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A Taxa de Rejeição nos mostra a parcela de usuários que visitaram uma única página e a “abandonaram”. Veremos ao longo deste artigo que uma Taxa de Rejeição alta pode ser extremamente valiosa para o site.

Supondo que você está usando o Google Analytics, no guia Comportamento e em Visão Geral, podemos ver a percentagem do Bounce Rate (Taxa de Rejeição) do site.

Google Analytics Taxa de Rejeição
Taxa de Rejeição

 

O que a taxa nos induz a pensar é que estes números mostram o nível de engajamento dos usuários  e o consumo do conteúdo apresentado a eles na página de destino, porém, o que acontece na prática é bem diferente.

Basicamente o que este número mostra é a taxa de pessoas que não realizaram nenhuma ação posterior ao entrar no site. Ou seja, caso você consuma este artigo por 30 minutos e feche o site, será contabilizado um ponto a mais para a Taxa de Rejeição. O Google é guiado por scripts e códigos, saber a real intenção de quem está consumindo o conteúdo e entender se está de fato sendo relevante ou não para ele, são fatores para serem analisados mais profundamente. Antes de falarmos sobre a solução para o seu Bounce Rate, vamos analisar mais afundo sobre esta métrica. Suponhamos que o usuário:

  • Chega até sua página,

  • Gosta do seu produto,

  • Olha o número de telefone,

  • Realiza a ligação e fecha a página.

Você tem um novo cliente em potencial, uma nova venda, porém, o script do GA (Google Analytics) não faz ideia da relevância da página pro usuário e muito menos do usuário para a página, mas como dito anteriormente, o Google segue Scripts, e o que as nossas linhas de código dizem? “Se o usuário não interagir com outras páginas e fechar esta, contamos como uma rejeição”. E lá se vai a Taxa de Rejeição sendo aumentada indevidamente.

Outro fato que podemos analisar é o seguinte:

  • Você envia um E-mail Marketing,

  • O usuário clica e cai na sua página,

  • Gosta do produto e quer realizar a compra,

  • No ato da compra, o usuário é jogado para fora do site para concluir o pagamento (com paypal ou pagseguro, por exemplo). Neste caso temos um usuário relevante, satisfeito e feliz, porém, BINGO! O Bounce Rate ganha novamente.

A Solução de Como Diminuir a Taxa de Rejeição: Acompanhando Ajustado

 

Existem inúmeras formas de otimizarmos o nosso Script do GA para obtermos diferentes números e dados no painel, inclusive mais robustas que a mostrada abaixo (apresentarei em novos artigos sobre o assunto), mas como a intenção deste conteúdo é mostrar de uma forma simples e rápida como melhorar os números, esta métrica serve perfeitamente!

O Google nos da a liberdade de adicionarmos funções diferentes para alterarmos a forma de ação do nosso Script do GA conforme nossas necessidades e objetivos de obtenção de dados. Como foi apresentado pelo Blog do Google Analytics, pode-se inserir um tempo “x” para definir se o usuário está ou não engajado com a página de destino apresentada. Sendo assim, as validações de futuros cliques e navegações dentro do site são descartadas e passa a ser valido o tempo mínimo que o usuário deve permanecer na página para não ser considerado um “Bounce”.

 No código, devem ser feitas poucas alterações, apenas uma inserção de linha é necessária:

<script type="text/javascript">
 var _gaq = _gaq || [];
 _gaq.push(['_setAccount', 'UA-XXXXXXX-1']);
 _gaq.push(['_trackPageview']);
setTimeout("_gaq.push(['_trackEvent', '15_seconds', 'read'])",15000);  // --additional line
 (function() {
 var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true;
 ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js';
 var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s);
 })();
</script>

Onde UA-XXXXXXXX-1 é sua ID de Acompanhamento e na linha em negrito deve-se ser alterado o valor em segundos que considere de fato um tempo válido para um usuário engajado, podendo por exemplo, alterar para 15 segundos:

setTimeout("_gaq.push(['_trackEvent', '15_seconds', 'read'])",15000);

 

Se você está usando a versão padrão do GA, sua Taxa de Rejeição são apenas usuários que não foram adiante em sua página, isto é apenas uma métrica, não significa uma boa ou má noticia. Na próxima vez que fores analisar o Bounce Rate, pense no seu objetivo com este número e a sua forma de interação entre o usuário, o site e o objetivo do script.

Quer debater um pouco sobre Bouce Rate? Diga-nos o que você acha desta métrica e como você implementa o código no seu negócio!

 

 



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