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O Google e a Mobilidade, Saiba como é importante preparar o seu site para esta nova realidade

 

 

O Google Anunciou uma série de ferramentas que visam não apenas preparar melhor os sites para mobilidade como também educar o mercado de pequenas empresas com relação a necessidade de estar otimizado para dispositivos móveis. No artigo que eu escrevi no inicio do ano sobre tendências de marketing digital para 2015 e já falava sobre o crescimento expressivo da mobilidade e ao mesmo tempo a falta de preparo por parte das pequenas e médias empresas, quase a maioria com sites não responsivos ou sem versões otimizadas para dispositivos móveis.

Este crescimento nas buscas ja vem sendo percebido há alguns anos conforme a ilustração abaixo:

Gráfico com o volume de buscas advindos de dispositivos móveisGráfico com o volume de buscas advindos de dispositivos móveis

 

Não bastasse o aumento expressivo no volume de buscas móveis justificar o investimento do Google na adequação com a mobilidade, existe também um contexto de inserção de usuários através dos dispositivos móveis que antes não estavam conectados à internet gerando novas possibilidades de alcance para os anunciantes.

O Google percebendo isto começou a organizar os resultados de pesquisa de forma diferenciada para impulsos de procura iguais a partir de dispositivos diferentes, observe os dois exemplos a seguir de pesquisas iguais, uma originada de um iphone e outra de um computador convencional:

Resultado em Pesquisas Móveis para a expressão
Resultado em Pesquisas Móveis para a expressão "carros em porto alegre"

 

Busca pela expressão
Busca pela expressão "carros em porto alegre" no Google a partir de um computador convencional

 

Conforme percebemos o mesmo site que domina o primeiro resultado orgânico ja disponibiliza duas versões, uma móvel e outra convencional, com urls diferentesotimizadas para pesquisa e oferecendo o conteúdo relevante diferenciado para cada dispositivo, sem necessitar fazer com que o Google compreenda qual versão foi preparada para cada dispositivo, ou seja o Google analisa e define através dos seus próprios critérios de relevância.

Como são formados estes critérios de relevância?

Uma boa amostra de como são formados estes critérios de relevância pode ser obtida através do Google Page Speed, a ferramenta de análise de performance do site repare na ilustração abaixo:

Resultado do Google Page Speed para Desktop
Resultado do Google Page Speed para Desktop
Resultado do Google Page Speed para Dispositivos Móves
Resultado do Google Page Speed para Dispositivos Móveis

 

Observem que pelo resultado da pesquisa, existe um checklist e uma pontuação diferente para o mesmo site no que diz respeito aos dispositivos móveis e aos acessos desktop. Nos passando uma clara visão do caminho a ser seguido no que diz respeito a otimização do site para mobilidade.

 

Quer saber se o seu site esta preparado para acessos móveis?

O Google Webmaster tools disponibiliza uma ferramenta para avaliação do seu site para verificar a compatibilidade do seu site com Dispositivos Móveis, acesse o Teste de Compatibilidade Aqui

 



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