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Remarketing

O Remarketing tem sido uma das estratégias de marketing digital mais debatidas na atualidade. Não é preciso muito esforço para observar a repercussão que esta ferramenta possui dentro dos grupos de discussão ou mesmo nas Redes Sociais, mas o que pouca gente se da conta ao falar sobre o assunto é :

Como é delicado construir uma estratégia de sucesso de Remarketing!

Imagine-se com o poder de impactar o usuário em todo complexo universo de sua experiência online, enquanto ele entra no facebook, utiliza o google, navega nos grandes portais de conteúdo. Agora não imagine mais, viva isto através do Remarketing!

Vamos partir do básico, o que é o Remarketing?

O Remarketing, também utilizado pelo Yahoo a séculos com o nome de retargeting, consiste em utilizar os cookies(aqueles arquivinhos que são armazenados no navegador do usuário) para identificar quais usuários impactados pelos anúncio efetivamente clicaram nele e não realizaram a ação desejada pelo anunciante. Suponhamos que estamos falando de um e-commerce e de uma campanha de produtos, se o usuário clicar no anúncio do produto(independentemente do canal utilizado) ele será passível de entrar em uma lista de remarketing, podendo receber constantemente, novos impactos através de outros canais.

Será que isto seria algo realmente 100% positivo? Bombardear usuários com o mesmo anúncio aonde quer que estejam, favoreceria a conversão ou aumentaria a rejeição da marca gerando um típico tiro no pé em marketing. Favorecer diálogos saudáveis em torno do interesse do usuário, independentemente do tipo de produto, este é o canal!

O Conteúdo é o objetivo do usuário, não o anúncio
O Remarketing, principalmente no contexto da Rede de Display ou portais de conteúdo esta intrinsicamente ligado a experimentação do usuário. Se eu acessar um site sobre cultura, estilo de vida ou moda o anúncio deve levar em conta o conteúdo para obter um resultado efetivo e não ficar me bombardeando de descontos que só servem para aumentar a minha angustia e rejeição.

A novidade é o Remarketing na Rede de Pesquisa.
Buscou o nome de uma pessoa e logo em seguida buscou por outro tópico, mas mesmo assim, esta vendo anúncios na pesquisa da palavra chave anterior? Bem vindo ao remarketing de pesquisa, apesar de em alguns casos adulterar a essência do buscador, que é de entregar resultados qualificados para o usuários (segundo seus próprios padrões de qualidade) esta novidade veio para ficar e deve depender muito do bom senso dos anunciantes para não resultar em resultados mais negativos do que positivos para o seu posicionamento.

Ele transforma a sua estratégia de canal em uma estratégia global
Não existe dúvida quanto a isto, levando em conta que o gatilho de toda ação de remarketing é o acesso do usuário e não sua mídia de origem, todas as estratégias de remarketing se complementam.

Esqueça do Remarketing por plataforma, porque limitar a sua estratégia a apenas os canais da Rede de Pesquisa e Display do Google, Servidores de Mídias de Portais ou mesmo ao Facebook, se a mesma ação pode ser utilizada para o Remarketing de todos estes ambientes?

Veja bem, o Remarketing é o meio e não o fim. Nem mesmo é o conteúdo, é apenas a forma. Estar em uma lista de Remarketing pode ser o céu ou o inferno para um usuário.

Um exemplo que eu gosto de citar é o trabalho  realizado pela P&G. Sempre que eu busco um produto da P&G em seu site e logo em seguida, acesso o Youtube, não recebo uma comunicação enfadonha sobre o mesmo produto, o que eu recebo é mais comunicação rica sobre a marca, fazendo com que eu viaje no universo P&G sem me sentir entediado.

O anunciantes tem que entender que o Remarketing é feito para continuar diálogos e não encerra-los, devem ficar atentos para a rejeição que este tipo de estratégia pode gerar e buscar um valor positivo na experiência para o usuário, pois com o tempero certo entre objetividade e conteúdo inteligente ele transformará seu investimento em valor de marca e aumento significativo nas vendas.

 



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