Guia do desenvolvimento de sites

Entenda  passo a passo  o que você precisar para colocar o seu site no ar

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A Agência Kaizen Marketing Digital separou um guia com 5 etapas básicas para  desenvolvimento de sites. Confere aí!

Falta de tempo, complexidade e limitação financeira não são mais desculpas para a sua empresa não ter um endereço na web. A tecnologia e a acessibilidade à internet tornaram-se tão abrangentes que já se tornou hábito, para a maioria esmagadora das pessoas, pesquisar sobre tudo na tela do computador ou do smartphone. Ou você por acaso compraria uma TV sem antes dar um “Google” para comparar os preços  e escolher o modelo? Certamente não!

Mas, é claro, que mesmo entendendo a necessidade, não é raro quem exite em dar o primeiro passo para colocar o seu próprio site no ar. A verdade é que mais do que ter um site, é preciso que ele tenha qualidade e isso realmente não é uma tarefa fácil. No entanto, o número cada vez maior de profissionais especializados no assunto e a flexibilidades dos serviços, tornaram essa uma missão possível e bem mais simples do que você pode imaginar.

Seja você um corajoso que vai se aventurar a desenvolver seu próprio site por sua conta e risco ou um precavido que prefere a segurança de um profissional, é importante entender as principais etapas do processo de construção de um site.

Etapa 1 – Hospedagem

hospedagem na web é como um aluguel de espaço para o seu site, incluindo as páginas, imagens, documentos e todos os recursos necessários para exibi-lo.

Existem vários tipos de hospedagem e, embora você possa optar por um servidor gratuito, cortar o custo com a hospedagem pode acabar saindo caro, já que esse tipo de host pode ter várias desvantagens, como:

  • Falta de espaço para armazenamento;

  • Exibição de anúncios de terceiros;

  • Limites na banda larga que podem restringir o tráfego, podendo até desativar o site, caso exceda o limite de acessos mensais.

  • Limitações no conteúdo;

Caso você escolha pagar um serviço de hospedagem, não se assuste. A maioria dos provedores cobram taxas mensais ou até mesmo anuais bastante acessíveis.

 

Etapa 2 –  Registro de domínio

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O nome do domínio ou a URL, nada mais é do que o endereço do seu site, ou seja: aquilo que o usuário vai digitar no navegador para acessar o seu site.

Os nomes de domínio também tem um pequeno custo anual e podem ser registrados em vários sites on-line.  Em muitos casos, é possível inclusive adquirir o “pacote completo”, registrando o domínio no mesmo provedor que oferece o serviço de hospedagem.

 

Etapa 3 – Planejamento

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Cumpridas as etapas burocráticas chegou a hora de esquematizar o seu site, e para isso é importante definir algumas questões básicas:

O tipo de site que você precisa  

Notícias ou informativo,  para uma empresa ou serviço, sem fins lucrativos ou monetizado, e-commerce, etc. Cada um desses tipos possui características próprias, logo, o layout e as funcionalidades deverão ser pensados de forma personalizada.

Design de navegação

A usabilidade é essencial. Por isso, planeje as páginas e desenvolva uma estrutura de navegação que esteja de acordo com a arquitetura das informações que o seu site irá conter.

Conteúdo

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Em terra de www o conteúdo é rei e você precisa valorizá-lo como ele merece. A relevância e poder de atração do conteúdo que estampa as páginas do seu site, são essenciais para que ele tenha sucesso. Então, dê o seu melhor em tudo: textos, imagens, vídeos. Trace uma estratégia e foque em conquistar os seus visitantes.

Etapa 4 – Construindo o site

Chegamos a parte mais complexa. Para quem tem experiência em design e programação, essa etapa pode ser encarada com facilidade, mas se você nunca trabalhou com isso é praticamente impossível passar por ela sem a ajuda de um, dois ou mais profissionais.

Para construir um site é preciso no mínimo ter noções de web design, dominar os as linguagens HTML  e CSS, além de entender de editores de página, caso você planeje criar um painel de gerenciamento de conteúdo.  

Etapa 5 – Teste

Antes de colocar o seu site no ar é preciso testá-lo, mas não superficialmente. Percorra todas as páginas, revise o conteúdo, clique em todos os botões e verifique a execução de todos os recursos. A experiência do usuário é tudo. Não esqueça disso!

Etapa 5- Publicação

Essa é a hora de publicar as páginas que você criou na etapa anterior, no provedor de hospedagem configurado na primeira etapa. O que pode ser feito utilizando as ferramentas que já vem com o serviço de hospedagem, ou através de um software FTP (File Transfer Protocol).

Como você pode ver, essa etapa também é para profissionais.

Pronto! O seu site já estará no ar, porém, ainda não acabou. Depois de publicado é preciso otimizá-lo e fazer um trabalho de manutenção contínuo. Assim, você terá um site efetivo para o seu negócio e não apenas mais um endereço perdido na web.

 

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