Um site responsivo, ou também chamado de flexível, é um site que se adapta automaticamente à tela do dispositivo que o usuário está usando. Isso é, não importa se o usuário está acessando por um notebook, Ipad ou smartphone, o site vai sempre se encaixar no tamanho do visor do aparelho para facilitar a leitura. A proposta é adaptar as dimensões dos componentes do site para que se moldem ao tamanho de cada tela, melhorando a usabilidade do site.

Um exemplo de sites que não possuem responsividade, são aqueles que quando acessados pelo smartphone ficam com o tamanho das letras e imagens reduzido, tornando a acesso e a navegação naquele site difícil e cansativa. Nesse casos, o leitor tem de utilizar a ferramenta de zoom in e zoom out o tempo inteiro para conseguir andar pelo site, o que não acontece com os sites responsivos.

Dados do IBGE mostram que no Brasil o acesso à internet por celulares e tablets já ultrapassou os acesso pelo computador tradicional, o que nos mostra o quão importante é adaptar o seu site e o seu negócio às novas tecnologias.

Desenvolvimento de Site - O que é um site responsivo

Custo benefício

Normalmente, essa tecnologia já está incluída nos pacotes de empresas de desenvolvimento de sites e não costuma ter custo adicional para a sua implementação na hora de criar o site.

A empresa Comersite, em 2013, trouxe dados interessantes baseados em uma pesquisa com 40 clientes de diversas áreas diferentes, onde ela pôde descobrir que:

  • 30% dos acessos são feitos através dos smartphones

  • De 10 usuários que têm dificuldade ao navegar por um site, 4 afirmam que não voltariam ao mesmo e 7 esperam no máximo até 5 segundos pela abertura da página

  • Mais de 15% das transações do Mercado Livre na América Latina tem origem mobile

O site responsivo aumenta sua relevância nos buscadores e qualifica o seu site no ranking do google. O sistema de  rankeamento do google considera a experiência do usuário e a compatibilidade dos websites aos dispositivos como fator de classificação.

Lembre-se: O mercado digital é muito dinâmico, se o seu site demorar 7 segundos pra abrir e o site do concorrente que trabalha com o mesmo produto demorar 2 segundos para abrir, você  vai perder no mínimo 30% dos clientes. Se você está curioso para saber o desempenho do seu site atual em um dispositivo móvel,os desenvolvedores do Google têm esta ferramenta bacana para verificar a velocidade do seu site móvel.

O que é um site responsivo - Desenvolvimento de Sites paradispositivos mobile

O futuro

Uma das grandes vantagens do site responsivo é que ele foi feito para se adaptar ao tamanho da tela e não ao dispositivo. Desse jeito, não vai importar se no futuro inventarem um dispositivo com uma tela gigante ou minúscula, os componentes do site sempre se adaptarão ao tamanho da tela para que ele seja exibido adequadamente ao usuário.

Ter um site bonito já não é mais o suficiente, é necessário providenciar uma boa experiência ao usuário, com a redução do tempo de espera para abrir páginas, um layout coerente com a marca e agradável aos olhos e uma boa distribuição dos componentes na página. Uma navegação rápida e acessível, com links e Call-To-Actions bem destacados são essenciais para o desenvolvimento de sites. Tudo isso vai fazer com que o navegador se sinta confortável em seu site, aumentando as chances de conversão.

Quer saber mais sobre sites responsivos? A Kaizen tem um amplo conhecimento sobre desenvolvimento de sites. Fale com um dos nossos consultores.

 

 

 

Roger Lima
Roger Lima Sobre o(a) autor(a)

cadastre-se e receba novidades