Trabalhar com vendas não é apenas o ato de vender um produto, mas também compreender as necessidades de seus clientes e fidelizá-los. E para isto, ainda mais em uma era tecnológica, é importante acompanhar a jornada do cliente com o uso de canais digitais.
Neste ambiente digital são várias as ferramentas que podem ser utilizadas para atrair e conseguir novos clientes, a fim de impulsionar suas vendas. Porém, é necessário saber a função de cada uma delas e como ambas podem ser utilizadas no conceito de jornada do consumidor.
Dessa forma, veja como é possível otimizar a jornada de seu consumidor com o uso dos canais digitais para aumentar suas vendas.
Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleO que é jornada do cliente?
Antes de usar a jornada do cliente a favor de suas vendas em canais digitais, é necessário saber o que é este conceito.
Jornada do cliente nada mais do que é toda a experiência do cliente com uma determinada empresa. Ou seja, desde o interesse na compra de um produto ou serviço, até após fechar a venda, com o processo de fidelização.
É essencial saber a jornada do cliente, pois a empresa vai entender quais são necessidades e expectativas, a fim de melhorar seus produtos e serviços. Dessa forma, este consumidor permanecerá consumindo do seu negócio.
É importante salientar que o tipo de produto a ser oferecido pode ser material, conteúdo ou algum serviço prestado. O conceito é o mesmo!
Quais são as etapas da jornada do cliente consumidor?
Também é essencial entender quais são as etapas da jornada do cliente para então utilizá-las a seu favor nos canais digitais. No conceito do marketing digital existe uma teoria de que são quatro etapas desta jornada. Conheça quais são elas!
- Aprendizado e descoberta: Está é a primeira etapa e quando o consumidor conhece a sua marca e produtos oferecidos. Nesta fase, o cliente ainda não tem ideia do que precisa e está apenas explorando possíveis possibilidades de compras.
- Reconhecimento do problema: É nesta fase que o cliente se dá conta que tem um problema a ser resolvido. Nesta hora é essencial para o vendedor auxiliar o seu consumidor para detectar suas necessidades.
- Consideração e solução: Neste momento o cliente se dá conta do problema e o que ele necessita. O vendedor terá a missão de auxiliar o seu consumidor a um caminho mais adequado para a resolução.
- Decisão da compra: Este é o momento em que o vendedor compreende a jornada do consumidor para melhor os seus serviços prestados. Também é nesta fase em que o cliente é fidelizado para futuras compras.
O que é funil de vendas?
É impossível utilizar a jornada do cliente a seu favor em canais digitais sem antes entender o conceito do funil de vendas. Esta teoria tem como objetivo de compreender o processo de uma compra.
O conceito de funil de vendas possui três etapas e ambas podem ser compreendidas da seguinte maneira:
Topo do funil – Prospecção: A empresa utiliza desta fase para expandir o reconhecimento de sua marca, com diversas ações de marketing. Nesta fase, o cliente identifica se tem um problema ou não, para então ir atrás desta empresa.
Meio do funil – Qualificação: Nesta fase o vendedor entra em ação para entender o problema do cliente e auxiliá-lo para uma resolução. É também neste momento em que sua empresa mostra ao consumidor porque seu produto ou serviço pode ajudá-lo.
Fundo do funil – Apresentação: Neste momento a venda é fechada, mas não para por aí. Até porque, é a hora de projetar futuras vendas para fazer o negócia crescer cada vez mais.
Importância dos canais digitais na jornada do cliente
Com o advento da tecnologia, hoje o consumidor fica conectado durante todo o dia. Sendo assim, para melhor o relacionamento com seu cliente, é necessário também estar onde ele estiver. Por isso é importante utilizar os canais digitais para mapear a jornada de seu cliente.
Com isso, o vendedor entenderá o comportamento de seus clientes nas médias sociais e verá o que é necessário para melhor atender as suas necessidades. Para fazer o melhor mapeamento neste ambiente conectado são utilizadas ferramentas, entre elas programas de computador, inteligência artificial e redes sociais.
Quais ferramentas de canais digitais podem ser usadas para entender a jornada do consumidor?
Existem algumas ferramentas de mídias sociais que podem acompanhar a jornada do cliente para aperfeiçoar o seu negócio. Confira as principais delas que podem ser utilizadas neste processo!
- CRM – Customer Relationship Management: Esta ferramenta é utilizada para otimizar o atendimento ao seu cliente. Na prática ela coleta e processa dados dos consumidores, como histórico de contatos, compras realizadas e canais utilizados.
- Big Data: Também coleta dados dos clientes a partir do momento em que eles interagem por meio de redes sociais. Cada informação fornecida é computada e pode ser utilizada futuramente.
- Inteligência Artificial: Existem diversos programas com uso da Inteligência Artificial que podem ser utilizados na coleta de dados. Através deles também é possível levantar estatísticas e projetar informações para que possam ser utilizadas para futuras vendas.
Como usar as redes sociais na jornada do cliente?
As redes sociais podem ser utilizadas como a vitrine do seu negócio, mas não apenas isso, elas fazem parte dos tantos canais digitais que acompanham a jornada do cliente.
Com as redes sociais é possível fazer atendimento via chats e publicar conteúdos relevantes para criar mais intimidade com seus clientes. Porém, cada uma dessas plataformas possui características próprias e por isso, é necessário entender como utilizá-las de acordo com suas características.
Instagram: O Instagram é uma ótima ferramenta para otimizar a jornada de seu cliente. Com posts diários, reels e stories é possível fornecer conteúdos mantenham o seu consumidor ligado em seu negócio.
Tik Tok: Com postagem de vídeos rápidos é possível fornecer conteúdos sobre a sua empresa que manterão os seus clientes.
Facebook: Além de postagem diárias nos mais diferentes formatos, crie uma conta no Marketplace e apresente seus produtos. Assim como no Instagram, também faça uma conta business para acompanhar os seus clientes da maneira mais adequada, com ferramentas úteis.