Que tal entender o marketing digital de A a Z?

Você já ouviu falar em lead? E chatbot? Com a internet cada vez mais difundida entre a população, é claro que o marketing digital vem assumindo um papel de maior destaque. Na verdade, suas técnicas já se tornaram indispensáveis para empresas que desejam conquistar novos clientes e efetuar vendas.

glossário de marketing digital
Saiba quais são os principais conceitos do glossário de marketing digital
Um marketing para todos

Do vendedor que tem uma lojinha de roupas no Instagram a grandes empresas de tecnologia, hoje em dia, todos precisam utilizar o marketing digital para alavancar seus negócios.

Afinal, o marketing mudou – e seus principais termos também! Se você quer entender melhor esse novo universo, chegou ao lugar certo. Confira o glossário de marketing digital da Agência Kaizen e conheça seus principais conceitos.

Entendendo cada conceito…

Atualmente, existem agências especializadas nesse tipo de estratégia, desenvolvendo ações personalizadas de acordo com o objetivo de seus clientes. No entanto, para quem é leigo no assunto ou está dando seus primeiros passos no marketing digital, sabemos que é difícil entender alguns termos. São conceitos que vão além do marketing tradicional – que é chamado de outbound marketing, você sabia?

Para conhecer melhor cada um desses termos, é só continuar a leitura e conferir o glossário de marketing digital que preparamos!

Glossário de marketing digital

A

AIDA

Para iniciar o glossário de marketing digital, a sigla AIDA é utilizada para indicar as etapas do relacionamento do consumidor com a marca ou empresa: Atenção, Interesse, Desejo e Atração. Essa jornada está baseada no próprio comportamento humano e visa à orientação de todas as estratégias dentro do marketing digital.

Alt text

Um dos fatores mais relevantes dentro do SEO, o texto alternativo, ou alt text, é lido pelos mecanismos de busca, como o Google, além de ser exibido na página quando o navegador não consegue carregar a imagem.

Analytics

Todas as ações planejadas podem ser avaliadas a partir de métricas fornecidas pelas plataformas – o que chamamos de Analytics dentro do glossário de marketing digital. Esses dados permitem a otimização constante da campanha a partir de estatísticas como número de cliques, público atingido, taxa de conversão, entre outros. Um exemplo é o Google Analytics, ferramenta do Google para analisar estatísticas.

Automação de marketing

Normalmente utilizado para se referir ao disparo de e-mails, a automação de marketing engloba todos os mecanismos que permitem automatizar as tarefas. O objetivo é facilitar as ações do dia a dia, focando na estratégia para acelerar os resultados.

B

Benchmark

Na sequência do glossário de marketing digital, Benchmark é a análise de concorrência e consiste no levantamento de todos os pontos positivos e negativos do concorrente, verificando suas ações para geração de resultados. Em geral, é utilizada por empresas que desejam identificar oportunidades para melhorar sua atuação.

C

CAC

No glossário de marketing digital, o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) corresponde a uma métrica para que as empresas consigam mensurar o quanto estão gastando para gerar leads e convertê-los em vendas. A partir dessa análise, é possível identificar quanto do investimento está dando retorno, o famoso ROI.

Chatbot

O chatbot é um programa de computador utilizado para o atendimento online. Trata-se de um robô que simula o atendimento humano, com o objetivo de humanizar o atendimento em canais virtuais. Além disso, é uma ferramenta essencial para otimizar o atendimento ao consumidor e desafogar seus atendentes, deixando para eles funções que, de fato, precisam do olhar humano.

Conversão

Este termo do glossário de marketing digital é utilizado quando o usuário realiza uma ação que foi planejada pela empresa ou marca. Em uma landing page, por exemplo, o objetivo pode ser fazer com que o usuário preencha um formulário. Quando ele executa isso, é possível dizer que houve uma conversão.

CPA

No glossário de marketing digital, o Custo Por Aquisição consiste em mais um método de cobrança, porém depende das conversões que foram realizadas a partir do anúncio publicado.

