O que é uma Agência Digital?

Uma agência digital é a fusão entre uma agência de comunicação tradicional, uma produtora e uma empresa de marketing digital, tudo isto surge no contexto onde as mídias digitais surgem com o principal canal de investimento das empresas

Como dominar um mercado que está em constante desenvolvimento?

Esse é o grande desafio das agências digitais. Agências desse tipo se propõem a entender, explorar e criar novas possibilidades de marketing utilizando a internet. Elas surgiram no momento em que as agências tradicionais pararam de suprir as necessidades dos clientes que viam na internet oportunidades para divulgar e até estabelecer seus negócios.

O momento era de renovação, já que o que vinha sendo feito no mercado de marketing até a popularização da internet não oferecia boas soluções para posicionar marcas no novo cenário. O marketing digital começou a se desenvolver quando os profissionais começaram a observar e estudar a viabilidade de promover marcas na internet, através de sites, e-mail, e, mais recentemente, das redes sociais. Assim nasciam as agências digitais.

 agencia digital

O que faz uma agência digital?

Uma agência digital ou agência web tem em seu DNA o serviço digital, e se caracteriza por ser uma empresa especializada em desenvolver estratégias de comunicação e marketing para marcas e negócios locais pela internet. Os profissionais de uma agência são de diferentes áreas do conhecimento, como especialistas em redes sociais, redação, design, gerentes de projetos, especialistas em tecnologia, entre outros.

Entre a variedade de serviços que uma agência digital pode prestar estão a criação de conteúdo de qualidade para alimentar blogs e redes sociais, desenvolvimento de sites e campanhas de anúncios e links patrocinados no Google, por exemplo.

A partir da análise de profissionais qualificados e habituados com o meio digital é possível traçar o melhor planejamento para cada marca, identificando as oportunidades e acompanhando os resultados analisando métricas para entregar os melhores resultados para os clientes.

Os diferentes nichos das agências digitais

As agências digitais se posicionam no mercado em diversos segmentos, destacando-se as seguintes categorias:


Agências Digitais de Performance
Agências Digitais de Relacionamento em Mídias Sociais
Agências Digitais de Branding

O futuro das agências digitais

É impossível imaginar um futuro sem a internet. Com a presença cada vez maior da tecnologia no dia a dia das pessoas, com certeza o marketing digital e as agências digitais irão acompanhar esse crescimento, contando com especialistas ainda mais qualificados e preparados para elaborar estratégias inteligentes para as marcas. Isso não significa que o trabalho das agências tradicionais deixará de existir, mas sim, que haverá um caminho de conciliação entre as duas formas de anunciar, buscando o melhor para o cliente, tanto no ambiente digital como no mundo offline.

 

Tiago Flores Dias
Tiago Flores Dias Sobre o(a) autor(a)
Consultor de Marketing Digital, Growth Hacker e Empreendedor com mais de 18 anos de experiência de mercado, apaixonado por inovação e líder de uma das maiores agências de marketing digital de performance do país.

Siga-me


cadastre-se e receba novidades