A localização é um fator determinante no fluxo de vendas de uma loja física. Do mesmo modo, para um e-commerce, estar bem ranqueado no buscador é fundamental para ganhar visibilidade e consequentemente atrair mais clientes, em outras palavras, quanto mais bem localizado no Google, melhor será o faturamento.
O Adwords é um sistema que oferece diferentes tipos de anúncios pagos destacados nas páginas de busca do Google. Ele funciona como um leilão em que o valor do lance, a palavra-chave e a qualidade dos anúncios define o posicionamento do endereço nos resultados patrocinados.
Resumo do que você vai Aprender Aqui
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Quando se cria um anúncio pago é possível escolher qual será o lance inicial da campanha. Não há um valor exato a ser investido, mas tratando-se de e-commerce, o recomendado é não começar com um lance muito baixo, já que a plataforma online é seu espaço de trabalho e a única forma de chegar até os clientes. Normalmente quanto maior o investimento, maior será o retorno.
O desempenho das campanhas podem ser acompanhados em tempo real através das diversas métricas disponíveis na plataforma do Adwords, como taxas de cliques, conversão e rejeição. A eficiência da campanha começa a ser mensurada desde o momento em que o usuário digita a palavra-chave, até o momento em que ele executa, ou não, a ação esperada pelo anunciante. Estar atento a esses números é essencial para otimizar campanhas futuras e melhor se posicionar em relação aos concorrentes.
Montando uma boa campanha
O Google Adwords exibe seus anúncios pela busca de palavras-chaves e sua relevância. A escolha da palavra certa é o fator que mais diferencia um anúncio, e a relevância pode também ser definida pelo valor pago e volume de buscas. Quanto maior o volume de busca pela palavra-chave, melhor o ranqueamento do anúncio.
Uma boa keyword deve ser o mais específica possível para que se diferencie dos concorrentes em buscas genéricas, no entanto os termos não devem conter mais do que dez palavras para não correr o risco de se tornar excessivamente amplos. As keywords de cauda longa sempre são preferíveis, mas é preciso saber dimensionar. O limite adequado é o que fará com que o anúncio influêncie o público certo, aquele com mais possibildade de ter real interesse pela marca ou empresa, afinal, era o que ele estava procurando.
Com o Adwords segmentar esse público é simples, já que ele possibilita direcionar os links patrocinados de acordo com localização geográfica, dispositivo e idioma.
Como usar o Adwords
Para anunciar com o adwords é preciso criar uma conta na plataforma, colocar o endereço de email e vincular o site da empresa para qual será feita a campanha. Assim, os anúncios serão veiculados na região escolhida e a cobrança será feita na moeda vigente do país do contratante, podendo ser pagos em cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Depois é só configurara campanha e escolher o valor do lance por busca. Ainda é possível escolher a opção lance automático, onde o sistema estipula o orçamento diário mais apropriado para a campanha.