CPC

O Custo Por Clique (CPC) é um dos métodos de cobrança utilizados pelo Google Ads e Meta Ads e o valor a ser pago depende do número de cliques realizados no anúncio.

CRM

Customer Relationship Management ou, em português, Gerenciamento de Relacionamento com Clientes. O CRM dentro do glossário de marketing digital consiste em softwares para melhorar a gestão de relacionamento com clientes, garantindo uma melhor organização das informações, bem como um controle geral sobre reuniões, agendamentos, entre outros.

CRO

Conversion Rate Optimization ou, em português, Otimização de Taxa de Conversão. Possui estratégias que têm como objetivo melhorar a taxa de usuários que realizam determinada conversão no site ou na landing page da empresa.

CTA

Call-to-action ou, em português, Chamada Para Ação, consiste em comandos textuais e visuais que motivam o usuário a realizar determinada ação. Ou seja, são banners, botões ou textos persuasivos com mensagens imperativas, como “clique aqui”, “garanta sua vaga”, entre outras.

CTR

No glossário de marketing digital, Click Through Rate é a porcentagem da audiência que visualizou o anúncio na internet e clicou no link disponibilizado, sendo redirecionado para uma página na web (landing page, whatsapp, site, entre outros).

D

Domínio

Essa é fácil! No glossário de marketing digital, domínio é a URL ou, mais especificamente, o endereço do site. O domínio da Kaizen é www.agenciakaizen.com.br.

E

e-Book

Considerado um material rico dentro do marketing digital, o e-Book nada mais é do que um livro eletrônico que oferece material educativo e de qualidade sobre determinado assunto. Em geral, são mais densos que um post em blog e podem ser utilizados em uma estratégia para geração e nutrição de leads.

EdgeRank

O algoritmo do Facebook é responsável por escolher os posts que serão mostrados no feed de notícias do usuário. É claro que essa ordem não é definida de forma aleatória, há um algoritmo de machine learning (aprendizado de máquina) que utiliza alguns parâmetros para encontrar relações entre o usuário e o outro perfil, para então exibir suas notícias no feed.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação direta entre a empresa e uma determinada base de contatos, podendo ser de clientes ou de potenciais clientes, por exemplo. Geralmente, uma campanha de e-mail marketing é realizada por meio de uma ferramenta de automação, responsável pelos disparos dos e-mails e, na sequência, pela análise de resultados.

A campanha pode ser totalmente avaliada a partir de métricas que revelam quantas pessoas abriram o e-mail, quantas deletaram sem ler, quantas entraram em contato, entre outros dados relevantes.

Engajamento

O engajamento, no glossário de marketing digital, é o envolvimento que os usuários têm com uma página ou perfil nas redes sociais, sendo constituído por número de curtidas, comentários, cliques, compartilhamentos, salvamentos, entre outras ações.

Esses parâmetros utilizam três critérios para definição, que são: afinidade (de acordo com interações já feitas com a página), formato do post (vídeo, imagem, link) e data da postagem (quanto mais antiga, menor a chance de aparecer).

F

Facebook Leads Ads

O Leads Ads é uma ferramenta do Facebook utilizada para gerar leads com mídia paga dentro da rede social, sem a necessidade de fazer o usuário sair da página para preencher um formulário, por exemplo. Isso aumenta as chances de conversão, uma vez que a experiência do usuário é favorecida sem o remanejo para outros sites.

Funil de vendas

No glossário de marketing digital, o funil de vendas é constituído de três etapas, representando assim toda a jornada do cliente até a conversão em vendas. Trata-se de um modelo estratégico muito utilizado para visualizar o caminho percorrido pelo cliente, sendo constituído de Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (Bofu).

Topo de Funil: fase inicial do processo de venda; Meio de Funil: avanço do consumidor no processo de compra; Fundo de Funil: quando o consumidor consegue escolher a solução mais adequada para a sua necessidade, aumentando a chance de fechamento de negócio.

glossário de marketing digital
O glossário de marketing digital é essencial para quem deseja se aprofundar nesse universo

G

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são frases utilizadas para estimular o cliente a realizar uma determinada ação. Geralmente, são classificados como Gatilhos de escassez, Gatilhos de urgência, Gatilhos de exclusividade e Gatilhos de curiosidade. Eles são muito importantes para a divulgação de ofertas e promoções e podem ser aplicados em campanhas de datas comemorativas.

