desenvolver o anúncio pode não ser tão simples como você imagina. Nessa hora, é importante contar com profissionais especialistas, para que a sua mensagem seja transmitida da forma certa. E com as palavras certas, afinal, o Google Ads para pequenas empresas deve ser bem elaborado.
Nos links patrocinados, você tem um curto espaço para dizer tudo o que precisa de uma forma que atraia o internauta. E para isso existem técnicas utilizadas por agências de marketing digital para auxiliar nos melhores resultados.
Definição do orçamento
O Google Ads para pequenas empresas é um tanto quanto flexível na definição do orçamento para sua campanha. Isso porque, ele sugere um valor mínimo, permitindo que mesmo os pequenos empresários, com pouca verba para investimento, utilizem o serviço.
Com o intuito de evitar gastos extras, o orçamento prevê limites de gastos por dia ou por semana. E, caso haja necessidade, é possível aumentar o investir sempre que desejar.
Análise de métricas
O Google Ads para pequenas empresas disponibiliza um painel completo para analisar os resultados da campanha em tempo real. Isso permite fazer ajustes sempre que julgar necessário. Mas, claro, é indicado contar com uma análise profissional para entender os dados fornecidos e saber qual a melhor estratégia para seguir.
Principais métricas do Google Ads para pequenas empresas:
Taxa de impressão
Indica quantas vezes o anúncio foi exibido na internet. Trata-se de uma proporção entre o volume das buscas das palavras-chave que você listou nas etapas anteriores, com o volume de exibição dos anúncios.
Taxa de conversão
Você quer saber o que aconteceu com o seu possível cliente após o clique no seu anúncio? Então, é justamente essa a informação que a taxa de conversão nos traz. Por exemplo, caso o objetivo da sua campanha seja o preenchimento de um formulário ou uma compra, a taxa de conversão vai considerar apenas quando, de fato, o internauta realizou a ação esperada pelo anunciante.
CTR, CPC e CPA
Essas siglas costumam assustar, pois representam análises ainda mais aprofundadas do que a taxa de impressão. Com elas conseguimos saber o que aconteceu com o cliente após ele ter visualizado o seu anúncio.
O CTR nos diz quantas pessoas, dentre aquelas que visualizaram, clicaram no anúncio. O CPC informa qual o custo, ou seja, o valor que está sendo cobrado por clique. Já o CPA é o custo por aquisição, no qual o Google cobra pelo volume de conversões ou cliques efetivos.
Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI informa qual foi o retorno do anunciante com o investimento feito. Assim, o empreendedor consegue verificar se os resultados da campanha estão sendo proporcionais àquele valor investido inicialmente.
Índice de qualidade do anúncio
O Google é bastante meticuloso em relação a essa métrica, analisando qual é a relevância do conteúdo anunciado. A partir dele, tanto a posição do link patrocinado na página de respostas, quanto o custo de cada clique podem variar. Logo, a lógica é a seguinte: quanto maior o índice de qualidade do seu anúncio, maior será o tráfego, menor o custo e maior a conversão.
Taxa de rejeição
Por fim, a temida taxa de rejeição ajuda a entender melhor sobre o quão atrativo está o seu anúncio. Digamos que o internauta tenha clicado no seu link, porém não navegou no site. Isso nos diz algo sobre a qualidade do conteúdo ou mesmo o visual da página, visto que a taxa de rejeição está alta. Caso isso ocorra, é importante avaliar com calma o material exibido e realizar as devidas melhorias.
Otimização constante
Depois de todas as etapas anteriores, é hora de manter a sua campanha otimizada. E isso pode ser feito, justamente, pela análise das métricas que conhecemos anteriormente. Ao otimizar seu anúncio, você consegue deixá-lo sempre adaptado para o Google Ads para pequenas empresas, evitando que os resultados caiam.
A gestão de Google Ads por uma agência de marketing digital tem grande valia nesse momento, afinal, com os profissionais certos é possível testar os melhores formatos e segmentar cada vez mais seu público.
Mas afinal, Google Ads para pequenas empresas funciona?
Como vimos até aqui, o Google Ads para pequenas empresas funciona. E, além disso, é muito vantajoso para os empreendedores que desejam aumentar a lucratividade. A plataforma de anúncios do Google permite que, mesmo com uma verba inicial baixa, você consiga atingir seu público-alvo, melhorando a visibilidade do seu negócio.
Para melhorar seus resultados, assim que a pequena empresa começar a faturar mais, a dica é investir em novas estratégias de marketing digital. Sempre aliando as ferramentas ao Google Ads para pequenas empresas. Um exemplo disso são as landing pages, o SEO e o desenvolvimento de um site totalmente otimizado.
Assim, você consegue ir aumentando a sua presença orgânica nas pesquisas do Google.
Destaque-se perante à concorrência
Um detalhe importante de ser mencionado, caso você ainda não esteja usando o Google Ads, é que seus concorrentes estão. E, pior: estão aparecendo na sua frente nos resultados da busca do Google.
Isso significa dizer que, quando uma pessoa faz uma pesquisa relacionada à sua área de atuação, os resultados mostrados na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP), considerarão, em primeiro lugar, aqueles links patrocinados.
Ou seja, é muito provável que seu concorrente apareça para o cliente antes mesmo de você. Inevitavelmente, isso diminui suas chances de gerar leads ou converter vendas. Ao anunciar no Google Ads, a sua pequena empresa consegue conquistar os primeiros lugares nos resultados, o que aumenta a possibilidade de vender e aumentar o lucro.
Gestão de Google Ads para pequenas empresas é na Kaizen
Você é empreendedor e está em busca de novas oportunidades para o seu negócio crescer? Então, venha para a Kaizen e tenha acesso às melhores estratégias e ferramentas de marketing digital para atrair mais clientes e vender mais.
Para garantir o melhor gerenciamento dos seus anúncios no Google Ads para pequenas empresas, conte com nossa equipe especializada. Entre em contato e vamos juntos descobrir as melhores soluções para a sua empresa!
Sobre a Kaizen:
A Kaizen é uma agência digital full-service focada no objetivo de cada cliente. São mais de 20 anos de experiência no mercado digital e uma equipe especializada em criar estratégias online para gerar bons resultados. Entre nossos principais serviços estão a geração de leads, inbound marketing e performance para varejo, indústria e serviços.
Somos pioneiros no mercado brasileiro com sistema de geração e monitoramento de leads próprio, SEO, gestão de mídia de simples acesso e implementação do Método KAIZEN de melhoria contínua. Somado a essa filosofia em todas as áreas de atuação, nossa equipe aplica os processos de Lean Canvas e Growth Hacking para que, a partir da análise dos dados, seja possível criar experimentos e obter os resultados almejados.