5 motivos para adotá-lo na criação de sites

 como funciona o wordpress

(Foto: Pixabay)

 

Gratuito, profissional e altamente personalizável, o Wordpress é a mais popular plataforma de desenvolvimento para sites e blogs - 30% da internet utiliza a ferramenta para publicar conteúdo, segundo a Wordpress.org. Mas, afinal, como funciona?

 

Lançado em maio de 2003, o Wordpress é uma plataforma escrita em PHP para uso em MySQL que permite hospedar desde blogs mais simples até páginas de e-commerce, jornais,  fóruns e quase todo tipo de negócio digital.

O Wordpress pode ser usado de duas maneiras: a primeira é basicamente criar uma conta em wordpress.com aceitar os termos de serviço e iniciar as personalizações: escolher um domínio (que obrigatoriamente virá acompanhado de “wordpress.com”), configurar o layout e as funcionalidades e começar a publicar conteúdo.

 

Há ainda várias funções e opções de design gratuitas, além de personalizações de categoria premium - que são pagas. Nessa etapa não é necessário lidar com qualquer tipo de código, já que as alterações são feitas a partir de um sistema de modelos e editadas por meio de widgets intuitivos.

O segundo jeito de utilizar a plataforma começa em outro site, o https://wordpress.org/, e já é totalmente ligado ao código-fonte - o que exige conhecimento em banco de dados e linguagens de programação como HTML e PHP. Também será necessário registrar um domínio (o nome do site, que aparecerá na URL) e escolher onde irá hospedar o site - algumas empresas permitem comprar os serviços juntos.  

 

Para essa alternativa, o ideal é contratar empresas especializadas na criação de sites em Wordpress. Como essa é a opção mais profissional, separamos cinco motivos que mostram como vale a pena investir nessa plataforma na hora de demarcar seu espaço na web.

 

Confira:

 site wordpress como funciona

1 - Otimização nas buscas

Como o Wordpress atualiza o código-fonte para estar sempre adequado aos padrões do Google, essa plataforma é uma das preferidas para quem trabalha com SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para mecanismos de busca), a fim de justamente alcançar bom posicionamento no ranking do principal meio de pesquisas da internet.

O sucesso das técnicas de SEO permite maior visibilidade e, com isso, mais chances de atingir uma boa audiência, tornar-se cada vez mais relevante na página de buscas do Google e chegar a um público maior. Ainda é possível utilizar plugins para gerar relatórios de visitação, que podem ajudar a melhorar o posicionamento do site.

 

O principal deles é o Yoast SEO, que é utilizado por mais de 5 milhões de sites justamente para aplicar as técnicas de otimização para pesquisas.

 Como funciona Yoast SEO WordPress

2 - Responsividade

como funciona o wordpress responsividade

Outra vantagem de desenvolver sites em Wordpress está na responsividade - quando o site se adapta à tela do usuário, seja o acesso feito por computador, tablet ou smartphone.

Em tempos em que a maior parte do acesso à internet ocorre via mobile, é importante levar essa funcionalidade em consideração, pois ela influencia no número de acessos e na permanência do internauta na página.

Além de proporcionar uma experiência completa e agradável ao usuário, os sites responsivos também ajudam a melhorar o posicionamento no Google, já que acaba servindo de parâmetro para medir a relevância do website.

 

3 - Versatilidade de funções

Com o exemplo do Yoast SEO pode ser que já tenha dado para perceber o valor dos plugins no Wordpress, mas de onde este saiu, há muito mais: a plataforma conta com um Diretório de Plugins que reúne mais de 40 mil módulos de extensão.

Além de plugins para SEO, também é possível encontrar aplicações para muitas funcionalidades úteis: plugins para formulário de contato, para loja online, mídias sociais, segurança, gerenciamento de comentários, criação de senhas e muito mais.

Tudo isso para gerar um site ainda mais versátil, que pode atender diferentes necessidades.

 

4 - Fácil gerenciamento

Outro benefício do site criado em Wordpress é a facilidade do gerenciamento do conteúdo. Com uma interface simples e intuitiva, não há segredos nem dificuldades para editar, publicar ou alterar os posts na área administrativa do CMS (Content Management System, ou Sistema Gerenciador de Conteúdo).

 

5 - Custo

Com tantas funcionalidades gratuitas e inúmeras opções para quem tem condições de investir algum valor, o Wordpress vale a pena tanto para empresas pequenas começarem construir sua imagem na internet quanto para grandes companhias ampliarem seu alcance a web.

Por ser uma plataforma gratuita, os custos fixos são apenas com domínio, hospedagem e a ajuda técnica para montar as páginas e colocar tudo no ar.

 

E então, o que você está esperando para tirar o projeto do seu site do papel?

 

 

Sara Oliveira
Sara Oliveira Sobre o(a) autor(a)
Formada em Jornalismo e com experiência em Web Design, apaixonada por usar a escrita para mergulhar em novos universos e acumular conhecimentos. Faço parte do grupo Kaizen desde Abril (:

cadastre-se e receba novidades