CONSULTE UM DOS
NOSSOS ESPECIALISTAS
SEM NENHUM CUSTO

Os Leads são oportunidades comerciais para o seu negócio, o lead é o ponto inicial de todo processo de venda, para se compreender o conceito do lead temos que entender que para todo produto existe a necessidade de haver alguém que o compre. O lead surge como a materialização do conceito de público alvo do produto ou serviço que você oferece.

O Conceito de Lead ficou extremamente conhecido com o surgimento do Marketing de Conteúdo mas ao contrário do que algumas pessoas pensam o conceito de lead é bem anterior a ela ou mesmo ao Marketing de Atração (Inbound Marketing), eles existem desde muito tempo nas estratégias comerciais de prospecção ativa. O Lead é todo aquele cliente em potencial que demonstre qualquer interesse por uma empresa e por algum motivo deixe seu contato, ou seja, ele é uma oportunidade de negócio.

O que é Geração de Leads?

Existem inúmeras formas de se obter leads, chamamos de geração de leads o conjunto de estratégias para captação dos mesmos, podemos dividir a geração de leads em:

Estratégias Ativas ou de OutBound Marketing para Geração de Leads: através de listas de contatos de empresas ou mesmo utilizando BIG DATA se consegue obter dados sobre nomes de empresas para segmentação e prospecção comercial ativa, nestes casos o lead é tipicamente utilizado por empresas de mercado B2B onde dificilmente ele vai procurar por informações do produto ou estar presente nas redes sociais.

Estratégias Passivas ou de Inbound Marketing para Geração de Leads: os leads podem ser gerados através da procura dos usuários por informações como é o caso do Marketing para Rede de Pesquisa, onde seja através dos anúncios ou através da busca orgânica os Leads são gerados na maioria das vezes como leads de topo de funil de vendas.

Leads X Visitantes

As redes sociais são um sucesso e o melhor delas é a facilidade para conseguir leads, por um simples motivo: os perfis possuem identificação e uma boa dose de informações importantes na segmentação. A grande responsável por isso são as gigantes corporações da tecnologia, leia-se Google e Facebook, que em sua feroz competição pela maior fatia de mercado, tem concentrado cada vez mais redes sociais e com isso a integração de dados de seus usuários, o que ajuda muito o marketing digital.

O grande dilema da geração de leads são os websites. Eles são seu outdoor virtual e dependendo de quanto valor sua marca agrega ao mercado, ele pode ter milhões de acessos e te ajudar, e muito, a gerar negócios, ainda mais se ele for atraente, responsivo e com conteúdo relevante. Mas, e se mais do que engordar sua estatística de visitantes, você pudesse contatá-los ao invés de esperar eles te procurarem, você não acha que aumentaria muito seus leads e consequentemente seus negócios? Eu te digo com certeza que sim.

Mesmo que o visitante tenha se encantado com seu website, conhecido o seu produto e encontrado nele a solução para suas necessidades, ainda existe uma lacuna entre a escolha e o efetivo ato da compra. Uma lacuna que pode fazer ele desistir e que você pode preencher procurando por ele primeiro. O ser humano é movido por estímulos e muitas vezes tudo o que falta para fechar a venda é um incentivo.

Nesse momento a palavra-chave é interação.

Crie ferramentas dentro do seu website para induzir seu cliente a deixar seus dados, especialmente o e mail.

Nesse caso, uma das melhores formas de se captar um lead, são as landing pages, com botões de ação atraentes que estimule seus visitantes a acessá-la em troca de alguma oferta. Pop ups convidando a assinar sua newsletter também podem ser uma boa opção.

O que é Nutrição de Leads?

Os leads possuem sempre um grau de qualificação e um momento de conversão na jornada de descoberta, a nutrição de leads é o processo através do qual alimentamos o lead com mensagens visando melhorar a compreensão dele sobre o produto e despertar nele a consciência quanto a necessidade e solução da proposta do produto, já como fazer isso é assunto para outro artigo.

Todo lead será um cliente?

Não necessariamente. Transformar um visitante em lead é um passo importante, mas o que vai convertê-los em clientes é o relacionamento que sua empresa vai manter com ele.

De nada adianta sua empresa ter uma estratégia de marketing incrível, que capte milhares de leads e forneça conteúdo adequado para nutri-los se a sua equipe de vendas não estiver alinhada a esse planejamento e o seu produto não corresponder às expectativas.

É preciso entregar o que foi prometido e trabalhar dentro das suas possibilidades reais.

 

 



cadastre-se e receba novidades