Saiba tudo sobre o Chat GPT, o novo queridinho da inteligência artificial
Não é preciso ser um grande aficionado por tecnologia para ter ouvido falar em Chat GPT nos últimos dias. Afinal, o termo se popularizou em todos os meios e vem despertando a curiosidade de muitas pessoas. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo, que vem com muita informação relevante sobre a nova ferramenta digital. Vamos lá?
De acordo com a própria plataforma, em dois meses, mais de 100 milhões de usuários já acessaram o sistema. Isso significa dizer que poucos meses após seu lançamento, o Chat GPT já bateu recorde de visitantes. Com isso, é claro que dúvidas e opiniões contrárias costumam surgir. Afinal, será que o Chat GPT vai substituir o trabalho humano e revolucionar até mesmo o cenário da educação?
Para saber se a tecnologia é boa, é fundamental entender melhor sobre o assunto. A seguir você vai compreender o que é o Chat GPT e tirar as suas próprias conclusões!
Desvendando o Chat GPT
O Chat GPT foi lançado há aproximadamente dois meses e é uma sigla utilizada para Generative Pre-trained Tranformer. O sistema funciona com deep learning, um braço da inteligência artificial que representa um modelo de aprendizagem profunda. Ou seja, com um alto volume de dados sendo processados, o algoritmo utiliza redes neurais para criar uma conversa com o usuário.
Parece coisa de outro mundo, você concorda? A linguagem do Chat GPT se aproxima e muito da humana – é como se, do outro lado da tela, uma pessoa estivesse teclando com você. Mas parece que, de fato, o futuro chegou. A plataforma, que foi desenvolvida pela OpenAI e que até o momento é fornecida de forma totalmente gratuita, tem auxiliado na produtividade em diversas áreas.
Se você ainda não testou o Chat GPT e está curioso para saber como a ferramenta funciona na prática, aqui vai um exemplo. Perguntamos ao robô o que é Chat GPT.
Veja só:
Como se pode ver pelo exemplo acima, o Chat GPT se aproxima ao máximo de uma conversa pessoal, não é? E isso acontece devido aos milhares de exemplos da linguagem humana nos quais o sistema se baseia. Dessa forma, a comunicação se estabelece de forma clara e aprofundada, seja qual for o contexto da conversa. Em geral, o Chat GPT consegue responder a todas as dúvidas, esclarecendo questionamentos desde os mais simples até os mais complexos.
Quem são os gigantes por trás do Chat GPT?
A primeira versão do Chat GPT foi criada em 2018, passando por aprimoramentos nos anos seguintes. Desde 2020, a OpenAI vem desenvolvendo novos modelos de GPT, o que permite gerar respostas cada vez mais precisas para diferentes questionamentos. A ideia é aprimorar a ferramenta de forma segura e responsável, de modo que sua linguagem se assemelhe à humana.
Uma curiosidade: a OpenAI tem foco em pesquisa de inteligência artificial e foi fundada em 2015 por um grupo de empresários e pesquisadores, entre eles o bilionário Elon Musk, Sam Altman, Greg Brockman, Alec Radford e Ilya Sutskever.
Outro fato interessante é que os modelos de GPT utilizam a arquitetura de aprendizado de máquina Transformer, proposta por pesquisadores do Google Brain, incluindo Ashish Vaswani, em 2017.
Como funciona o Chat GPT?
Como já falamos até aqui, o Chat GPT utiliza um modelo de aprendizagem profunda da inteligência artificial. O sistema foi todo desenvolvido pela OpenAI e permite que qualquer pessoa consiga conversar com o robô através de um chat. Na própria ferramenta, basta digitar o que deseja saber no campo de perguntas. Em poucos segundos, o robô formulará uma resposta aprofundada sobre o tema desejado.
O mais incrível é que cada resposta é única, ou seja, não há cópias na internet. É como se você estivesse, de fato, conversando com uma pessoa do outro lado da tela. Por ser baseado na inteligência humana, o algoritmo do Chat GPT é capaz de fornecer respostas bastante conexas e coerentes, deixando de lado as temidas fake news que vem assombrando o mundo digital nos últimos anos.
Para entender melhor, o banco de dados do sistema é baseado em um amplo acervo de livros, artigos acadêmicos e demais conteúdos que permitem a elaboração de respostas concisas sobre todos os temas. Somado a isso, o algoritmo de aprendizagem profunda é capaz de reconhecer as solicitações e gerar textos baseados em seu banco de dados.
Chat GPT integrado ao seu site
Uma funcionalidade que vem chamando a atenção é a possibilidade de integrar o Chat GPT a diversas plataformas. Por meio de sua API (Interface de Programação de Aplicativos) pública, a tecnologia desenvolvida pela OpenAI pode ser integrada a sites próprios.
Claro, isso é possível de acordo com os recursos que estão disponíveis na plataforma de hospedagem e desenvolvimento de sites. A integração da tecnologia com a plataforma desejada pode ser um tanto quanto complexa e, para isso, pode ser necessária a atuação de um desenvolvedor especializado.
Hoje, é possível encontrar essa funcionalidade em landing pages e outros recursos do marketing digital. Existem algumas plataformas de chat que também permitem a integração com o Chat GPT, entre elas o Facebook Messenger e o Telegram, que possuem APIs públicas. Assim, a experiência do usuário é aprimorada, contribuindo para boas taxas de conversão.
Por que o Chat GPT se diferencia de um chatbot tradicional?
Um chatbot tradicional é baseado em regras pré-estabelecidas, o que torna suas respostas um tanto quanto limitadas. Certamente, você já teve uma experiência com chatbot que não foi tão positiva.
Em muitos sites, o atendimento via chat é realizado por um robô como esse e, em algumas situações, as dúvidas e solicitações do cliente não são compreendidas pela tecnologia. Isso impõe barreiras ao atendimento de excelência e faz com que o consumidor precise buscar outros meios de comunicação.
No caso do Chat GPT, que possui um modelo de linguagem muito mais aprofundado, é possível desenvolver um atendimento mais complexo, cada vez mais semelhante ao atendimento humano. Isso é, o robô tem capacidade de solucionar diversas situações e, ainda, possui “bagagem intelectual” para responder milhares de perguntas que possam surgir.
Ou seja, diferente do chatbot que não tem capacidade de responder todas as perguntas do cliente, o GPT se diferencia pela sua flexibilidade, mesmo que o usuário faça perguntas que não foram pré-estabelecidas pelo programador.
Mas então, o Chat GPT pode substituir o trabalho humano?
Como vimos até aqui, o Chat GPT utiliza um modelo de linguagem muito próximo do humano, sendo uma ferramenta poderosa para auxiliar em diversas tarefas. No entanto, embora o robô consiga responder a diversas perguntas, ele não tem capacidade de substituir a inteligência de uma pessoa.
Podemos dizer, assim, que o trabalho humano é fundamental para a construção de materiais precisos, complexos e eficientes. Afinal, o Chat GPT possui limitações em relação ao conhecimento específico em determinados campos. Por isso, a intervenção humana se faz essencial para garantir que os benefícios da tecnologia possam ser aplicados na prática.
Resumindo…
O ideal é que a funcionalidade do robô seja integrada ao trabalho humano, automatizando tarefas rotineiras e liberando tempo para que as pessoas possam se concentrar na produção de tarefas que exigem suas habilidades únicas e criativas.
Novidades para você!
E aí, o que você tem achado do Chat GPT? Para conferir mais novidades sobre o mundo digital, é só continuar acompanhando o blog da Kaizen! 😉