Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleMensuração de Resultados da Campanha SEO
Mensurar o resultado dos trabalhos de SEO é uma das etapas fundamentais para o sucesso de qualquer campanha de otimização de sites. Isso porque ao avaliar a resposta às estratégias de SEO adotadas, é possível enxergar quais efeitos têm surtido no projeto, bem como apontar pontos que podem ser aprimorados para potencializar os resultados.
Entenda como a produção de Relatórios de SEO pode alavancar ainda mais a posição do seu site nos principais buscadores da internet.
Afinal, o que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, trata-se do conjunto de estratégias utilizadas para melhorar o fluxo de tráfego orgânico em sites, blogs ou páginas através dos mecanismos de busca da internet – tais como google, yahoo, bing, etc.
O principal objetivo dos trabalhos de SEO é melhorar o posicionamento dos sites no ranking de buscas desses mecanismos, ou seja, fazer com que determinado site ou blog esteja no topo da página de resultados quando um usuário faz alguma busca na internet.
E porque investir em SEO?
Investir em SEO é mais uma das formas alavancar seu reconhecimento no mercado. Então se você já investe em Marketing Digital e ainda não apostou nas estratégias de SEO, saiba que é um passo importantíssimo nos dias de hoje para que sua marca tenha mais visibilidade na internet.
Apesar dos resultados de SEO virem a longo prazo, são muito mais duradouros. O comportamento dos usuários nos buscadores indica que eles costumam interpretar os sites que aparecem na primeira página de buscas como mais relevantes e confiáveis. Então investir em SEO pode significar ganhar fortalecimento da marca na internet, podendo se tornar uma referência no segmento.
Outro motivo importante está no fato de as estratégias de SEO acabaram atraindo público-alvo qualificado para trafegar em seu site. Ao empregar estrategicamente palavras-chave em conteúdos relevantes você pode atrair muito mais leads e convertê-los em vendas pelo tráfego orgânico.
Adotando estratégias de SEO também se torna muito mais fácil mensurar resultados, impedindo que seu investimento seja feito em métodos que não convertem em nada para o seu negócio. Com o trabalho de SEO e o acompanhamento do mesmo através dos relatórios de mensuração dos resultados, esse processo fica ainda mais fácil, pois possibilita identificar o que pode ser alterado e quais táticas apresentam resultados mais eficientes.
A importância dos Relatórios de SEO é tamanha que é capaz de responder uma série de perguntas que podem surgir ao longo da implantação das estratégias de otimização dos projetos. Isso porque acompanhar o progresso do posicionamento de um site nos mecanismos de busca pode auxiliar os profissionais de SEO a analisarem o desempenho do seu próprio trabalho, como também justificar o investimento, trazendo engajamento, incentivando a apostar cada vez nas iniciativas de SEO.
Relatório de SEO: como mostrar os resultados?
Uma dos aspectos mais importantes dos relatórios de SEO é a apresentação dos resultados. Isso porque o investimento depende muito de conseguir enxergar os efeitos do projeto de otimização do seu site. Por isso é importante olhar para os relatórios de SEO não só como uma estratégia de performance, mas também de relação com o cliente.
Existem muitas formas de organizar os dados mensurados para uma apresentação, tais como excel, powerpoint, PDF e muitos outros. Nesse momento é importante identificar um formato que seja representativo ao perfil da empresa e que ajudem a trazer informação em uma linguagem acessível ao cliente.
Outra questão importante para os relatórios de SEO é a organização dos dados que serão apresentados. A seguir, confira três tópicos que não podem faltar na hora de mostrar os resultados da campanha de SEO.
Cronograma de atividades
Geralmente apresentado em formato agenda, o cronograma de atividades da campanha de SEO tem o objetivo de manter o cliente informado sobre o andamento das atividades. Prazos, frequência de inserções, modificações, análises e demais atividades realizadas à longo prazo devem compor esse cronograma. A maioria das pessoas opta por apresentar um fluxo de atividades semanais.
Visibilidade e Palavras-Chave
Apesar das estratégias de SEO não se resumirem às palavras-chave, a posição dessas palavras continua sendo um importante indicador de performance. Pode ser uma forma variável capaz de engajar o cliente, já que é um processo simples e rápido de entender, além de poder ser retomado com frequência.
Resumo de Resultados
Nessa parte do relatório são apresentados os dados gerais de determinado período de implantação da campanha. Atividades, KPIs, progresso pendências, problemas são algumas das questões abordadas. Nesse momento, ser transparente é crucial. O cliente precisa ter uma noção do cenário real de seu site bem como o que o trabalho de SEO está fazendo.
Os relatórios de SEO são tão importantes quanto estratégias capazes de gerar resultados eficientes. Isso porque muitos clientes podem se sentir insatisfeitos por não conseguirem visualizar a efetividade dos trabalhos de SEO.
A KAIZEN SEO desenvolveu um processo de melhoria contínua das campanhas de SEO. Focados no posicionamento e na indexação para buscadores, utilizamos sistemas de mensuração próprios para gerar Relatórios e Reports Mensais, que aumentam o controle dos dados do cliente sobre a campanha de SEO.