Saiba tudo sobre a plataforma de buscas da Microsoft

Que a Microsoft é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo todos sabemos. Agora, será que a sua plataforma de buscas Bing é páreo para o Google? Essa é uma das principais ferramentas da corporação norte-americana e, embora seja menos conhecida do que o Google, trata-se de uma plataforma robusta e capaz de competir com o gigante das buscas.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o Bing e saber o que o torna uma opção viável para usuários e profissionais de marketing.

Home do buscador Bing
Interface moderna e intuitiva do buscador Bing (Foto: Microsoft/Divulgação)

O que é o Bing?

Como sabemos, trata-se da plataforma de buscas da Microsoft. O Bing foi lançado em 2009 como sucessor dos antigos Live Search e MSN Search. Desde então, tornou-se uma alternativa popular ao Google, com uma participação de mercado global de cerca de 3%. Embora isso possa parecer pequeno em comparação com os mais de 90% do Google, o Bing atualmente é utilizado por milhões de pessoas todos os dias.

Prova disso é a mais recente conquista da ferramenta: na primeira semana de março, o Bing bateu a marca de 100 milhões de usuários ativos por dia. É claro, muito disso se deve à popularização do Chat GPT, que foi integrado ao mecanismo de busca da Microsoft. Com essa nova versão, os usuários conseguem utilizar o chatbot para otimizar os resultados das buscas. Ficou curioso? É só acessar o site e testar agora mesmo!

Mas, atenção! Utilizar de maneira aprofundada os novos recursos não será tão simples assim. Para fazer uso, de fato, será necessário se inscrever em uma lista de espera, que já acumula mais de um milhão de pessoas na fila. E aí, vai encarar? 😛

Ao longo deste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a evolução da ferramenta desde o seu lançamento, vai descobrir os principais diferenciais do novo Bing e como ele tem ganhado cada vez mais força no acirrado embate com o Google.

tela de notebook sobre uma mesa
Novo Bing tem recursos de inteligência artificial como o Chat GPT (Foto: Microsoft/Divulgação)

Por que usar o Bing?

Em um universo totalmente dominado pelo Google, você deve estar se perguntando “por que as pessoas utilizariam o Bing“? A verdade é que existem diversas razões para isso, por mais que você duvide. Para comprovar, vamos explicá-las a seguir:

1. Integração com o Windows

O Bing é a plataforma de buscas padrão do Windows, o que significa que muitos usuários já estão familiarizados com ele e o usam por conveniência. Ele também é integrado com outros produtos da Microsoft, como o Office e o Edge, o que pode facilitar a vida de quem usa esses programas.

2. Resultados de busca personalizados

A ferramenta da Microsoft utiliza dados do usuário para personalizar os resultados de busca. Isso significa que, se você realizar uma pesquisa por “restaurantes japoneses em Porto Alegre”, o Bing pode levar em consideração sua localização, histórico de pesquisas e outros fatores para oferecer resultados que tenham mais relevância para o seu estilo de vida e comportamento.

3. Imagens e vídeos

A seção de imagens e vídeos da ferramenta é considerada útil por muitos usuários. Ela permite pesquisar por imagens e vídeos específicos e até mesmo fazer upload de uma imagem para pesquisar imagens semelhantes.

4. Recompensas do Bing

As recompensas do Bing funcionam como um programa de fidelidade para que os usuários de alguns países acumulem pontos por pesquisas e outras atividades realizadas na plataforma. Esses pontos podem ser trocados por produtos e serviços da Microsoft ou cartões-presente e têm a duração de um período pré-determinado para uso.

Como tudo começou?

O Bing foi lançado pela Microsoft em junho de 2009 com o objetivo de competir com o Google, que na época já era líder indiscutível do mercado de buscas na internet. Anterior a ele, a Microsoft tinha um motor de buscas chamado Live Search – sem sucesso. Foi então que veio a decisão de investir em um novo produto, a fim de oferecer uma experiência de busca mais personalizada e intuitiva.

O nome Bing foi escolhido por ser curto, fácil de lembrar e ter um som agradável. Além disso, ele pode ser usado como verbo, como “bing it” (busque isso). Ao ser lançado, surpreendeu por sua interface intuitiva e atraente. Ele também disponibilizava recursos como “Sugestões”, “Explorar Pane” e “Resultados Instantâneos”. Outras características inovadoras para a época eram a busca visual e de compras.

Em especial, seus criadores dizem que o Bing foi projetado para oferecer resultados mais relevantes e precisos do que os de outros mecanismos. Vale lembrar que a Microsoft investiu muito dinheiro em publicidade para promovê-lo e atrair usuários. De lá para cá, muita coisa mudou e eles continuam aprimorando sua tecnologia e recursos. Porém, embora esses avanços sejam recorrentes, o Bing ainda está muito atrás do Google em termos de popularidade.

