Saiba tudo sobre o concorrente dos já conhecidos Chat GPT e Bing
Os primeiros quatro meses de 2023 têm sido agitados, pelo menos no que se refere à tecnologia e à inteligência artificial. Depois do boom do Chat GPT (que já falamos em nosso blog, é só clicar aqui para conferir), agora é a vez de conhecer o Bard, a IA do Google que em breve será lançada.
Em fase de testes, o Bard funciona apenas em inglês (no Reino Unido e Estados Unidos) e não está disponível no Brasil. Porém, o Google afirma que a ferramenta será disponibilizada para todos os usuários ainda este ano. Ah, o recurso, que a princípio será gratuito, deve ser integrado ao buscador do Google e a outros serviços da empresa. Será que vem uma concorrência forte para o novo Bing aí?
Como funciona o Bard?
Quem já testou o Bard observou que a ferramenta funciona de forma muito parecida com o Chat GPT. Desde sua interface, que é clean e apresenta apenas o essencial na tela. Por exemplo, ao abrir a página, o usuário encontra um menu lateral com botões para gerenciamento, histórico e suporte. Inclusive, é possível pedir para que a plataforma não armazene seus dados de uso.
Todas as configurações do robô do Google já estão disponíveis em português brasileiro, o que é um bom sinal. Ou seja, muito em breve a ferramenta será, de fato, disponibilizada para o nosso país. Além disso, a interface do usuário apresenta uma área central onde prompts podem ser inseridos, semelhante àquela encontrada no Chat GPT que já conhecemos.
Bard is an experimental conversational AI service, powered by LaMDA. Built using our large language models and drawing on information from the web, it’s a launchpad for curiosity and can help simplify complex topics → https://t.co/fSp531xKy3 pic.twitter.com/JecHXVmt8l
— Google (@Google) February 6, 2023
Mas é claro que existem diferenças entre as ferramentas de inteligência artificial. Uma delas é que o Bard entrega a resposta completa de uma só vez, ao contrário de seu principal concorrente, que vai revelando o texto à medida em que formula a resposta. Outra novidade do robô do Google em relação ao robô da OpenAI é a exibição de rascunhos para cada prompt. Com isso, o usuário pode optar pela abordagem e formatação que melhor atende à sua necessidade.
Google it! Por fim, as respostas do Bard vêm acompanhadas de um botão de pesquisa. Ou seja, é a facilidade de “dar um Google” e entender melhor cada assunto abordado.
Qual a linguagem utilizada?
O Bard é uma tecnologia de inteligência artificial generativa desenvolvida internamente pelo Google e baseada no LaMDA (Language Model for Dialogue Applications ou, em português, Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo). Resumidamente, é uma ferramenta de modelo de linguagem para aplicações de diálogo. Assim como o Chat GPT 3.5, o Bard opera por meio de um processo de treinamento, em que busca amostras de texto e as converte em respostas personalizadas.
Panorama da IA nos dias de hoje
Como podemos observar, a IA está mudando a forma como interagimos com a tecnologia. Além das assistentes virtuais como Siri e Alexa, mecanismos como Bard, Chat GPT e Bing estão transformando o modo como utilizamos a tecnologia no nosso dia a dia.
A ferramenta de busca Bing, da Microsoft, utiliza inteligência artificial para melhorar a precisão dos resultados. Por outro lado, o Chat GPT, desenvolvido pela OpenAI, é uma tecnologia de processamento de linguagem natural que permite aos usuários interagir com um robô de conversação de maneira semelhante a uma conversa humana. Já o Bard, que ainda está em fase de testes, é uma criação do Google e promete reunir funcionalidades das duas tecnologias anteriores e proporcionar uma experiência completa ao usuário.
No entanto, ainda há desafios na evolução da inteligência artificial, como a necessidade de maior precisão e a capacidade de interpretar as nuances da linguagem natural. E esse é um dos principais aspectos que os usuários precisam observar ao utilizar os recursos. Apesar desses desafios, a IA continua a se desenvolver rapidamente, com muitas empresas e organizações adotando-a para melhorar a experiência do usuário e criar soluções personalizadas que atendam às necessidades de seus clientes.
Fique atento aos obstáculos no uso de robôs de inteligência artificial
Embora esses robôs de inteligência artificial possam ser úteis na criação de conteúdo, eles ainda apresentam obstáculos e falhas. Um dos principais problemas é que, mesmo com o aprendizado de máquina avançado, eles ainda não conseguem igualar a capacidade de compreensão e empatia humana. Isso significa que as respostas geradas pelo robô podem ser interpretadas de maneira equivocada ou insensível, especialmente quando se trata de nuances culturais ou entonações que se deseja dar ao texto.
Além disso, como os robôs de IA são programados para responder com base em padrões encontrados em grandes conjuntos de dados, eles podem reproduzir informações falsas, errôneas ou mesmo desatualizadas. Afinal, o sistema é baseado em dados coletados em um período anterior ao uso. Por exemplo, você sabia que o Chat GPT baseia suas respostas em dados coletados até o fim de 2021? Por esse motivo, muitas informações disponibilizadas pela ferramenta podem estar desatualizadas.
Em um teste rápido para comprovar isso, perguntamos ao Chat GPT qual seleção foi a campeã da Copa do Mundo de 2022. E a resposta que obtivemos foi a seguinte: Eu sou uma inteligência artificial treinada até 2021, portanto, não tenho informações sobre eventos que ocorrerão no futuro, como o resultado da Copa do Mundo de 2022. No entanto, você pode acompanhar as notícias sobre a competição e descobrir quem será o vencedor assim que a Copa do Mundo ocorrer. Desculpe por não poder fornecer a resposta precisa que você procura.
O interessante é ficar atento às novidades que surgem e com discernimento e bom senso saber aplicá-las no dia a dia. Aqui no blog da Kaizen, você fica por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia aplicada ao marketing digital.