Porque você pode estar deixando muito dinheiro na mesa nessa ondinha de Machine Learning e oferta por clique inteligente automatizada e o mar nunca está para peixe para quem depende precisa de resultados.
Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleCuidado com esta ondinha de lance automatizado que ela pode estar aí para fazer o Google faturar mais e não você
O Google redefiniu toda sua estratégia de Bidding(oferta por cliques), apostando na inteligência do aprendizado de maquina para garantir os melhores resultados para os anunciantes, o que isto realmente quer dizer para você mortal anunciante? ?
Antes é importante dizer que é meio que um caminho sem volta, todos os produtos do Google estão impregnados com Machine Learning, lembra desta imagenzinha abaixo, que legal né? pois é.. absolutamente verdadeira
É isto aí o chef tá colocando machine learning em tudo, é para ser bom demais mas pera que nem tanto.
Fatos sobre a nova tecnologia implantada pelo Google:
Eu participei de todos os maiores eventos técnicos do Google dos últimos 4 anos: Google Academy, Google Partner Summit, Google Live Marketing, Google Experts e o que vou falar abaixo não é fácil de ouvir, cuidado você pode estar perdendo muito dinheiro mesmo no Google.
Isto vai depender essencialmente de qual perfil de anunciante do Google Ads que você é porque pode ser que seja um dia de alegria para você:
➡ Para o pequeno anunciante que não entende nada do assunto e não tem um especialista para cuidar da sua conta melhora sim os resultados.?
Sabe aquele tio que acha caro pagar o carinha do Google e sente que vale a pena até ficar sem ver os filhos e tomar um chifre da mulher fazendo GOOGLE ADS de madrugada, porque isto é MUITO LEGAL.
Sabe? Este tio? Então para ele os problemas acabaram, realmente comparando com o modelo anterior de lances automatizados tivemos um avanço surpreendente.
Isto quer dizer que o mecanismo é muito inteligente na hora de identificar as pessoas certas para serem impactadas pelas ofertas certas, aquelas mais dispostas a serem convertidas, mas pera aí que você ainda não entendeu, daqui a pouco eu vou te lembrar daquela anedota da inteligência que é usada para o mal.
➡ Automaticamente ele está oferecendo possibilidade de conversão instantânea compartilhando de forma global o comportamento de todos os usuários sem necessidade da criação de um histórico da sua própria conta
Sim ele esta sabendo que você compra mais facilmente tal produto e dando de graça para o concorrente do mesmo produto, né? “Privacy is overrated” né?
Mas claro que o Google está fazendo isto para manter todos eles felizes pagando custos por clique caríssimos para entregar cada vez mais resultados para os acionistas, digo anunciantes.
➡ O Machine Learning do Google Ads é extremamente inteligente
Isto é fato, ele realmente esta analisando o comportamento do publico alvo e através do modelo de acompanhamento Data-driven parece estar modificando os lances de forma mais assertiva, e claro que como uma agência Google Partner Premier eu sou obrigado a dizer para todos vocês a importância de implantar isto mas, hey amigo, eu tenho um compromisso com o resultado dos meus clientes e aqui vai a notícia não tão animadora sobre isto tudo, o robozinho não está trabalhando somente para você.?
➡ O que o anunciante não entendeu é que ele trabalha a favor do faturamento do Google e não dos resultados dele.
Isto aí mesmo que você leu, em todos os testes que realizei utilizando ferramentas customizadas de bidding e até ferramentas de BI americanas as diferenças foram as seguintes:
➡ CPC médio 3x maior usando o SmartBidding
Para manter os impactos no público que ele considera o mais inclinado a gerar conversões ele eleva muito a oferta do CPC chegando a parâmetros ridículos de oferta, quando a oferta era limitada ele reduzia drasticamente o posicionamento atrasando a entrega do resultado em semanas, você aí tá com tempo para ficar sem vender?
➡ CPA 4x maior em média no SmartBidding
O custo de aquisição dos leads aumentou muito com o SmartBidding, incomparáveis quando comparadas as campanhas manuais com auxilio de uma ferramenta de BI de Bidding e o nosso gerenciador de posicionamento (É como eu chamo um javascript que eu programei bêbado de madrugada, não espalhem )
➡ Taxa de Conversão 20% maior no SmartBidding
Taxa de Conversão de 25% com CPA(Custo por Aquisição) 3x maior não paga as contas da maioria dos anunciantes, quando a ferramenta consegue reduzir o CPA, mesmo assim o faz em número superiores do custo do modelo gerenciado manualmente com auxilio de uma ferramenta de smartbidding.
Conclusão do Amiguinho
Sabemos que ninguém poderia ter ferramenta melhor que o Google para otimizar campanhas no Google, ele é o GOOGLE!
Ele sabe de tudo, ele sabe que eu escrevi este artigo e não vai deixar sequer ele ser indexado( ajude compartilhando :P)
O que deixa claro que aqui estamos presenciando um posicionamento estratégico claro de quem quer faturar mais em cima de você.
Invista em um especialista e em ferramentas de BI que ajudem o anunciante a roubar o Google, eu faço isto pelos meus clientes com muito amor, podem mandar me prender ?