Se você trabalha com marketing digital ou pretende entrar nesse mercado, essa pode ser a sua chance de atualizar o seu currículo e se tornar um especialista.
Através de sua plataforma de educação online, o Blueprint, o Facebook disponibiliza diversos cursos gratuitos, que duram em média 15 minutos cada e podem ser feitos em inglês ou português.
Ao acessar o Blueprint os usuários podem visualizar o catálogo completo de cursos ou selecionar por vertical de aprendizado, como Páginas no Facebook, Otimização de Campanhas e Compras de anúncio, por exemplo. Pelo site é possível selecionar todos os cursos que sejam do seu interesse, disponibilizá-los na opção “Meu Curso” e ir acompanhando o progresso em cada um.
Se você não domina muito bem o marketing digital e não sabe quais cursos escolher, não tem problema. No site existe também a possibilidade de escolher um objetivo e a plataforma entregar os cursos indicados para atingi-lo.
Veja alguns cursos disponíveis:
Resumo do que você vai Aprender Aqui
Toggle1. Terminologia do Facebook
CPM, ROAS, RHS, conversões, cliques. O objetivo desse curso é esclarecer esses e tantos outros termos técnicos muito utilizados nas postagens de páginas, mas que os iniciantes normalmente não fazem a menor ideia do que querem dizer e para que servem. Pode ser uma boa maneira de se familiarizar com a plataforma e compreender anúncios e métricas.
2. Bem vindo ao marketing no Facebook
O curso mostra de forma objetiva as mudanças pelas quais o Facebook passou nos últimos anos e as possibilidades que ele oferece aos anunciantes, além de justificar porque ele, é claro, é a melhor opção para anúncios.
3. Melhores Práticas de Marca
Esse é o curso ideal para aprender sobre o poder do vídeo no Facebook, como medir resultados e algumas outras práticas recomendadas para que suas campanhas na plataforma gerem aderência a sua marca.
4. Campanhas bem sucedidas
Que definir seu objetivo? Está precisando de uma inspiração ou de um exemplo prático? Esse curso traz uma série de lições que vão te ajudar a estabelecer qual seu objetivo, além de apresentar cases de sucesso para que os anunciantes possam visualizar o que pode funcionar ou não na plataforma.
5. Teste A/B
Neste curso você aprende a otimizar anúncios , realizar testes com diferentes criativos e analisar os resultados. Dessa forma fica fácil desenvolver campanhas cada vez melhores e descobrir qual a mais eficiente.
Certificado
Certificados têm um peso enorme na hora da avaliação curricular e é uma forma de se destacar da concorrência. Todos os cursos disponíveis na plataforma vem com certificação, mas ela não é gratuita.
Lançada globalmente esse ano, a certificação Blueprint é composta por duas provas (Core e Planning), que devem ser agendadas, pagas e realizadas online.
Os aprovados nos testes recebem um badge virtual, que pode ser publicado no Facebook ou qualquer outra rede social, incorporado em um website, blog, assinaturas de e-mails ou em currículos eletrônicos.
Este certificado é o único reconhecido oficialmente pelo Facebook, custa US$ 75 e o valor é convertido na moeda local no momento da conclusão do pagamento.
Para ter acesso a plataforma, basta acessar o Blueprint através da sua própria conta no Facebook e começar.