Core Web Vitals: saiba tudo sobre as métricas do Google

Você conhece a relação entre Core Web Vitals e SEO? Descubra neste artigo como utilizar as métricas do Google

Já sabemos que uma das prioridades do Google é a busca constante por melhorias na experiência do usuário na web. Dentro deste objetivo, as Core Web Vitals são um exemplo interessante e precisam ser consideradas em uma boa estratégia de marketing digital e SEO.

Lançadas em 2020, as métricas do Google avaliam a qualidade da experiência do usuário em todos os sites disponíveis na web. Além disso, representam um fator de classificação nos resultados do motor de buscas mais utilizado em todo o mundo. Por conta disso, elas devem ser minuciosamente analisadas pelos administradores e desenvolvedores de sites.

Embora sejam tão importantes, algumas pessoas ainda não sabem do que se trata e como funcionam as Core Web Vitals. Neste artigo, você vai entender como utilizá-las aliadas à estratégia de SEO para otimizar seu site e garantir um bom posicionamento no Google.

As Core Web Vitals ajudam a medir o desempenho do site na internet
As Core Web Vitals ajudam a medir o desempenho do site na internet

O que são as Core Web Vitals?

As Core Web Vitals são um conjunto de métricas criadas pelo Google para medir a qualidade da experiência do usuário em um site. Em uma tradução, podem ser entendidas como “Princípios Vitais do Google”, mas também são chamadas de “Principais Métricas da Web”.

Elas fazem parte de uma atualização do Google chamada de Page Experience que, como o próprio nome sugere, utiliza algoritmos focados na experiência de uso. Por conta disso, as Core Web Vitals são importantes para as estratégias de SEO, afinal, ajudam a otimizar o site e melhorar seu ranqueamento na página de resultados.

As Core Web Vitals são formadas por três índices baseados em carregamento, resposta e estabilidade. Comprovadamente, eles ajudam a melhorar o posicionamento das páginas na SERP a partir de uma análise e monitoramento do desempenho dos sites. O objetivo é oferecer uma experiência de usuário cada vez melhor.

Breve resumo das métricas do Google. Mais à frente, você vai entender cada uma delas de uma forma aprofundada.

Largest Contentful Paint (LCP): mede o tempo que leva para o conteúdo em uma página ser carregado, ou seja, diz respeito à velocidade de carregamento. Esse elemento pode ser uma imagem, vídeo ou bloco de texto, por exemplo.

First Input Delay (FID): mede o tempo que leva para a página responder a uma interação do usuário, como um clique em um botão ou link.

Cumulative Layout Shift (CLS): mede a estabilidade visual da página, ou seja, o quanto seus elementos se movem enquanto ela está sendo carregada. Se os elementos mudarem de posição de repente, pode ficar confuso para o usuário.

Como se pode ver, cada uma das métricas acima diz respeito a um determinado aspecto do site. Caso uma delas esteja inadequada, a experiência do usuário é afetada negativamente, dificultando a navegabilidade e as conversões.

Afinal, para o Google, “a otimização da qualidade da experiência do usuário é a chave para o sucesso no longo prazo de qualquer site na web”.

Por que as métricas do Google são importantes?

As Core Web Vitals são importantes porque afetam a experiência do usuário em um site. Se uma página demora muito tempo para carregar ou responde lentamente a uma interação do visitante, isso pode levar à frustração e fazer com que o usuário saia do site.

Por outro lado, se uma página carrega rapidamente e responde de forma ágil às interações, isso pode melhorar sua experiência e aumentar a probabilidade de que ele permaneça navegando no site. É um estímulo à abertura de novas abas e tempo de permanência.

Além disso, elas são usadas como um fator de classificação nos resultados de pesquisa do Google. Isso significa que, se o site não atender às métricas das Core Web Vitals, ele pode receber uma classificação baixa nos resultados de pesquisa do buscador.

As Core Web Vitals ajudam a medir o desempenho do site na internet
Mensurar as métricas do Google permite adequar o site às boas práticas do buscador

Como as Core Web Vitals são medidas?

As Core Web Vitals são medidas a partir de ferramentas de monitoramento de desempenho. Entre elas estão Google PageSpeed ​​Insights, Lighthouse e Chrome DevTools. Essas ferramentas fornecem informações detalhadas sobre o desempenho de um site, incluindo as métricas do Core Web Vitals.

Para medi-las, no entanto, é necessário usar uma dessas ferramentas e analisar as métricas para cada página do site. Isso ajuda a identificar quais páginas precisam ser otimizadas e onde os esforços de melhoria devem ser concentrados.

Desvendando as métricas do Core Web Vitals

Veja detalhadamente o que cada uma das métricas do Google representa e saiba como utilizá-la a favor do seu site.

métricas do Core Web Vitals
Métricas do Core Web Vitals (Fonte: Google)
LCP: Largest Contentful Paint

Traduzida como Maior Renderização de Conteúdo, a Largest Contentful Paint é usada para medir o tempo de carregamento do site. Seu foco está na velocidade de carregamento do maior elemento do site, seja vídeo, imagem ou texto, pois o considera como conteúdo principal da página.

