Tão importante quanto criar um website é mantê-lo sempre atualizado. Enquanto as tendências de webdesign podem levar anos para atingir o mercado, as novidades tecnológicas surgem com uma velocidade cada vez maior e atingem em cheio a experiência dos usuários que navegam pelos websites.
Veja 5 tendências de website que podem fazer a diferença em 2016:
Resumo do que você vai Aprender Aqui
Toggle1. O flat design ganhou mais força
Com o forte apelo do design responsivo, o flat design continua em alta. Focando no conteúdo, facilitando a leitura, com destaque pras cores, mas sem grandes efeitos visuais, os websites ficam mais leves e carregam mais rápido.
Um bom exemplo é o novo logotipo do google. Com um design mais plano e utilizando uma fonte sem serifa, se percebeu que essa nova formatação diminui a dimensão dos arquivos usados em websites, facilitando a leitura até em dispositivos inferiores.
O minimalismo se tornou a chave para um conteúdo eficaz.
2. O social pode estar saturando
Que mídias sociais são uma ferramenta incrível para alcançar o seu público com mais facilidade você já sabe. O problema é que com o sucesso da plataforma, o seu uso pode estar saturando. Recentemente o facebook mudou seus algoritmos e passou a mostrar somente as postagens mais relevantes para cada usuário. Assim, a não ser que seus seguidores atualizem suas configurações para continuar visualizando todas as postagens da sua empresa, você correrá o risco de perder visibilidade.
O melhor é não direcionar seus esforços somente para o social, mas diversificar. Nesse caso, investir de forma massiva no velho e bom e mail marketing pode trazer bons resultados.
3. Frameworks como componentes
Segundo Jowita Ziobro, o novo papel da tecnologia para a web é diminuir a complexidade e aumentar a semântica. Em 2016 os scripts deverão ser como o do Google Analytics e os frameworks baseados em componentes.
4. As diferentes tendências de menu e barra de rolagem
O menu e as barras de rolagem são uma grande incógnita , e pode ser difícil ajustar seu website as tendências de imediato, principalmente porque esse ano elas vem experimentando diversas variações.
O menu pode estar em qualquer canto da tela e ser aparente ou não.
A rolagem pode ser longa, facilitando a navegação e diminuindo os cliques em diversos itens de menu, mas dificultando o encontro de conteúdo. Ou ainda pode ser longa, encontrando o conteúdo com mais rapidez, mas correndo o risco de diminuir o tempo de permanência do usuário no website.
A dica é testar as diferentes opções por um determinado período, e descobrir qual a mais eficiente para sua empresa.
5. A velocidade
Para reter o usuário qualquer website precisa oferecer uma boa experiência, e isso tem que ser levado em conta na hora de sua criação.
Com a abrangência da conectividade 4G, a velocidade da internet deixou de ser um problema para navegação e downloads. Dessa forma, uma configuração que carregue o conteúdo de forma rápida virou obrigação.
Um bom website deve ser essencialmente funcional, portanto, é fundamental que design e desenvolvimento estejam alinhados. Não importa qual seja seu produto ou serviço, seguir tendências e manter-se sempre atento às mudanças do mercado, pode não só impedir que você perca seus leads, como também te ajudar a convertê-los.