Como as redes sociais podem impulsionar vendas, principalmente entre os mais jovens? 

A explosão das redes sociais modificou o estilo de vida das pessoas em diversos setores, inclusive nas vendas. Com isso, o modo de vender qualquer produto mudou. Pois se antes era necessário o cliente ir até a loja para comprar qualquer mercadoria, hoje é a mercadoria que vai até o cliente. 

A cada ano que se passa, as redes sociais mais se aperfeiçoam para impulsionar as vendas dos negócios de seus usuários. E mais os clientes recebem propagandas de produtos e ofertas na palma da mão. 

Em meio a este crescimento das redes sociais, os mais jovens são os mais adaptados, pois cresceram com esta nova realidade. E com isso, se aproveitaram da situação para alavancar os seus empreendimentos. 

Mas na prática, como as redes sociais podem impulsionar vendas, ainda mais entre as novas gerações? 

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A importância das redes sociais para vendas 

Segundo pesquisas realizadas pela AFP em 2022, as redes sociais possuem 4,88 bilhões de contas ativas no mundo. Só no Brasil, este número chega a 74,1 milhões, em janeiro do mesmo ano. 

Com tantos usuários ativos, vendedores podem colocar seus produtos a vista, num mesmo espaço, sem mesmo sair de casa. O bom uso das redes sociais para vendas pode dar visibilidade para uma mercadoria em larga escala, seja no Brasil ou no mundo. 

Como projetar seu negócio para redes sociais 

A partir do momento em que sabemos da importância das redes sociais para vendas, vamos pensar em como projetar os negócios para esta nova realidade. Existem algumas dicas essenciais de como vender cada vez mais utilizando suas mídias sociais. Confira! 

Crie uma logomarca adequada: Uma logomarca é a porta de entrada para novos clientes de seu negócio. Porém, ela deve ter identidade com o seu comércio, desde a utilização das cores até mesmo a escolha de fontes e figuras. 

Crie conteúdos relevantes: Não deixe de criar conteúdo em suas redes sociais, elas precisam ser alimentadas com frequência. Dessa forma, passa-se a impressão de que seu negócio está ativo a todo momento. Porém, os conteúdos devem ser relevantes, que chamem a atenção ou tirem possíveis dúvidas dos clientes. Sejam vídeos, textos ou fotos. 

Esteja disponível para atendimento: Utilize os chats das redes sociais para atender clientes, seja para tirar dúvidas ou fechar negócio. Dessa forma, o cliente se sentirá seguro e bem recebido. 

Não deixe de observar a concorrência: Dar uma olhada na concorrência nunca é má ideia. Ainda mais para colher novas ideias que podem ser aplicadas ao seu negócio. Observe o comportamento de seus concorrentes e aplique os métodos de sucesso, caso seja aplicável ao seu comércio. 

Como impulsionar vendas pelo TikTok, uma das redes sociais mais novas 

Dentre as redes sociais mais populares, o Tiktok é a mais nova. Criada em 2016, a rede social chinesa desbancou as rivais Instagran, Facebook e WhatsApp em 2020. Por conta de seu crescimento, ela é essencial para o impulsionamento em vendas, ainda mais entre os mais jovens, que são os mais antenados nesta rede. 

  • Saiba como utilizar o algoritmo: Para alcançar um público desejado com o uso de algoritmo, crie conteúdos atrativos, com vídeos que sejam vistos até o final. Utilize hashtags e músicas em alta, siga outras contas, comente e curta outras publicações e compartilhe conteúdos com frequência. 
  • Aproveita ferramentas da versão business: Nesta versão você conta com um tráfego pago, que cria propagandas na rede sobre seu negócio. Sendo assim, mais pessoas verão o seu conteúdo. 
  • Integre sua conta de e-comerce ao Tiktok: Caso você tenha seu negócio registrado em alguma plataforma e-comerce, você pode integrar sua conta no Tiktok Ads. Assim o catálogo com seus produtos será integrado à rede. 

No Instagram, qual a melhor forma de vender mais? 

O Instagram ainda é uma das redes sociais mais importantes para o mundo das vendas. Para termos uma ideia, a plataforma conta com mais de bilhões de usuários ativos. Segundo dados da Opinion Box, destes usuários, 92% utilizam a rede social pelo menos uma vez por dia. 

Com tanta visibilidade, saiba como utilizar o Instagram da melhor forma para impulsionar suas vendas. 

  • Conta comercial: Uma conta comercial no Instagram facilita todo o processo de suas vendas. Assim, você fica sabendo como está sendo o alcance de seus conteúdos, com informações essenciais. Como por exemplo, idade dos usuários que visualizaram, horário e dia. 
  • Explore stories, reels: Muitos usuários visualizam mais os stories ou reels do que as publicações no perfil. Ainda mais que estes são conteúdos mais rápidos e dinâmicos. Pensando nisso, poste conteúdos todos os dias com estas ferramentas. 
  • Interaja com o público: A partir do momento em que conseguir seguidores, faça que eles se sintam importantes. Interaja com eles, crie promoções que aproximem o seu público. 

Uma das redes sociais mais antigas, como aumentar vendas no Facebook? 

Em 2023, foram registrados mais de 100 milhões de usuários ativos no Facebook no Brasil, segundo dados do portal Statista. Esses números mostram que mesmo que a rede social esteja completando 20 anos, ela ainda tem sua relevância. 

Além disso, o Facebook é muito utilizado por pessoas das gerações anteriores. Ou seja, esta é uma oportunidade para atingir públicos diferentes. Dessa forma, veja como impulsionar suas vendas no Facebook. 

  • Não se esqueça de publicar: Após criar a conta de seu comércio, faça publicações constantemente, assim como nas demais redes sociais para impulsionar vendas. Utilize as hashtags relevantes e crie conteúdos que possam chamar a atenção de seus clientes. 
  • Impulsione publicações: Este é um recurso que pode ser utilizado de graça. Após efetuar suas publicações, acesse sua linha do tempo e clique no botão “Impulsionar publicação”
  • Utilize Facebook Lead Ads: Essa ferramenta permite que o vendedor aumente sua base de contatos. Dessa forma, será criado um formulário para que sejam enviadas promoções e informações relevantes para os clientes. 
  • Crie sua loja virtual: Crie sua própria loja dentro do Facebook e fique ativo na sessão de Marketplace da rede social. Para criar, clique na aba “Loja”, informe seus dados e selecione os produtos que deseja mostrar. 

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