Conheça os Canais do Instagram e suas funcionalidades

A lista de transmissão do Instagram já está liberada para alguns usuários

Se você é um dos 113,5 milhões de usuários brasileiros do Instagram, provavelmente nas últimas semanas recebeu notificações informando que alguns dos perfis que você segue estavam abrindo uma lista de transmissão, certo? Se você ficou sem entender nada, chegou ao lugar certo. Hoje vamos explicar tudo sobre os Canais do Instagram, continue a leitura para descobrir!

canais do instagram
Os Canais do Instagram funcionam como uma lista de transmissão dentro da rede social

Canais do Instagram: de olho na novidade

No último mês, o Instagram anunciou o lançamento dos seus canais de transmissão, uma ferramenta pública de mensagens que permite que uma única pessoa envie mensagens para muitas outras. Especialmente pensado para os criadores de conteúdo, os Canais do Instagram, como são chamados, incentivam o contato direto entre os usuários.

O recurso ainda está em fase de testes e foi liberado apenas para criadores de conteúdo convidados. Porém, de acordo com o comunicado oficial da rede social, em breve será distribuído para mais pessoas. Quem aí já está ansioso? 😛

Como funciona?

Como vimos até aqui, a ideia desse canal é funcionar como uma lista de transmissão, assim aquelas que já existem no WhatsApp e no Telegram. Na prática, o recurso permite que o criador de conteúdo envie mensagens simultâneas para todos os seguidores que optaram por se cadastrar na lista. Dessa forma, fica mais prático e rápido compartilhar mensagens de texto, fotos, vídeos e até mesmo mensagens de voz e enquetes no Instagram.

Se você é criador de conteúdo e recebeu essa mensagem, é possível iniciar a sua lista de transmissão nos Canais do Instagram agora mesmo
Se você é criador de conteúdo e recebeu essa mensagem, é possível iniciar a sua lista de transmissão agora mesmo

Como criar uma lista de transmissão?

É muito simples criar uma lista de transmissão. Claro, o primeiro passo é ter acesso à nova ferramenta, que ainda está sendo distribuída entre os usuários. Depois disso, é só ir até à caixa de entrada do Instagram e iniciar o seu canal. A primeira mensagem é enviada automaticamente, convidando os seguidores a participarem do canal do dono do perfil.

Para entender melhor, foi essa notificação que recebemos em massa nas últimas semanas.

notificação de novas mensagens nos canais do instagram
Notificação enviada para usuários avisando sobre a abertura de um Canal do Instagram
Dica!

Se você é criador de conteúdo e ainda não teve seu acesso liberado às listas, é possível se cadastrar em uma lista de espera. Basta clicar aqui e solicitar acesso antecipado.

Com o canal ativo, os criadores de conteúdo podem incentivar seus seguidores a participarem ativamente da novidade. Isso inclui tanto o uso de um stick “participar do canal” nos Stories ou mesmo fixando um link do canal em sua bio do Instagram. Com esses recursos, os seguidores podem facilmente ingressar no canal.

mensagens dos canais do instagram
As mensagens compartilhadas nas listas de transmissão têm o mesmo visual de uma mensagem padrão na caixa de entrada

Visualmente, eles parecem uma conversa comum na caixa de entrada. Trata-se de uma aba na qual o criador pode compartilhar seus conteúdos diretamente com o público, como uma maneira de mantê-lo cada vez mais próximo. A única diferença entre o canal e uma mensagem tradicional é que nele os demais usuários não têm poder para responder as mensagens.

Quais os destaques do novo recurso?

De acordo com o anúncio oficial, os canais foram desenvolvidos para otimizar a conversa entre criadores de conteúdo e o público. Com a ferramenta, é possível manter o público sempre atualizado sobre suas novidades mais relevantes, seja por meio de texto, fotos, vídeos ou até mesmo mensagens de voz.

Em um futuro próximo, o Instagram já estuda a possibilidade de incrementar a ferramenta com novos recursos. Uma das ideias é permitir a colaboração entre mais de um criador de conteúdo na mesma lista de transmissão. Então, podemos aguardar novidades muito em breve. 😉

Como ingressar em um canal de transmissão?

Se você é usuário e quer participar do canal de transmissão de um criador de conteúdo que você segue, basta seguir os passos abaixo:

1. Acesse o link para o Canal do Instagram (no adesivo compartilhado no Story, no link fixado na bio ou através da notificação enviada quando o criador iniciou seu canal).

2. Clique em “entrar no canal de transmissão” – caso você ainda não siga o criador, será convidado a segui-lo para participar.

3. Após ingressar nos Canais do Instagram, ele aparecerá na sua caixa de entrada, ao lado dos tópicos de mensagens.

4. Agora é possível reagir aos conteúdos recebidos, participar das enquetes e receber novidades em primeira mão. Porém, seguidores não podem enviar mensagens, apenas o dono do canal.

5. Sempre que o proprietário do canal de transmissão compartilhar um conteúdo, os usuários cadastrados receberão uma notificação. Isso pode ser alterado nas configurações da conta de cada usuário.

Adesivo nos Stories que convida para participar dos Canais do Instagram
Para ingressar em um Canal, é possível clicar no adesivo nos Stories do criador de conteúdo, convidando para participar dos Canais do Instagram

Por que utilizar os Canais do Instagram?

Depois de entender um pouco melhor o funcionamento da nova lista de transmissão do Instagram, fica mais fácil compreender a relevância dessa ferramenta para a comunicação. Afinal, a partir dela é possível permanecer próximo do público, enviar aos seguidores novidades e compartilhar informações relevantes. No caso de uma banda musical, por exemplo, fica mais fácil informar sobre turnês e lançamentos de músicas.

Para uma influenciadora digital que possui uma marca própria de maquiagens, a partir dos Canais do Instagram é possível compartilhar dicas, tutoriais e, ainda, informar sobre o lançamento de novos produtos. Até mesmo promoções e condições especiais podem ser divulgadas entre os seguidores cadastrados na lista de transmissão. É uma forma interessante de aprimorar a comunicação e oferecer benefícios ao público participante.

Outra vantagem é para marcas e empresas que fecham parcerias com celebridades. Assim, o criador de conteúdo, seja ele um artista, influencer ou formador de opinião, tem em mãos um método eficiente para sua estratégia de marketing digital. Dessa forma é possível alcançar a audiência e promover os produtos e serviços oferecidos pela empresa contratante.

Claro, vale lembrar que no anúncio feito por Mark Zuckerberg, a possibilidade de usar os canais para os famosos “publis” não foi citada. Mas assim como em outros recursos da plataforma, seja nos posts no feed, reels ou Story, acredita-se que a lista de transmissão também será uma poderosa ferramenta para essa finalidade.

Para ficar por dentro de mais conteúdos interessantes sobre o universo digital, é só continuar acompanhando o blog da Kaizen! Ah, não esqueça de seguir nosso perfil no Instagram! 😉

Compartilhe este post

Preencha o formulário abaixo para receber uma avaliação personalizada do seu negócio.
Formulário Páginas Internas