De acordo com o Google, para que o site tenha bom desempenho, o ideal é que o LCP ocorra em até 2,5 segundos. O LCP superior a 4 segundos é considerado ruim e os sites com tempo de carregamento entre 2,5 e 4 segundos pedem melhorias.

FID: First Input Delay

O Atraso da Primeira Entrada, ou First Input Delay, é a capacidade que a página tem de responder a uma ação do usuário. Ou seja, essa métrica mede o tempo de resposta da página às interações, como o clique em um link ou o download de um conteúdo. Assim, podemos dizer que o foco do FID é a interatividade e quanto mais ágil o site for, melhor será seu desempenho com os usuários.

O Google recomenda que o FID ocorra em até 0,1 segundos e, no caso de sites que excedam o tempo de 0,3 segundos, recomenda-se melhorias urgentemente.

CLS: Cumulative Layout Shift

Traduzida como Mudança Cumulativa de Layout, a Cumulative Layout Shift avalia as mudanças bruscas no layout do site, como pop-ups ou mesmo imagens que se sobressaem sobre links ou formulários. Caso isso ocorra, a experiência do usuário é prejudicada e, devido à falta de estabilidade, o Google acaba diminuindo a pontuação do site.

Se o CLS do site estiver pontuado até 0.1, o Google o considera com bom desempenho nesse quesito. Já o CLS acima de 0.25 requer ajustes e adequações da página.

Como otimizar o site para as métricas do Google?

Agora que você sabe o que são as Core Web Vitals, é hora de descobrir como otimizar o site para atender aos requisitos das métricas. Vejas as dicas a seguir:

1. Melhore a velocidade de carregamento do site

Para melhorar o desempenho de LCP, certifique-se de que as imagens, vídeos e outros elementos de conteúdo pesado sejam otimizados para a web, reduzindo o tempo de resposta do servidor. Considere o uso de técnicas, como o carregamento progressivo de imagens, para garantir que elas sejam exibidas rapidamente.

2. Reduza o tempo de resposta da página

Para melhorar o desempenho de FID, reduza o tempo de resposta da página, principalmente em ações que exigem interação do usuário, como clicar em botões e links. A implementação de melhorias no código do site e a redução do número de solicitações do usuário podem ser interessantes.

3. Evite mudanças inesperadas no layout da página

Para melhorar o desempenho do CLS, evite mudanças inesperadas no layout da página, como elementos que se movem enquanto a página está sendo carregada. Certifique-se de que todos os elementos tenham dimensões fixas e evite o uso de anúncios ou pop-ups que possam modificar o layout original.

4. Use uma hospedagem de qualidade

Para garantir um bom desempenho geral, use uma hospedagem de qualidade, com velocidades rápidas de carregamento e tempo de atividade confiável.

5. Use um tema otimizado

Se você usa um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) como o WordPress, opte por um tema otimizado para as métricas do Core Web Vitals. Isso permite que o site esteja otimizado para as métricas de desempenho.

Qual a relação entre Core Web Vitals e as estratégias de SEO?

Com a atualização do Page Experience, as métricas do Core Web Vitals foram implementadas para aprimorar a experiência do usuário em um site. Elas ajudam a melhorar a navegabilidade, fazendo com que o site seja mais receptivo e amigável. Automaticamente, isso melhora o SEO, aumenta o tráfego e resulta em um maior número de conversões.

Porém, assim como o próprio Google ressaltou em seu comunicado oficial, mesmo que a experiência na página seja satisfatória, ela não substitui a necessidade do conteúdo relevante. Por isso é fundamental investir na produção de conteúdo útil e de qualidade, que somado à boa experiência de uso, ajuda a melhorar o posicionamento do site na página de resultados do Google.

métricas do google para seo
As métricas do Google são aliadas de uma boa estratégia de SEO
Esteja atento às métricas para garantir o bom desempenho do site

Como vimos até aqui, as métricas do Core Web Vitals são importantes para garantir o desempenho de um site no Google. Afinal, a ferramenta utiliza esses dados para avaliar a qualidade da experiência do usuário nas buscas na internet.

Além disso, elas são usadas como fator de classificação nos resultados de pesquisa, por isso é ainda mais importante garantir que o site atenda a essas métricas. Ao seguir essas dicas e usar ferramentas de monitoramento, é possível melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência ainda melhor para os visitantes.

Para melhorar a estratégia de SEO de nossos clientes, na Kaizen mensuramos as métricas e otimizamos sites para adequá-los às boas práticas do Google.

Entre em contato e saiba como nosso time de especialistas pode contribuir para o marketing digital da sua empresa.

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