Google Ads

Em nosso site, você encontra informações completas sobre Google Ads, inclusive sobre gestão de Google Ads para pequenas empresas. Para lembrar, trata-se da maior plataforma de publicidade online do mundo, que permite a divulgação de produtos e serviços no mais acessado mecanismo de buscas da internet. Além dos links patrocinados, o Google Ads veicula anúncios em sua Rede de Display, composta por sites parceiros.  

Growth hacker

No glossário de marketing digital, growth hacker é o profissional focado na aquisição de clientes de um jeito rápido e eficiente, envolvendo diferentes áreas dentro da empresa.

O Growth Hacking, de acordo com Sean Ellis, primeiro gestor de marketing do Dropbox e criador do termo, refere-se ao marketing que é orientado a experimentos. Ou seja, trata-se de um modelo baseado em estratégias inovadoras. Nesse sentido, o Growth Hacker é o profissional que tem a missão de conectar a empresa com seu mercado-alvo ideal. E, assim, tornar o negócio o mais escalável possível.

O próprio criador do termo, em 2010, publicou um artigo no qual falou sobre o papel desse profissional dentro da organização. Para ele, trata-se de alguém totalmente focado no crescimento da empresa, logo, todas as suas ações tem potencial de impacto na expansão do negócio.

I

Inbound marketing

O inbound marketing pode ser considerado uma estratégia essencial dentro do marketing digital. Já falamos por aqui que esse conceito se baseia na atração do cliente até o produto ou serviço da empresa. Em geral, essa atração pode ocorrer de forma orgânica até o site, blog ou mesmo para as redes sociais da marca.

J

Jornada de compra

A jornada de compra é o caminho percorrido pelo cliente desde o primeiro clique em uma campanha até a efetivação da venda. A jornada de compra, no glossário de marketing digital, está relacionada ao funil de vendas, porém, ao contrário do funil, é dividido em quatro etapas essenciais: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da empresa, decisão de compra.

Em cada uma delas, o dono da empresa pode munir seu potencial cliente com informações e conteúdos de diferentes graus de complexidade. Além dos materiais, como vídeos e e-Books, deve-se investir na publicação em diferentes plataformas, como blog, redes sociais e e-mail marketing.

K

Kaizen

A Kaizen é a sua agência de marketing digital! São mais de duas décadas de experiência no mercado digital, com uma equipe especializada em criar estratégias para gerar bons resultados. Além disso, é uma agência pioneira na geração e monitoramento de leads com software próprio.

KPIs (Key Performance Indicators)

Os KPIs constituem os indicadores quantitativos de uma campanha de marketing digital, geralmente utilizados para avaliar e mensurar o progresso da estratégia, bem como suas metas.

L

Landing page

A landing page é considerada a página de aterrissagem na internet, mas, mais do que isso, é vista como a porta de entrada de um possível cliente para uma empresa. A LP tem objetivo claro de conversão, sendo um dos recursos mais utilizados para a geração de leads a partir de formulários de contato.

Lead

O lead é um dos elementos mais importantes quando falamos em estratégias online, além disso, é um termo fundamental neste glossário de marketing digital. Já falamos por aqui, mas vale a pena ressaltar que o lead é o potencial cliente que demonstrou algum tipo de interesse na empresa, marca ou produto na internet. Isso pode ser avaliado a partir do preenchimento de um formulário, por exemplo.

Link patrocinado

Os links patrocinados são os anúncios pagos veiculados no mecanismo de busca, como o Google, exibidos de acordo com palavras-chave selecionadas na configuração da campanha.

M

Meta Ads

O Meta Ads é um termo relativamente novo no glossário de marketing digital e consiste na plataforma que permite a publicação de anúncios no Facebook, Messenger e Instagram. Nela estão disponíveis recursos de gerenciamento e acompanhamento de métricas em um único lugar.

