Plataformas de publicação online mais populares da internet -WordPress Criação de Sites em WordPress

O que é WordPress?

O WordPress é uma das plataformas de publicação online mais populares da internet, com mais de 60 milhões de sites espalhados ao redor do mundo e uma comunidade de colaboradores muito dispostos a torná-la ainda maior.

Lançado em 2003, o WordPress já chegou conquistando boa parte dos usuários pelo seu gerenciamento ser através do Sistema de Gestão de Conteúdo, popularmente conhecido pela sua sigla em inglês: CMS (Content Manager system), que permite à qualquer pessoa criar e publicar um site ou blog e administrá-lo com facilidade, mesmo sem muito conhecimento técnico.  

Com esse sistema de gerenciamento é claro que o WordPress conquistou muita gente que simplesmente queria ter um blog sem maiores pretensões, mas se engana quem pensa que a ferramenta não pode ser usada na criação de sites profissionais.

Modalidades do WordPress

O Wordpress pode ser utilizado de duas formas. A primeira  é o Wordpress.com, domínio padrão para a criação de blogs pessoais, com hospedagem gratuita e sistema de gerenciamento bastante limitado (a não ser que o usuário pague por recursos mais avançados). A segunda possibilidade é baixar os principais arquivos do sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) através do Wordpress.org, tendo assim acesso a todas as suas funcionalidade e ferramentas liberadas para a criação de sites e blogs profissionais. No entanto, para a instalação correta na segunda possibilidade, é preciso ter um domínio e hospedagem próprios.

Vantagens de criar um sites em WordPress

É fácil de se encontrar vantagens de se criar um site em WordPress. Do desenvolvimento a manutenção é possível personalizar praticamente tudo sem grandes esforços, quando comparada a outras plataformas com recursos similares.

Facilidade no gerenciamento e atualizações constantes

Como o sistema foi pensado e é constantemente atualizado pela sua comunidade de colaboradores, uma das principais vantagens do WordPress é a facilidade no seu gerenciamento, com uma interface bastante inteligível.

Outro ponto positivo é que ter um site WordPress significa nunca ficar para trás, com um software sempre com novas implementações para facilitar seu funcionamento e evitar ameaças.

Facilidade no seu gerenciamento, com uma interface bastante inteligível- Criação de Sites em WordPress

 

Responsividade

Todos os sites WordPress são responsivos, bastando apenas utilizar um tema com essa funcionalidade. Com o tema certo, os sites em WordPress se adaptam automaticamente a qualquer tamanho de tela, sem precisar nenhuma outra configuração ou ajuste.

Múltiplas integrações

Um site profissional precisa ser completo e ter diversas opções de conteúdos e recursos para atrair e reter os visitantes. Por isso, hoje é tão comum encontrar blog, loja virtual, informações institucionais, organogramas e tudo e mais um pouco em um mesmo domínio. Pensando nisso, o WordPress criou a opção de múltiplas integrações no seu sistema, possibilitando a implementação de outros serviços e plataformas dentro do mesmo site, como disparo de e-mail de resposta automática e sistema de pagamento online.

Plugins para todos os gostos

O que não falta no WordPress são plugins, o que dizer muitas possibilidades para praticamente todos os temas e tudo que se possa imaginar: gestão de conteúdo, controle de visitantes, permissões de acesso, compressão de imagens, rankeamento SEO e por aí vai.

Quer ter um site com a liberdade do WordPress?

Fale com um de nossos especialista e saiba como criar ou migrar o seu site para a melhor plataforma da internet e tenha o melhor do WordPress ao seu alcance!

 

 

SAIBA MAIS:

7 dicas para hospedagem de websites

Responsividade em website

 

Daiane Brites
Daiane Brites Sobre o(a) autor(a)

cadastre-se e receba novidades