Comodidade atrai consumidores e aumenta o alcance e as vendas das marcas
Se os resultados do varejo físico se abalaram com a crise econômica, no comércio eletrônico o cenário é completamente diferente. Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2017, o crescimento das vendas online foi de 12% em relação ao ano anterior, faturando quase 60 bilhões de reais e totalizando quase 2013 milhões de pacotes enviados pelas lojas virtuais brasileiras. E para 2018 a previsão é ainda melhor, podendo faturar mais de 69 bilhões de reais.
Com tudo isso, é seguro dizer que criar um site de vendas para a sua loja é mais do que uma aposta, é a garantia do futuro do seu negócio.
Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleO que é e como funciona o comércio eletrônico
O comércio eletrônico, também chamado de e-commerce, é o processo de compra e venda de produtos ou serviços, pela internet, em plataformas virtuais. Através dele as marcas podem proporcionar uma melhor experiência para os seu clientes, facilitando suas compras e, ao mesmo tempo, encontrar um público novo, alcançando aquelas pessoas para quem a loja seria inacessível (em termos de localização) ou simplesmente passaria despercebida.
O comércio eletrônico foi introduzido no mercado ainda nos anos 60, com o desenvolvimento do intercâmbio eletrônico de dados, que permitia que correio e fax fossem entregues eletronicamente. Mas foi só a partir dos anos 90, com a expansão do acesso à internet, que ele realmente evoluiu, fazendo surgir diversos sites de vendas como a Amazon e o eBay.
Hoje, as transações nos sites de vendas normalmente são divididas em três categorias distintas: business to business, onde as transações online acontecem entre duas empresas; business to consumer, em que uma marca vende pela internet diretamente para o seu consumidor final; e consumer to consumer, que é um novo modelo de site de vendas, que intermedia a compra e venda de produtos entre os próprios clientes.
Vantagens de criar um site de vendas
Sua loja estará aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana
Criando um site de vendas, os seus clientes poderão conhecer melhor os seus produtos a qualquer hora do dia e vê-los quantas vezes forem necessárias de qualquer lugar, facilitando a tomada de decisão na hora da compra.
Maior alcance, mais vendas
Em uma loja física, o seu negócio limita-se a vender para os consumidores que estão na área. Em uma loja virtual, por outro lado, não existe essa barreira da localização, já que o universo online permite a você abrir suas portas para pessoas no mundo todo, ao mesmo tempo. Expandindo, assim, a sua base de clientes e, consequentemente, aumentando sua receita.
Você conhece melhor o seu cliente
Em uma loja física é impossível saber com precisão quantas vezes cada cliente fez uma visita e olhou determinado produto até bater o martelo e finalizar a compra. No entanto, quando você tem um site de vendas, é possível acompanhar cada cliente clique a clique, dando mais clareza sobre o processo e ajudando na tomada de decisões sobre possíveis mudanças para tornar a loja virtual mais efetiva.
Como criar um site de vendas
Criar um site de vendas PERSUASIVO, ATRATIVO e com fácil navegação não é uma tarefa fácil e nessa etapa certamente você precisará da ajuda de uma agência especializada na criação de sites de vendas. Mas, além do desenvolvimento do site em si, existem outros fatores decisivos para quem quer criar um site de vendas de sucesso. Conheça alguns e já vá se planejando:
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ESTOQUE: ter um bom estoque é algo fundamental para otimizar a logística e reduzir os custos de armazenagem. Além disso, ter total controle sobre o estoque pode evitar transtornos com os seus futuros consumidores e que a reputação do seu site seja manchada com reclamações.
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ATENDIMENTO: um bom e eficiente atendimento é a base de qualquer negócio, inclusive nos que funcionam online. Por isso, determine como será todo o funcionamento do setor, que canais você irá disponibilizar e em que horário. Lembre-se: esse setor é muito importante e jamais deve ser negligenciado.
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TROCAS: em uma loja virtual, confiança é tudo. Então, estabeleça, e disponibilize no site, uma política de troca e devolução clara e flexível. Respeite os prazos e aja sempre de acordo com Código de Defesa do Consumidor (CDC).
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DIVULGAÇÃO: a regra é clara: se ninguém conheça o seu site de vendas, ninguém vai acessá-lo e muito menos comprar algo nele. Portanto, invista pesado em ferramentas de marketing digital, como otimização SEO, links patrocinados, e-mail marketing e redes sociais.