O

Outbound marketing

No glossário de marketing digital, o outbound marketing nada mais é do que o marketing tradicional. Ao contrário do inbound marketing, aqui a própria empresa vai atrás dos seus clientes, sem utilizar técnicas de atração. Nesse caso, são comuns propagandas em TV, rádio, jornal, revista, além de patrocínio em eventos, distribuição de flyers, entre outros.

P

Page views

Page views é o número de vezes que uma página ou site foi visualizado pelos visitantes em um determinado período de tempo.

Palavra-chave

As palavras-chave são utilizadas em diferentes estratégias do marketing digital, como Google Ads e SEO e se referem aos termos utilizados pelos usuários em suas pesquisas na internet. Dessa forma, ao configurar uma campanha de Google Ads ou otimizar um conteúdo SEO para sites e blogs, deve-se definir as palavras-chave que se deseja atingir.

Persona

Tanto no marketing tradicional, quanto no marketing digital, a persona representa o cliente ideal de um produto ou serviço. A partir da definição da persona, que inclui desde características comportamentais até dados demográficos, é possível traçar uma melhor estratégia para alcance dos objetivos.

R

Rede de display do Google

A Rede de Display do Google é constituída de sites parceiros nos quais são exibidos os anúncios do Google Ads.

ROI (Retorno sobre investimento)

No glossário de marketing digital, ROI é a relação entre a receita e os gastos de uma determinada campanha, permitindo avaliar se o investimento feito está gerando bons resultados para a empresa.

S

SEM

O termo Search Engine Marketing ou, em português, marketing para mecanismos de busca, diz respeito às estratégias de otimização de sites para colocá-los nos primeiros lugares nos resultados dos buscadores, tanto de forma orgânica, quanto paga. Dentro do SEM, aqui no glossário de marketing digital, estão as técnicas de SEO e de links patrocinados.

SEO

Certamente, quando se fala em marketing digital e conteúdo, SEO é um dos termos mais falados e, por isso, não podia faltar neste glossário de marketing digital. A sigla para Search Engine Optimization visa à otimização dos sites para que eles sejam indexados pelo Google e demais mecanismos de busca. Com isso, um site consegue ter melhor posicionamento na página de resultados, o que melhora seu tráfego orgânico.

SERP

Dando sequência ao glossário de marketing digital, Search Engine Results Page é a página na qual estão todos os resultados de uma pesquisa realizada em um motor de busca, como é o caso do Google.

T

Teste A/B

Principalmente utilizado em landing pages e e-mails, o Teste A/B é feito com duas ou mais variações de uma página para avaliar qual versão oferece o melhor desempenho. Isso é medido a partir da resposta dos usuários.

Tráfego orgânico

No glossário de marketing digital, considera-se tráfego orgânico as visitas que chegam a um site a partir de um buscador da internet, como o Google. Um dos objetivos do marketing digital, dessa forma, é aumentar o tráfego orgânico. Isso é possível a partir de estratégias de conteúdo, como a publicação regular no blog considerando as técnicas de SEO.

Tráfego pago

Ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago consiste nas visitas que são geradas a um site ou perfil a partir de um anúncio na internet ou mesmo de uma publicação patrocinada nas redes sociais.

U

Up Sell

O up sell é toda negociação extra de produtos ou serviços que uma empresa faz com o objetivo de melhorar a experiência do cliente.

W

Webinar

O webinar é um seminário ou palestra online utilizado como parte da estratégia digital, muito utilizado para lançamento de produtos, pois ajuda a gerar leads e converter em vendas.

glossário de marketing digital
Os termos do glossário de marketing digital podem parecer complicados, mas em pouco tempo os usuários sentem-se familiarizados
Marketing digital é na Agência Kaizen!

E então, conseguiu entender um pouco mais sobre os termos mais utilizados no marketing digital? Se ficou com alguma dúvida, é só continuar acompanhando o blog da Kaizen.

Além do glossário de marketing digital, aqui você encontra tudo o que é relevante para a sua empresa se destacar no meio online!

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