Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleA data é 29 de novembro. Suas #estratégiasdevendas já estão prontas?
Estamos em novembro e agora falta pouco para começar a segunda maior data de vendas do ano. Mas atenção, se a sua empresa ainda não se preparou para a batalha, é melhor abandonar a guerra antes mesmo que ela comece.
Além disso, muitos concorrentes estão de olho nas estratégias em suas plataformas de e-commerces, por isso, ações que antecipam a data podem ser pontuais para os consumidores na tomada de decisão. Desse modo, pensar estrategicamente, estruturar a base de leads, conferir se o estoque está preparado para receber a demanda e fazer o planejamento logístico e financeiro da sua loja é um bom começo.
Para se antecipar na black friday, divulgar as ações que a empresa pretende fazer é estimulante para os clientes já irem pensando qual marca comprar. Em vista disso, reveja seus leads e envie essa informação a eles, afinal, se estão aí é porque têm interesse no seu produto e na sua marca. Ajude-os a escolherem você ao invés da concorrência.
Segundo pesquisa da Ebit|Nielsen, empresa de mensuração e análise de dados, de 2015 a 2018, 99% dos entrevistados conhecem a data e 70% já compraram na black friday. Outro dado interessante é que, em 2018, o volume de vendas em e-commerce na sexta-feira chegou a R$ 2,6 Bilhões, realizando um crescimento de 23% em relação ao ano anterior, e com aumento de 13% de crescimento no volume de pedidos, ou seja, mais de 4 milhões de pedidos no dia. Acredito que com essas informações você vai querer participar desse volume de pedidos em 2019 também!
Pensando assim, para as ações serem confiáveis e a imagem da marca gerar mais confiança durante a black friday, é importante definir todas as ofertas que estarão na campanha. Isso implica em oferecer descontos, produtos e condições reais aos consumidores de maneira leal, entregando não só produtos de qualidade, mas conceito, confiabilidade e autoridade no seu segmento.
Se os preços do seu e-commerce ainda não são os mais atrativos do mercado, analisar a margem de lucro e negociar com os fornecedores uma pequena redução do valor deve ser estipulado no seu planejamento. Uma estratégia inteligente junto ao fornecedor é fazer compras maiores que o habitual. Rever prazos de pagamento também é uma prática corriqueira quando se pensa em aumentar o volume de venda reduzindo o valor do produto.
Veja a seguir algumas opções para se adiantar na data e lembre-se de ter uma presença inteligente na rede. De forma que a sua marca apareça na hora certa e com formato correto de anúncios. Para que isso seja possível, conheça bem seu target, faça pesquisas e analise o público, crie uma persona de acordo com o que você imagina e segmente seus anúncios de acordo com o meio dela.
Criando um plano de ação
Fazer ações conjuntas em vários canais pode funcionar mais que ficar apenas em um, ainda mais se a intenção for testar o meio que mais gera conversão para a sua marca. Claro, pense no seu segmento e na sua persona.
Escolha as ofertas
Já sabe quais produtos e as melhores ofertas sua marca quer divulgar? Fazer a gestão do estoque anteriormente mediante inventário é fundamental na hora de escolher. Além dos lançamentos, certamente têm produtos excedentes em estoque. Então, fazer liquidação pode valer a pena.
Planejamento de Mídia
Faça um orçamento para seus anúncios. Reveja suas promoções, analise e maximize as conversões. Defina quanto a empresa pretende investir, qual o ROI esperado e em quanto tempo. De nada irá adiantar investir em meios que não convertem.
Defina, também, quais métricas serão analisadas durante a promoção.
Invista em Influenciadores
A marca tem interesse em segmentar ainda mais o público-alvo? Feche parcerias com Influenciadores que tenham autoridade na rede. Atualmente, é uma das ações de maior visibilidade e retorno para as marcas. Se sua estratégia for bem planejada, absolutamente valerá o investimento.
Landing Page
Se sua marca ainda não desenvolveu uma, a hora é agora! Acione o “call to action” e comece publicando a landing page, ou página de conversão, de ofertas da black friday. Uma landing page bem feita pode aumentar a taxa de conversão em até 10 vezes. Antecipe, publique e não esqueça de promovê-la.
A #DicaKaizen é rever seu call to action. Pois, se antes o objetivo era coletar leads, agora é a hora certa para chamar à compra!
Pré-campanhas
Viabilize uma campanha de ofertas, divulgue antecipadamente seus produtos e essa estratégia vai fazer com que seus leads acessem sua marca primeiro. Com bons preços e condições de pagamento atrativas, e com futuros clientes que já conhecem e confiam na sua marca, imperativamente o fechamento da compra poderá ser efetivado em pouco tempo.
Impulsionamento e redes sociais
É a black friday. Impulsione, já, suas ofertas nas redes sociais facebook e instagram. Planeje o cronograma de anúncios – faça carrossel, lives e stories nas lojas – e aproveite, também, para criar o evento “save the date” na sua fanpage, pois muitas marcas tiram proveito disso, alimentando com informações e chamadas para a data.
No youtube, segure seu público nos primeiros 5 segundos. Crie vídeos e anúncios chamando para a ação, também. Fale sobre os principais produtos que estarão à disposição no site e nas lojas físicas. Instigue a curiosidade dos clientes com links e vincule o canal ao Google Ads para criar listas de remarketing e visualizações.
Mas não esqueça que, independente do canal que os anúncios veiculem, a maioria será visualizada pelo celular, portanto, utilize faces, objetos, tipografia e criação gráfica para ele. Vídeos com cortes rápidos fazem com que os anúncios tenham melhor desempenho e destaque.
#DicaKaizen : troque as fotos de perfil e capa das suas redes sociais. Aproveite para inserir vídeos na capa da fanpage.
E-mail marketing
E-mail ainda é um meio muito utilizado pelas pessoas. Desse modo, crie e-mail antecipando a data e reforce enviando na véspera, também. Aproveite as listas de clientes que virão dos anúncios antecipados e acrescente ao seu mailing.
Tempo do Cliente
Tenha um e-commerce responsivo, veloz e atraente, com informações diretas. O cliente não tem tempo a perder e se seu site demorar mais que 5 segundos para carregar provavelmente ele vai migrar para a concorrência.
Prepare as lojas físicas
De acordo com pesquisa feita pela Google em parceria com a consultoria Provokers, pela primeira vez, esse ano a previsão é que as conversões em lojas físicas superem os e-commerces. Em vista disso, prepare seu PDV (ponto de venda), faça vitrines atraentes e adesivadas com chamadas para a black friday 2019, treine sua equipe de vendas e tenha os produtos necessários à disposição na loja. Atenção, não perca vendas por falta de produtos!
Ok, a black friday foi um sucesso e sua marca alcançou o volume de vendas desejado. Mas o trabalho não para por aqui. Para as vendas em e-commerce é a hora de enviar o produto ao cliente. Então, planejou bem a logística?
Essas são as nossas sugestões. Esperamos que sua marca tenha sucesso e um grande volume de vendas.
Até 2020!