Como dito anteriormente, o Google é o mais usado no mundo, com mais de 90% de participação de mercado. Enquanto isso, o Bing possui uma parcela inferior a 3%. Sem desistir, a Microsoft continua a investir na ferramenta, tornando-a padrão em vários produtos, como o Windows e o navegador Edge. Além disso, a empresa oferece serviços de publicidade de busca por meio do Microsoft Ads, que permite aos anunciantes alcançarem usuários, assim como ocorre com Google Ads.

Tela de procura do Bing
Tela do chatbot do Bing, o recurso ainda não está disponível para todos os usuários. É necessário fazer um cadastro e entrar para a fila de espera (Foto: Microsoft/Divulgação)

E o novo Bing? Como funciona?

Por estar atenta a todas as transformações de mercado, a Microsoft lançou recentemente uma nova versão do Bing. Totalmente aprimorada, a ferramenta de buscas da Microsoft está integrada a um chatbot inteligente, tal e qual o Chat GPT, da OpenAi. Com o recurso de inteligência artificial, as buscas agora oferecem resultados cada vez mais complexos e contextualizados.

“A inteligência artificial mudará fundamentalmente todas as categorias de software, começando com a maior de todas – a busca”, explicou Satya Nadella, Chairman e CEO da Microsoft no anúncio da nova tecnologia. “Hoje, estamos lançando o Bing e o Edge alimentados por um copiloto e bate-papo baseados em IA, para ajudar as pessoas a obter ainda mais das buscas e da web”, completou.

Conforme explica a Microsoft, a tecnologia foi batizada de Modelo Microsoft Prometheus e é semelhante à utilizada pelo Chat GPT, porém com uma inteligência artificial totalmente personalizada para atender às necessidades de uma ferramenta de pesquisas. Com isso, a empresa norte-americana a considera ainda mais poderosa que a do Chat GPT.

“Desenvolvemos uma maneira proprietária de trabalhar com o modelo OpenAI, que nos permite aproveitar ao máximo seu poder. Chamamos essa coleção de capacidades e técnicas de modelo Prometheus. Esta combinação fornece resultados mais relevantes, atualizados e direcionados, com maior segurança”, acrescenta Satya.

Na prática, funciona assim: ao receber a pergunta do usuário, a inteligência artificial do Bing analisa o conteúdo e, então, busca resultados relevantes. Além de oferecer esses resultados, o Bing resume tudo o que encontrou em uma única resposta. O objetivo é facilitar o uso da ferramenta e oferecer uma resposta clara e objetiva para o internauta, evitando a sobrecarga de informações.

Testamos o novo Bing!

Ao abrir a página de pesquisa do Bing, somos convidados a experimentar suas novas funcionalidades. De cara, ele nos diz a que veio: Faça perguntas reais. Obtenha respostas completas. Muito bem, então que tal testar essa atualização? A própria plataforma sugere uma pergunta e vamos seguir com ela: Eu preciso fazer um jantar para 6 pessoas que são vegetarianas. Você pode sugerir um menu de 3 pratos com uma sobremesa de chocolate? Veja na imagem abaixo:

Testando o Bing
Nova home do Bing, com uma sugestão de teste dos recursos e funcionalidades da ferramenta (Foto: Agência Kaizen)

Ao fazer a pesquisa do menu para um jantar vegetariano, somos apresentados ao novo recurso do Bing. Logo abaixo, assim como de costume, estão os resultados da busca, com uma lista orgânica de sites que, provavelmente, atendem às necessidades do usuário. Porém, o diferencial está na lateral da tela, na qual o chatbot apresenta uma sugestão humanizada de resposta para a pergunta.

Essa resposta é desenvolvida pela inteligência artificial com base em todos os sites que apareceram no resultado da busca. Ela capta as informações mais relevantes e as transforma em uma única resposta. O objetivo, conforme a própria Microsoft revelou, é facilitar a rotina do internauta, além de melhorar a experiência do usuário ao navegar pelo Bing.

Testando o Bing
Página de resultados do Bing, com sugestões de sites e, na lateral, a sugestão enviada pelo chatbot (Foto: Agência Kaizen)
E então, você já usou o Bing ou tem curiosidade em testar a nova ferramenta?

Ao que tudo indica, cada vez mais o buscador estará adaptado para as novas necessidades do internauta, sendo uma alternativa interessante e eficiente para buscas na web.

Para ficar por dentro de mais conteúdos interessantes sobre o universo digital, é só continuar acompanhando o blog da Kaizen! Ah, não esqueça de seguir nosso perfil no Instagram! 😉

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