Um das coisas mais importantes quando se fala em monitorar as conversões do eCommerce, é o caminho de conversão, analisar todos os pontos de contato com os usuários, segmentar a audiência e verificar os principais canais que geram vendas é fundamental para direcionar tanto os investimentos de publicidade online quanto as estratégias de otimização para busca orgânica.
A construção das metas e funis de conversão é uma das etapas mais importantes do “setup” da sua conta do google analytics, ao contrário do que algumas pessoas pensam, configurar o google analytics dentro do e-commerce pode se tornar uma tarefa penosa e cheia de percalços.
Ao longo de vários anos construindo lojas online ou mesmo prestando consultoria em marketing digital observei que a maioria das dificuldades encontra-se no fato de que:
1) Não existe uma plataforma ou tecnologia padrão para eCommerce
Como não existe uma plataforma ou tecnologia única de e-commerce, cada ambiente tem tipicidades próprias e como na maioria das vezes as pessoas responsáveis tanto por gerenciar a expectativa do cliente (atendimento) quanto os indicadores de performance (consultor/analista) não falam a mesma língua dos responsáveis pela implementação técnica(programadores), o que temos como resultado são funis incompletos que não contemplam o comportamento do usuário desde o momento do acesso, até a finalização em todo o processo de compra.
2) A maioria dos eCommerces não implementam corretamenta as especificações do google analytics e-commerce
O Google Analytics permite implementação de tags de controle de transação específicas para e-commerce, não basta apenas definir-se nas configurações da conta do google analytics que o site trata-se de um e-commerce.
Através deste monitoramento conseguimos acompanhar o fluxo de compra do usuário, quais produtos são rejeitados no carrinho, quais são os responsáveis pela maioria das vendas e conseguimos mensurar o ROI efetivo do nosso negócio.
Vejamos o caso prático do fluxo do funil abaixo ja implementado com as transaçoes do google analytics eCommerce:
Como a análise deste funil parte do carrinho de compras, desconsidera todas as interações do usuário antes de conseguir adicionar o produto nesta etapa importante do fluxo de compra, fazendo com que qualquer análise de comportamento do usuário, mesmo no funil multi canal se torne incoerente ou imprecisa.
O principal problema é que muito provavelmente, uma das etapas mais importantes do fluxo de compra chamada detalhe do produto, é complexa demais de ser implementada, vamos imaginar que temos um eCommerce com mais de 5 mil produtos os quais possuem 5 mil urls absolutamente diferentes que representariam caminhos de conversão diferentes. Imagine-se nesta situação e me diga qual das duas opções você tomaria:
a) Criaria 5mil variações de metas de conversão com muito energético e nenhuma vida social
b) Desligaria o computador imediatamente em meio a uma crise de pânico porque certamente alguém iria ficar furioso por não obter estes dados para o cliente(Atendimento).
Neste ponto da conversa que entra o poder da simplicidade, graças ao recurso de chamadas arbitrárias do google analytics podemos desconsiderar a url específica que estamos trackeando e criar uma url fixa para o caminho de conversão, veja o exemplo abaixo da chamada arbitrária:
pageTracker._trackPageview(“/detalhe-produto”);
Se ao invés de utilizar a chamada padrão pageTracker._trackPageview(), adicionarmos qualquer parâmetro, o analytics considerará esta como sendo a url válida, este recurso durante muito tempo foi utilizado para trackear interações em páginas em flash, agora ele vai ajudar você a construir o sucesso do seu e-commerce.
O mesmo recurso pode ser aplicado para trackear paginas que não possuem urls amigáveis ou para segmentar passos no cadastro que utilizam a mesma url.
pageTracker._trackPageview(“/passo1.html); // Pagina real cadastro.php
pageTracker._trackPageview(“/passo2.html); // Pagina real cadastro.php
O próximo passo agora é criarmos uma meta de conversão com um funil denominado /detalhe-produto, desta forma, apenas com uma meta, conseguiremos analisar todos os acessos oriundos de “detalhes de produtos”, nos permitindo avaliar se nossa página dinâmica esta gerando algum tipo de saída inesperada ou quebra no fluxo de compra.
Espero que esta dica seja útil para o seu e-commerce!